ANÁLISE DE MERCADO: O que é e como fazer corretamente – Passo a passo

análise de mercado

Neste post, você vai encontrar o passo a passo para fazer uma análise de mercado completa e eficiente, analisando seus concorrentes, fornecedores e clientes.

O QUE É ANÁLISE DE MERCADO?

A análise de mercado consiste na reunião de informações a respeito de determinado nicho, para determinar a viabilidade do empreendimento que pretende tê-lo como base.

A análise de mercado geralmente é feita quando uma pessoa deseja abrir uma empresa e começa fazendo a verificação de dados reais para saber se o seus produtos e/ou serviços realmente serão lucrativos.

Na análise de mercado não serão analisadas apenas a oferta e a demanda, existe uma avaliação e a coleta de informações bastante específicas sobre a concorrência, os fornecedores e os clientes (ou possíveis clientes), que farão total diferença no resultado final.

Você pode encontrar o termo “potencial de mercado“, que não se confunde com a análise de mercado. Afinal, esta última é a forma utilizada para descobrir se existe potencial no mercado analisado.

Geralmente, a análise é realizada no Plano de Negócios de uma empresa (ou futura empresa), de forma que ela será uma informação complementar a todos os outros aspectos importantes tratados do planejamento.

POR QUE FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO?

Se você já possui um Plano de Negócios, é provável que compreenda a importância da etapa da Análise de Mercado.

No entanto, ainda que você opte por fazer uma análise menos complexa, sem a presença do Plano de Negócios, é necessário saber que os três elementos principais de uma análise de mercado são: Concorrentes, Fornecedores e Clientes.

A importância maior desta análise é a verificar a viabilidade do seu empreendimento.

Existem dois tipos de viabilidade, quando nos referimos à empresas: a Viabilidade realizada pela Prefeitura e órgãos estaduais, que determinarão se é permitido perante eles a abertura do seu estabelecimento no local desejado, e a Viabilidade de mercado, que analisa a oferta e demanda do seu produto ou serviço.

A viabilidade tratada neste artigo é a última.

Imagine o seguinte cenário: Você resolve abrir uma confeitaria no seu bairro, pesquisa se já existe outra confeitaria no local e percebe que não, então faz um investimento inicial de R$10.000,00, aluga um espaço próximo, contrata funcionários e depois de vários meses percebe que não houve retorno do investimento.

Diante disso, você resolve pesquisar no bairro porque os seus vizinhos (prováveis clientes) não estão frequentando sua confeitaria, e descobre que 70% dos moradores são idosos, sendo 50% deles diabéticos.

Ou seja, 35% do seu público certo (público mais provável e próximo) não pode consumir seu produto por restrições médicas.

Embora existam diversas situações imprevisíveis, a análise de mercado visa resguardar o empreendedor ou empreendedora de situações que possam lhe causar prejuízo.

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO

Existem 3 formas principais de fazer uma análise de mercado: Utilizando um sistema, um plano de negócios ou manualmente.

Quanto à primeira forma, vale mencionar que diversos sites oferecem o serviço de análise de mercado, mas a sua grande maioria é de paga.

A segunda opção envolve um Plano de Negócios, que pode ser feito por um especialista ou pelo(a) próprio(a) empresário(a). Lembrando que a análise de mercado é apenas um dos vários assuntos tratados no plano, sendo uma alternativa bastante completa.

A última alternativa é fazer a própria análise de mercado.

Você não precisa ser um especialista para fazer isso, mas já adianto que terá um bastante trabalho e é necessário estudo para uma análise precisa e eficiente. O passo a passo a seguir vai te auxiliar com isso.

1 – Os três elementos essenciais

Comece preparando seu plano para três tipos de análise: Clientes, Fornecedores e Concorrentes.

Você recolherá informações práticas desses três elementos essenciais, e ao final de cada um, fará um resumo analisando-os.

2- Análise de Clientes

Primeiro, diferencie CLIENTE de PERSONA.

O cliente é o consumidor possível, sempre considerado em grupo. Por exemplo, os clientes de uma loja de artigos para bebês são, em sua esmagadora maioria, pais e mães de crianças abaixo de 2 anos.

Enquanto isso, a persona é específica, possui idade, endereço, estilo de vida. Um exemplo claro de persona: Ricardo Martins, 29 anos, acabou de se tornar pai do pequeno Joaquim, de apenas 2 meses, trabalha como corretor de seguros e convive em união estável com Patrícia.

O cliente é um pai, a persona é o Ricardo.

Sabendo disso, escreva como será é a persona do seu empreendimento, de forma detalhada. Após, crie uma planilha e selecione 3 possíveis clientes para a sua empresa.

Com o nome destes 3 possíveis clientes, crie um espaço para preencher as informações sobre eles:

  • É pessoa física ou pessoa jurídica?

Se for pessoa física, responda o seguinte questionário:

  • Dados pessoais: Nome, endereço, idade, sexo, estado civil e profissão;
  • Dados complementares: Se possui filhos e escolaridade;

Sendo pessoa jurídica, informe:

  • Ramo de atividade, principais produtos, número de funcionários, tempo de funcionamento no mercado, faturamento médio e endereço.

Independente do possível cliente se pessoa física ou jurídica, ao final de cada questionário, responda:

  • Perguntas importantes: Com qual frequência compra/contrata o tipo de produto/serviço que você fornece? Onde, geralmente, compra/contrata? Quanto paga por este produto/serviço? O que leva este cliente a consumir o produto/serviço oferecido pela sua empresa? Onde este cliente é encontrado?

Lembrando que podem ser usados mais de três nomes e devem ser pessoas reais, para que você analise as características comuns delas.

3 – Análise de Fornecedores

Faça uma lista com o nome do máximo de fornecedores que conseguir e coloque em uma tabela.

Separe 8 colunas com os seguintes tópicos:

  • Nome do fornecedor;
  • Produto/Serviço fornecido;
  • Preço;
  • Valor do frete;
  • Prazo de entrega;
  • Condição de pagamento;
  • Localização do fornecedor;
  • Contato;
  • Descontos.

Ao final, compare seus fornecedores e eleja os 3 mais vantajosos.

4 – Análise da Concorrência

Sobre este ponto, é muito importante ressaltar que a concorrência não deve ser vista como inimiga. Pelo contrário, você poderá utilizar as informações obtidas para estabelecer melhoras no seu nicho.

Escolha 3 principais pessoas/estabelecimentos do mesmo nicho que o seu, coloque-os na tabela juntamente com a sua empresa, e estabeleça notas de 0 a 10 para os pontos a seguir, sendo 0 considerado péssimo e 10 excelente.

  • Qualidade do nome empresarial;
  • Qualidade do produto/serviço fornecido;
  • Preço justo;
  • Condições de pagamento;
  • Qualidade no atendimento;
  • Velocidade no atendimento;
  • Política de garantia;
  • Satisfação dos clientes;
  • Tempo no mercado.

Na parte final, escreva o diferencial de cada empresa apresentada na tabela, lembre-se de justificar as notas abaixo de 7 e de incluir a sua empresa na tabela também, para avaliar os pontos de erros e acertos de cada empreendimento analisado.

Vale a pena, ainda, realizar o levantamento da quantidade de empresas do mesmo nicho de mercado que o seu e verificar se oferta está ultrapassando a demanda.

EXEMPLO DE ANÁLISE DE MERCADO PRONTA

Para que você visualize melhor os pontos de uma análise de mercado, veja a seguir um exemplo da Tabela de Fornecedores e do Raio-X dos Clientes.

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