Como usar o Trello para planejar suas publicações do Instagram

Já teve a sensação de que uma ferramenta é tão completa que é até difícil de usar? Enquanto surgem vários aplicativos de organização, o Trello permanece simplificando todos seus projetos.

Vou te mostrar que é perfeitamente possível usar o Trello como planner de publicação sem gastar n-a-d-a com ferramentas pagas.


O QUE É O TRELLO?

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos.

O método mais comum de utilização do Trello é o seguinte: Separando um quadro de tarefas e nele colocando listas do tipo “PROJETO EM CURSO”, “PROJETOS FINALIZADOS”, etc.

Ou seja, separando os projetos por tramitação até a conclusão.

Isso pode ser extremamente útil em determinados projetos, mas se tratando de social media pode não ser muito eficaz.


O QUE É SOCIAL MEDIA?

Social media é, sem dúvida, uma profissão inovadora que conquista o mercado brasileiro todos os dias.

De forma bastante resumida, social media é aquele gerenciador de redes sociais.

É claro que é um trabalho muito mais profundo, que envolve métricas, análises e estratégias corretas para cada tipo de cliente.

Esse gerenciamento pode acontecer através de pessoas profissionalizadas ou de ferramentas automatizadas, como ferramentas nas quais o empreendedor digital programa suas publicações.


VANTAGENS DE PLANEJAR PUBLICAÇÕES

Atualmente, as redes sociais não são usadas somente para entretenimento.

É cada vez mais comum pessoas que utilizam suas redes como PROFISSÃO ou como principal forma de MARKETING.

Já foi dito que o marketing digital é o novo marketing, ou seja, lembra daquelas propagandas que todo mundo via na televisão e dava a maior credibilidade?

Pois bem, agora essas propagandas estão na internet e, em sua maioria, são direcionadas para um público realmente interessado.

Você acha mesmo que as pessoas que produziam propagandas na TV faziam isso sem um planejamento estratégico?

Por que com as redes sociais seria diferente? Se as redes sociais são as novas plataformas de divulgação ou usadas como profissão, elas realmente devem ser levadas a sério.

Neste post, eu vou te ensinar a utilizar o TRELLO como um PLANNER DE PUBLICAÇÕES.

Uma ferramenta manual não vai substituir o trabalho de um social media, no entanto, é uma boa forma de organizar suas publicações na rede. Vamos lá:


PASSO 1. CRIE UM QUADRO ESPECÍFICO PARA SEU PLANNER
Dê o nome que quiser, mas é importante que o quadro mencione que só será utilizado para isso.


PASSO 2: CRIE UMA LISTA PARA CADA REDE SOCIAL UTILIZADA
Lembre-se de colocar no título quantas vezes por semana você publicará em cada rede.


PASSO 3. ADICIONE UM CARD DE INFORMAÇÕES E IDEIAS
Nesse card, você poderá colocar possíveis ideias, tamanho padrão das imagens da respectiva rede social, requisitos, hashtags, etc.


PASSO 4. ADICIONE OS CARDS DAS PUBLICAÇÕES DE ACORDO COM AS DATAS
A melhor forma de separar as publicações é por data.
Geralmente eu posto conteúdos interligados no site, no Instagram, no Facebook e no Pinterest, portanto, no lugar de anotar a mesma ideia em vários cards, eu criei uma outra lista de “CONTEÚDO”, mas isso é opcional, ok?


PASSO 5. ADICIONE ETIQUETAS
Você pode separar as etiquetas em “EDITANDO”, “PRONTO PARA PUBLICAR” e “PUBLICADO”.
Ainda tem a opção de criar uma lista própria para projetos finalizados e seu layout ficar sempre limpo.


DICA EXTRA

Uma ótima dica é baixar o Trello como aplicativo para o seu computador ou celular, ele está disponível para iOS, Android, Mac e Windows!


CONHEÇA O TRELLO: https://trello.com


LEIA TAMBÉM:

3 FERRAMENTAS PARA VOCÊ DEIXAR DE USAR PAPEL NA SUA EMPRESA

50 CURSOS ONLINE GRATUITOS PARA EMPREENDEDORES DIGITAIS

COMO ASSINAR DOCUMENTOS ELETRONICAMENTE