Veja aqui o passo a passo para migrar o seu negócio de offline para online: Tudo que você precisa saber sobre a transformação digital!
Empresas que fecharam durante a Pandemia
A crise econômica causada pela Covid-19 atingiu fortemente a maioria dos empreendedores, forçando alguns a desistir de sua empresa, demitir funcionários ou recorrer à medidas extremas.
O isolamento social não, necessariamente, causa a diminuição do consumo. Ele é causador, na verdade, da modificação na forma de consumir: O que antes era solicitado nas ruas, hoje tem o pedido feito em casa, e isso serve para os mais variados tipos de empresa.
Se antes víamos filmes no cinema, hoje vemos filmes em casa. Se antes saíamos para comer, hoje pedimos comida em casa. Os eventos, como aniversários, são comemorados de forma virtual. Essa é a verdadeira transformação digital na prática.
A grande questão é: Como algumas empresas não só cresceram, mas também lucraram com a pandemia?
Empresas que cresceram na pandemia
Uma pesquisa da Época, demonstrou que em 2020, em meio à crise mundial, as seguintes companhias aumentaram seu valor:
- Amazon
A pandemia fez as compras online aumentarem o lucro da Amazon.
- Microsoft
O trabalho remoto, bastante utilizado durante a pandemia, aumentou em mais de 15% o crescimento da Microsoft em 2020.
- Apple
Os lucros da Apple tiveram um crescimento de 29% durante a pandemia causada pela Covid-19.
- Tesla
A Tesla disparou durante a pandemia e seu CEO, Elon Musk, atingiu a posição de homem mais rico do mundo em plena crise mundial, com um patrimônio avaliado em $200 Bilhões de dólares.
- Tencent
O mercado de games também teve um aumento desenfreado durante a pandemia e proporcionou bastante lucro às empresas do setor.
Lembrando que o Facebook detém o controle empresarial do Instagram, Whatsapp e Messenger.
- Nvidia
No mercado de GPUs discretas, a empresa Nvidia atingiu novas posições de liderança em meio à crise. “Coincidentemente”, as GPUs são fundamentais para o bom funcionamento de um jogo de computador.
- Alphabet
Aphabet é a dona do Google e no final de 2020 a empresa bateu recorde de receita no ano.
Esses são só alguns exemplos de empresas multimilionárias que faturaram muito, ainda que diante da crise. Mas com certeza você conhece uma micro ou pequena empresa local que se superou nas vendas de 2020.
Indo além, existem também atividades que surgiram durante a pandemia. Na tentativa de fazer renda extra, muitas pessoas criaram verdadeiros empreendimentos e hoje não pensam em voltar para a CLT.
Uma pergunta que devemos nos fazer diante desse cenário é: o que as empresas que tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia tem em comum?
A resposta é bastante simples: necessidade e/ou facilidade, somadas à transformação digital.
Você pode estar pensando “Mas games não são uma necessidade e a Tencent cresceu“. O nosso erro muitas vezes é achar que as necessidades de todos os seres humanos são iguais.
Existem as necessidades básicas, as necessidades comuns e as necessidades particulares. Necessidades básicas são aquelas que atendem todos os seres, por exemplo o alimento. Necessidades comuns atingem grande parte da população, mas nem todos as consideram essenciais. E, por fim, necessidades particulares são excepcionais, inerentes à uma característica comum de um grupo específico de pessoas.
O que é necessidade para alguns, para outros pode ser apenas um supérfluo, no entanto, as empresas que faturaram durante a pandemia identificaram uma necessidade (seja básica ou não) e atenderam essa demanda.
Um exemplo muito simples disso é a venda de máscaras. O uso de máscaras se tornou obrigatório durante a pandemia e a demanda aumentou consideravelmente.
Outras necessidades menos óbvias foram atendidas: entretenimento através das redes sociais, a adequação de ferramentas de vídeo para aproximação de famílias ou videoaulas, a venda de cursos online dos mais variados nichos, entre outros.
Essas necessidades menos óbvias se unem à facilidade: ter uma comida de forma rápida sem sair de casa, acesso à programas de TV de forma barata, shows musicais ao vivo e gratuitos, compras online…
Dicas para empresas sobreviverem à pandemia através da transformação digital
Como podemos observar, resolver o problema de alguém ou facilitar sua vida são os principais caminhos para uma empresa não passar sufoco com a crise econômica.
