Ideias de infoprodutos: Veja as 10 melhores opções para ganhar dinheiro!

OS MELHORES INFOPRODUTOS

TOP 10 Ideias de infoprodutos para você ganhar dinheiro na internet com uma estratégia eficaz, através do mercado de produtos digitais!

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são produtos digitais. Geralmente, possuem baixo investimento e alta taxa de distribuição.

O exemplo mais comum de infoproduto é o e-Book, que pode ser acessado através de smartphones ou computadores, de forma gratuita ou onerosa.

Neste artigo, vamos te mostrar os 10 infoprodutos mais lucrativos no Brasil e como você pode vendê-los estrategicamente para faturar muito no mercado de infoprodutos.

A maior vantagem de um infoproduto é o baixo custo de produção. É perfeitamente possível disponibilizar um produto digital sem investir algum dinheiro (ou investindo pouquíssimo).

Porém, para um resultado mais profissional, muitos produtores optam por delegar algumas funções na confecção de um infoproduto, como hospedagem de um site, suporte, design, gestão do tráfego pago, etc.

Se você deseja lançar um infoproduto, não esqueça da parte burocrática que esse processo envolve. Alguns artigos podem te ajudar com isso:

Quem compra infoprodutos?

Produtos digitais são consumidos o tempo inteiro, em toda parte do mundo. O consumidor será, em regra, o público alvo para o qual o infoproduto foi destinado.

Já reparou que quando você pesquisa algo na internet, aquele produto (ou variações dele) aparecem para você o tempo todo, mesmo depois de dias que você fez a pesquisa?

Isso acontece porque o PRODUTOR/FORNECEDOR (seja do produto físico ou digital) investiu em tráfego pago, ou seja, anúncios direcionados para o PÚBLICO ALVO.

Como você pesquisou sobre aquilo, o responsável pela distribuição dos anúncios, como o Google ou o Facebook, identificou você como público ideal, mais propenso a realizar a compra.

Quem vende infoprodutos?

Essa pergunta possui duas respostas: a genérica e a específica.

A resposta genérica é: o produtor, ou seja, aquele que produziu o infoproduto.

Já a resposta específica é particularmente direcionada ao mercado digital. Quem vende o infoproduto é a pessoa física ou jurídica responsável pela disponibilização daquele produto.

É possível que um PRODUTOR, também chamado EXPERT, faça o produto utilizando seu conhecimento, mas delegue para uma empresa parceira a DISPONIBILIZAÇÃO do produto, chamado de LANÇADOR.

Infoproduto é produto ou serviço?

Perante a legislação brasileira, o infoprodutor terá seu CNPJ registrado como prestador de serviços, mas dependerá da CNAE, que consiste na classificação dada às atividades exercidas por ele.

A CNAE é escolhida no momento de abertura da empresa e a nota fiscal emitida será referente ao serviço de disponibilização de um infoproduto.

Quanto ao e-book especificamente, existe uma longa discussão legislativa a respeito de sua tributação.

Onde você pode vender seu infoproduto?

Existem duas perguntas que você deve se fazer (todas com respostas diferentes):

  • Onde hospedar um infoproduto?
  • Onde divulgar um infoproduto?

O local de hospedagem e de divulgação são completamente diferentes.

Para vender um infoproduto você deve hospedá-lo em alguma plataforma, de preferência que já possua facilidade no pagamento.

A pior forma de vender um infoproduto é condicionando a venda aos meios de pagamento frágeis, como depósito ou transferência bancária. Isso gera um sentimento de desconfiança no consumidor.

Existem diversas ferramentas feitas para intermediar vendas de infoprodutos. É o caso da Hotmart, Monetizze, Eduzz e Ticto, que são as mais conhecidas no Brasil, atualmente.

Funciona da seguinte forma: Você hospeda seu produto na plataforma e ela retém uma porcentagem (geralmente pequena) do pagamento realizado pelo comprador, em troca ela faz toda a intermediação da venda, oferecendo diversas opções de pagamento ao consumidor.

Em regra, as plataformas de hospedagem só cobram se você conseguir realizar alguma venda.

Por outro lado, local de divulgação de um produto digital trata-se da rede de distribuição do seu produto, podendo incluir redes sociais do produtor, influenciadores digitais, anúncios pagos, etc.

Vender infoprodutos é crime?

O ato de vender infoprodutos não configura crime, desde que o conteúdo não possua caráter criminoso. Por exemplo: se você vende um e-book ensinando a assaltar um banco, obviamente estará cometendo um delito.

TOP 10: Lista com os melhores infoprodutos

A lista abaixo contém os tipos de infoprodutos mais vendidos no Brasil e como esses produtos digitais são estruturados no mercado digital.