Todas as empresas que cresceram durante a pandemia são, direta ou indiretamente, ligadas ao setor tecnológico. Ainda que a empresa não forneça um produto digital, sua forma de marketing ou o acesso a tal empresa é realizado através da internet. Ou seja, passaram pela transformação digital e se adequaram a essa nova realidade.
Todas as informações apresentadas até agora mostram que existem três características essenciais para uma empresa sobreviver à pandemia (e até lucrar em tempos de crise), são elas:
- Atender uma necessidade ou facilitar a vida do consumidor;
- Controle financeiro; e
- Adequação ao digital.
Caso a sua maior dificuldade seja encontrar um nicho e descobrir quais necessidades você vai conseguir atender com a sua empresa ou futura empresa, o melhor a se fazer é uma análise de mercado eficiente.
Se você não sabe por onde começar a organizar as finanças da sua empresa durante a crise, sugiro que leia os seguintes artigos:
4 tipos de aplicativos que você deve excluir se precisa economizar dinheiro
Como organizar as finanças da empresa: 4 formas de administrar o dinheiro de uma empresa
Redução de custos nas empresas – Dicas práticas para economizar
Como fazer uma transformação digital na sua empresa: PASSO A PASSO
Neste post, nós iremos tratar especificamente da transformação digital. A seguir você vai descobrir o passo a passo para sua empresa se adequar ao mundo digital, do básico ao avançado, independente dos seus produtos/serviços serem físicos.
1. Criar redes sociais
Antes de sair criando uma conta em todas as redes sociais, é essencial que você conheça o seu público e potencial cliente. A rede social ideal para o seu negócio depende de em qual rede seu público está.
Se o seu público envolve grandes empresas, cooperativas e afins, sua rede social ideal pode ser o Linkedin. Por outro lado, se você atende pessoas físicas , dos 18 aos 25 anos, seu público ideal pode estar no Instagram.
Se você é um prestador de serviços e fornece seu trabalho para um público mais segmentado, como limpeza de piscinas, a rede social ideal para divulgação de seus serviços pode ser o Facebook.
Se você é afiliado de determinado produto e recebe comissões por vendas realizadas, uma boa forma de divulgação pode ser o Youtube.
Em qual rede social sua empresa deve investir?
Como já exposto, a melhor rede social para o seu negócio é aquela em que o seu cliente ideal está presente.
Como saber a rede social usada pelo seu público? Basicamente, fazendo uma análise de mercado. Você pode fazer isso das mais diferentes formas, mas a melhor delas é analisando empresas do mesmo ramo que a sua.
Separe 3 empreendimentos parecidos com o seu e que sejam bem-sucedidos, depois observe em quais redes eles mais investem.
Atualmente, a única rede social que podemos considerar obrigatória para qualquer tipo de empreendimento é o Instagram, afinal, o número de usuários dele cresce desenfreadamente no Brasil e as pessoas passam horas navegando na rede.
2. Criar uma página no Facebook
Se você tiver uma conta no Instagram, certifique-se de que é uma conta comercial. Toda conta comercial vai precisar fazer a conexão com uma página do Facebook em determinado momento, seja para criar uma loja no Instagram, seja para realizar anúncios pagos.
LEIA TAMBÉM: As 21 melhores dicas de marketing do Instagram para 2021
Por mais que o Facebook não seja sua rede principal, criar uma página nele para o seu empreendimento é uma questão de necessidade. Ela será utilizada nas mais diferentes ações e o Instagram exige essa conexão para quase tudo dentro da plataforma, inclusive para agendar postagens.
3. Mostre ao público como comprar seu produto ou contratar seus serviços
Esse é um item importante que MUITAS empresas se esquecem: mostrar aos potenciais clientes como comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
Já entrou no Instagram de uma loja que gostou muito e ficou na dúvida sobre como entrar em contato para comprar o produto? Pois bem, isso não pode acontecer com a sua empresa!
Seja qual for a rede social escolhida para divulgar seu negócio, certifique-se de constar nela todas as informações essenciais da empresa. Para facilitar o processo, você pode responder questões básicas, como:
- O que sua empresa vende? Ou qual serviço sua empresa presta?
- Onde sua empresa está localizada?
- Quais são as formas de pagamento?
- Sua empresa entrega mercadoria ou presta serviços em todo o país?
- Como o cliente compra o produto ou contrata o serviço da sua empresa?
Dessa forma, fica mais fácil para o público se situar sobre o funcionamento da empresa e, consequentemente, se tornar seu cliente.
Trazendo essas informações para o contexto do Instagram, por exemplo, a sua empresa poderia fornecer essas informações de duas formas: Na Biografia e nos Destaques.
O que colocar na Bio do Instagram?
A Bio do Instagram deve conter os elementos essenciais que você deseja que o público saiba sobre a empresa. Inclusive, as perguntas acima podem ser usadas para preencher sua Biografia.
Vamos supor que sua empresa seja uma loja de roupas femininas chamada “Rosa”. Ao invés de colocar uma Biografia genérica, você pode facilitar a vida do potencial cliente, com um modelo de Bio assim:
VEJA TAMBÉM: COMO COLOCAR LINK DO WHATSAPP NA BIO DO INSTAGRAM
Como utilizar os destaques do Instagram?
Se achar que a Bio não tem espaço suficiente para colocar as informações do seu empreendimento, utilize os Destaques do Instagram para complementar os dados importantes.
Os Destaques funcionam como um complemento do seu perfil e nele você pode deixar salvo um Story que durou 24 horas. Veja:
Por exemplo, se o seu empreendimento for físico e local, não realizar entregas ou fazer atendimentos em outras cidades, você pode colocar os horários de funcionamento nos Destaques.
Inclusive, você pode separar destaques específicos para cada informação, como:
- Entregas (neste destaque, coloque como funcionam as estregas, se existe taxa de entrega, informações de frete, etc)
- Pagamentos (coloque quais as formas e condições de pagamento disponíveis, exemplo: dividimos em até 4x sem juros no cartão de crédito)
- Localização (aproveite esse destaque para colocar um vídeo rápido ensinando como chegar na seu estabelecimento, uma foto indicando o ponto de referência ou o próprio endereço por escrito)
- Dúvidas (veja as dúvidas mais frequentes da sua audiência e separe um destaque só para respondê-las)
- Horário de Funcionamento (você também pode separar um destaque apenas para informar os horários de atendimento ao público)
Toda informação é importante, muitas pessoas deixam de comprar um produto ou contratar um serviço por falta de informação.
4. Invista em ferramentas tecnológicas gratuitas
Outro passo ideal para facilitar a vida do seu cliente ao comprar seu produto ou contratar o seu serviço, envolve as ferramentas adequadas para compras.
Para descobrir qual a ferramenta de compra que você utiliza hoje, pergunte-se “Por onde meu cliente compra meu produto/contrata meu serviço?”. A resposta será seu mecanismo de compra.
As ferramentas de compra mais comuns são:
- Direct do Instagram
- Site próprio
- Aplicativos/Sites de terceiros (exemplos: Mercado Livre, Amazon, iFood, Hotmart)
Como usar o Whatsapp para vender mais
O maior segredo das vendas pelo Whatsapp é a rapidez. O cliente que te chama para efetuar a compra via Whatsapp geralmente tem urgência.
Não pense que demorar a responder gera no cliente uma sensação de que você tem muitos clientes ou é ocupado. Pelo contrário, a demora a responder gera um sentimento de descaso com o consumidor.
Se você não esta dando conta de responder o grande número de mensagens no Whatsapp da sua empresa, significa que é hora de investir em algum meio automático de vendas (um site, por exemplo).
Se você quer dicas valiosas sobre vendas pelo Whatsapp, acesse o artigo COMO VENDER MAIS PELO WHATSAPP, lá você vai encontrar o passo a passo para transformar seu Whatsapp em uma verdadeira máquina de vendas.
Como usar o Instagram para vender produtos
Vender, nesse sentido, significa receber o pagamento. As dicas sobre usar o Instagram no marketing da empresa estão no item 7.
O Instagram possui 2 formas para o usuário efetuar uma venda: manual ou automática.
A venda manual ocorre pelo famoso direct do Instagram. Esse chat permite que você responda um possível cliente e interaja com ele de forma que a venda se concretize através da conversa de vocês.
Um aviso importante: Não coloque “Preço inbox” ou “Valor por direct” nas suas publicações do Instagram. Esse ato É considerado propaganda enganosa por omissão, segundo o Código de Defesa do Consumidor.[
LEIA AINDA: “VALOR INBOX” É CRIME? Pela lei, devo expor o preço dos produtos no Instagram?
Por outro lado, existe uma forma automática de vender no Instagram, através da própria loja na plataforma digital.
Você já notou que existem perfis com um botão de compra no Instagram? Assim:
No próprio Instagram existe a opção de criar sua própria loja, cadastrar os produtos e realizar automaticamente as vendas, facilitando a vida do consumidor e do lojista.
Vendas por e-commerce como forma de transformação digital
Ter seu próprio site para vendas também é uma ótima opção de transformação digital, e atualmente já existem inúmeros programadores de sites que trabalham exclusivamente com lojas online.
Existem serviços de hospedagem que fazem toda a parte envolvendo o funcionamento do site, como temas, estrutura, domínio, formulário, servidor, deixando o lojista apenas com a responsabilidade do layout da loja: colocar as fotos dos produtos, por exemplo.
As vendas via site são ideais para quem possui um grande volume de pedidos.
Vendas por aplicativos ou sites de terceiros
Com certeza você já se perguntou como as pessoas conseguem vender sem, necessariamente, ter uma loja física ou sequer aparecer nas redes sociais.
Existem diversas plataformas na internet que atuam como intermediadoras entre fornecedor e consumidor, é o exemplo do Mercado Livre, Amazon, Hotmart, iFood e muitos outros.
O que vai definir a melhor plataforma para se utilizar será o produto/serviço vendido pela sua empresa.
Se o produto for alimentação, as principais plataformas de delivery online são: iFood, Uber Eats e Rappi.
Por outro lado, se você vende produtos digitais, poderá cadastrá-los (ou afiliar-se a eles) pela Hotmart, Monetizze e Eduzz, por exemplo.
O Mercado Livre e Amazon são plataformas ideais para quem fornece os mais diferentes tipo de produtos físicos, de eletrodomésticos a livros.
Conhecer essas ferramentas são importantíssimas no processo de transformação digital de uma empresa, já que elas garantem que essa transformação se concretize.
Ferramentas para vendas online usadas na transformação digital
Agora que você já conhece as principais ferramentas para vender online, basta definir qual é a melhor para fornecer o seu produto ou serviço.
Das ferramentas mencionadas acima, algumas são 100% gratuitas, como Instagram e Whatsapp, enquanto outras possuem a chamada tarifas de serviço, que podem ser um valor fixo mensal ou incidir apenas sobre as vendas realizadas.
Na Hotmart, por exemplo, você arca com a tarifa de serviços apenas se realizar a venda do infoproduto.
5. Formas de pagamento mais utilizadas
Para haver uma verdadeira transformação digital na empresa, é praticamente obrigatório que o seu empreendimento possua diversas formas de pagamento.
Inclusive, essa é uma iniciativa crucial para a sua empresa sobreviver à pandemia. Parece algo simples, mas ainda existem muitas empresas que não possuem pagamento online.
Em tempos de Covid-19, o contato está cada vez mais perigoso e as pessoas zelam pela ausência de contato físico, principalmente com desconhecidos. E isso envolve tanto atos de afeto, como abraços, até discar a senha em uma máquina de cartão de crédito.
O importante nesse ponto é dar opções para o cliente. O empresário pode achar desnecessário ter uma opção de pagamento online, mas o cliente pode estar utilizando isso como parâmetro para escolher onde comprar, afinal, a facilidade de comprar online é infinitamente maior.
É fundamental incluir formas de pagamento online no seu empreendimento. As mais seguras e conhecidas são:
- Pix; e
- Picpay
Como funciona o Pix?
Resumidamente, o Pix é uma forma de enviar dinheiro de uma conta bancária para outra. Diferente da transferência comum (TED), o Pix funciona 24h por dia durante os 7 dias da semana.
Sendo assim, é perfeitamente possível transferir dinheiro ou pagar alguém pelo Pix às 20:00 de um domingo, por exemplo, e o dinheiro cair instantaneamente na sua conta, além de não possuir taxas ou tarifas.
O dinheiro cai na conta do recebedor em questão de segundos e você pode receber através de chaves cadastradas. Cada pessoa física pode optar por possuir até 5 chaves, enquanto pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.
É muito interessante manter esse sistema de pagamento no seu empreendimento: O cliente pode pagar pessoalmente, por meio da leitura de um QR CODE, ou online, através de uma transferência que cairá na mesma hora na conta da empresa.
O Picpay é seguro? Como funciona?
O Picpay funciona como um sistema de pagamento e transações bancárias, mas seu grande diferencial é que ele substitui uma máquina de cartão de crédito. É uma ferramenta, praticamente, obrigatória para quem possui um empreendimento passando por uma transformação digital.
Para o seu cliente pagar pelo Picpay, será necessário que tanto você quanto ele possuam uma conta no aplicativo.
Ao se cadastrar, o usuário pode registrar seus cartões de crédito e débito ou depositar dinheiro na conta. Para pagar alguém, o usuário seleciona o contato daquela pessoa e escolhe a forma de pagamento.
Um fato interessante sobre o Picpay é que quem arca com as taxas das parcelas, no caso de pagar parcelado pelo cartão de crédito, é o próprio pagante. Ainda que o cliente parcele a compra, o dinheiro é depositado antecipadamente na conta do recebedor. Além disso, quem escolhe o número de parcelas é o cliente.
6. Tenha ferramentas de gestão para empresas
Muitos empresários se viram abalados pela crise econômica causada pela Covid-19, mas aqueles que tinham uma reserva de emergência e se preparam para o pior estavam um passo a frente.
Se você é um dos empresários que não se preparam financeiramente, vai ficar contente em saber que não é tarde demais para isso. Existem várias ferramentas gratuitas de gestão empresarial e financeira.
Essas ferramentas são importantes não só para a organização financeira e a gestão interna de uma empresa, mas também fazem parte da adequação ao meio digital, sendo uma parte essencial do processo de transformação digital, são alguns exemplos:
- Google “Meu Negócio”
- Trello
- Workspace Google
- Planilha de Gestão Empresarial
Cadastro no “Google Meu Negócio”
É essencial que sua empresa apareça no Google quando alguém pesquisar por algo relacionado ao seu nicho.
O responsável pelas informações importantes (como nome, contato, endereço, horário de funcionamento, etc) que aparecem no Google, quando procuramos o nome de uma empresa, é o Google Meu Negócio.
Outra vantagem desse cadastro, é que o próprio Google sugere sua empresa em pesquisas relacionadas. Por exemplo: se você tiver uma padaria na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e alguém pesquisar por “padarias no Rio de Janeiro”, as informações de contato da sua empresa aparecerão.
Isso faz total diferença nos negócios e demonstra profissionalismo. Lembre-se de manter seu cadastro sempre atualizado na plataforma.
O que é o Trello e como ele funciona?
O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos e pode funcionar como um organizador dos mais diferentes setores da sua empresa. Nele você consegue cadastrar equipes, check-lists, fazer comentários, anexar arquivos, criar processos, etc.
LEIA AINDA: Como usar o Trello – Passo a passo
Workspace Google: O que é?
Workspace Google é, basicamente, a área de trabalho disponibilizada pelo Google, com salvamento em nuvem. Em outras palavras, é um local no qual você consegue editar os mais diferentes formatos de arquivos com salvamento instantâneo.
Houve uma época em que as pessoas editavam documentos pelo Word no computador e a cada alteração, o usuário deveria salvar novamente o arquivo atualizado. Inclusive, até pouco tempo muitas pessoas ficavam preocupadas com o espaço de armazenamento do seu celular, por conta de memória cheia.
O espaço de trabalho do Google acabou com todos esses problemas: nele você consegue editar um arquivo e, ainda que seu computador estragar ou acabar a energia no momento da edição, o documento está salvo na nuvem.
Esses documentos podem ser editados através do Google Drive, que disponibiliza as seguintes ferramentas:
- Documentos Google (que funciona de forma parecida com o Word)
- Planilhas Google (se assemelha ao Excel)
- Apresentações Google (parecido com o PowerPoint)
- Formulários Google, e mais.
No próprio Drive, é possível criar pastas diferentes para salvar seus arquivos, o que não impede que você também os salve no seu computador, caso queira.
Além do Google Drive, o Workspace Google possui as seguintes funções:
- Gmail (E-mail do Google)
- Agenda (Organização da sua agenda)
- Fotos (Fotos salvas na nuvem)
- Duo (usado para Videochamadas)
Todo usuário que possui uma conta no Gmail já tem acesso às funções do Google.
Planilha de Gestão Empresarial
Se você já iniciou seus trabalhos, na internet ou fora dela, é essencial ter consciência empresarial. Isso significa que você deve começar a enxergar seu negócio como empresa, ainda que não possua CNPJ.
Esse processo envolve organização financeira e gestão empresarial.
A organização financeira tem como objetivo principal separar de uma vez por todas a pessoa física da pessoa jurídica. Diferenciar as finanças pessoais das finanças profissionais será crucial para o seu empreendimento. Sem organização financeira nenhuma empresa sobrevive, ou sobrevive por pouco tempo.
A gestão, por sua vez, deve ser estratégica. Ela envolve tanto a gestão financeira, como a organizacional (de pessoal).
Para a gestão financeira e organizacional, é recomendável que a empresa trabalhe com planilhas automáticas, envolvendo receitas, despesas, lucro, rotatividade de pessoal, cadastro de clientes, etc.
Eu já tentei realizar a gestão da minha empresa através de planilhas gratuitas, aplicativos ou sites com assinatura mensal. Mas o melhor investimento que eu fiz foi em uma planilha especializada que me permite acompanhar cada detalhe da empresa.
A ferramenta que eu sempre indico (e uso na minha empresa) é a Planilha de Gestão Empresarial da Onside Corporation, que me permite fazer a gestão de pessoas/funcionários, clientes e finanças, nela você pode:
- Cadastrar as entradas e saídas;
- Definir metas;
- Acompanhar o estoque;
- Lançamento diário, mensal e anual;
- Cadastrar clientes, produtos, vendedores, formas de captação de clientes, etc;
- Acompanhar relatório de orçado versus realizado, valores em aberto, valores pagos, fluxo de caixa diário, inventário de estoque, volume de vendas, vendas por região, status de negociações de vendas e muito mais;
- Gráficos gerados automaticamente para você analisar e tirar diversas conclusões de forma simples e rápida;
- Relatório configurado para Impressão a 1 Clique, caso precise.
Foi a planilha mais completa que eu encontrei nesse sentido. Manter sua empresa organizada desde o início te ajudará a acompanhar a evolução dela e acelerar esse processo!
CONHEÇA A PLANILHA EMPRESARIAL
7. Invista em marketing digital
Escolhida a rede social principal do seu negócio, é hora de estudar e aplicar técnicas de marketing e divulgação. Esse é o último passo, porém um dos mais importantes, para a transformação digital de uma empresa.
Primeiramente, sua empresa precisa ser notada e atrair mais pessoas, afinal seguidores podem se tornar clientes. Pensando nisso, é essencial que você comece a produzir conteúdo com constância.
Se você optou por ter uma conta no Instagram por exemplo, dedique-se a aparecer nos Stories todos os dias, postar conteúdo de valor no feed e conhecer as demandas do seu público.
Onde encontrar ideias de conteúdo?
No início, é difícil saber exatamente qual conteúdo postar, por isso algumas ferramentas podem te ajudar, as principais são:
- Pesquisa de palavras-chave do Google
- Pesquisas relacionadas do Google
- Answer the Public
- Ubersuggest
- Google Trends
- Story do Instagram
Se a sua empresa encontra-se em processo de transformação digital, os itens acima irão te ajudar a descobrir as dúvidas frequentes do seu público.
A pesquisa de palavras-chave do Google é realizada por meio de uma ferramenta chamada Planejador de Palavras-chave do Google Ads, que mostra o volume de buscas de uma palavra ou expressão no Google.
Já as pesquisas relacionadas do Google são aquelas sugestões que o próprio Google fornece quando se pesquisa algo. Aquelas alternativas são os assuntos mais pesquisados pelos usuários.
O site Answer the Public é famoso quando o assunto é criação de conteúdo: Nele você descobre todas as pesquisas feitas a partir de uma única palavra e assim ter muitas ideias do que postar nas suas redes sociais.
Outra ferramenta parecida com o site acima é o Uberssugest, porém nele você consegue consultar a quantidade de buscar daquela palavra e, até mesmo, quais os artigos mais vistos sobre o assunto.
O Google Trends atua da mesma forma, porém além de tudo isso ele também mostra os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo naquele momento.
E, por fim, o story do Instagram se enquadra como uma das melhores ferramentas de ideia de conteúdo, já que não existe ninguém melhor para te dar ideias que o seu próprio público; Abra uma caixinha de perguntas e pergunte o que o seu público deseja ver no seu perfil.
A transformação digital é um processo necessário para toda empresa que realmente deseja crescer. O avanço tecnológico já uma realidade e os empreendedores devem se adequar às novas perspectivas empresariais se desejarem sair da crise e criar uma empresa sólida.
Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. - Bill Gates
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