1 – Curso online

O curso online passa por uma fase de excelente aceitação no Brasil atualmente. A demanda é altíssima e, com a maioria da população em casa durante o ano de 2020 e 2021, o busca por esse tipo de infoproduto foi ainda maior.

O curso online pode ser profissionalizante ou não. Um curso profissionalizante (também chamado de “curso técnico”) deve obedecer os requisitos do MEC.

Por outro lado, um curso não profissionalizante também possui diversas vantagens e pode ser ser registrado na Biblioteca Nacional, agregando valor ao produto.

O curso online é melhor aproveitado quando o Expert constrói uma autoridade. Isso pode acontecer através das redes sociais, por exemplo.

2 – Livros Digitais

O e-Book, também chamado de Livro Digital, pode ser consumido através de smartphones, computadores ou, até mesmo, do Kindle.

O Kindle é um aparelho pensado pela Amazon e funciona para a leitura de livros digitais, de forma que a visão não sofra com a luminosidade prejudicial, como ocorre no smartphone ou computador.

Os e-Books podem ser publicados em sites que vendem livros (como a própria loja virtual da Amazon) ou através de site próprio.

Uma excelente estratégia, usada por diversos infoprodutores, é distribuir gratuitamente um e-Book que retrate seu conhecimento, de forma que facilite a compra de um curso online posteriormente.

O e-Book também pode funcionar como bônus de um outro infoproduto, como porta de entrada de um curso online ou como um material completo com todas as expertises de um produtor, já que o material é considerado símbolo de autoridade.

3 – Close Friends

A ideia de monetizar o Close Friends (Melhores Amigos) do Instagram rendeu bons frutos entre os infoprodutores.

Assim como ocorre no e-Book, o público que consome o Close Friends pode se tornar cliente fiel do seu infoproduto principal, como um curso online.

Como ganhar dinheiro com o Close Friends do Instagram?

Muitos influenciadores utilizam o Close Friends para mostrar, na prática, seu conhecimento, cobrando um preço por esse serviço.

A maior desvantagem dessa ferramenta, é que não existe automatização do sistema de pagamento, exceto se o Expert contratar uma empresa para isso. Em regra, o valor é mensal, feito através de transferência bancária, Pix ou boleto, e o acesso ao Close Friends é liberado após o envio do comprovante ao Expert.

Existem pessoas faturando (e muito!) com os Melhores Amigos do Instagram.

Vale lembrar que o conteúdo do Close Friends não é estruturado, diferente do que acontece no curso online, que geralmente é separado por módulos e organizado de uma forma didática.

4 – Mentoria online

Outro infoproduto relevante é a Mentoria Online. Na mentoria, o Expert tem um contato direto com o consumidor e acompanha de perto o desenvolvimento do seu cliente.

Dicas para ganhar dinheiro com mentoria online

A mentoria pode ser uma excelente renda para os Experts, além de ser um dos infoprodutos que mais transmitem autoridade.

Diversos tipos de profissionais podem utilizar a mentoria para ganhar dinheiro. No geral, a mentoria é feita por quem já validou um processo bem sucedido e deseja ensinar outros profissionais esse processo.

Uma excelente ferramenta para acompanhar seus alunos é o Discord, que permite chat, chamadas de vídeo, áudio e envio de arquivos, com uma qualidade melhor do que a maioria das plataformas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração nas mentorias são:

  • Tempo de duração da mentoria;
  • Roteiro personalizado; e
  • Análise de métricas.

5 – Consultoria online

A consultoria é um serviço um pouco menos personalizado do que a mentoria. Porém, podemos afirmar que a exclusividade em uma consultoria é mais forte do que em um curso online, por exemplo.

6 – Temas de site

Outro tipo de infoproduto é o tema para sites. Existem pessoas especialistas em produzir e vender temas prontos para sites.

Uma forma de monetizar esse serviço é fornecer um sistema de afiliação para as pessoas que utilizam o seu tema. Inclusive, criar um site com dicas de blog e vender nele seus produto digital também é uma excelente forma de ganhar dinheiro com a venda de temas.

7 – Templates editáveis

Templates são modelos prontos com tamanhos e formatos personalizados, compatíveis com a mídia para a qual serão utilizados. Exemplo: um template para feed do Instagram terá o formato quadrado, 1080×1080 px e respeitará as margens da plataforma.

Atualmente, essa é uma atividade bastante simples e bem remunerada, e as vendas acontecem em alta quantidade.

Como ganhar dinheiro vendendo templates na internet?

Você pode fazer templates personalizados para:

  • Feed do Instagram;
  • Stories do Instagram;
  • E-books;
  • Banners de anúncios para empresas;
  • Facebook;
  • Planners;
  • Capa para vídeos do Youtube;
  • Pins do Pinterest, entre outros.

Os templates devem ser editáveis, porque tratam-se de modelos que o cliente poderá personalizar após a compra.

Melhores plataformas para disponibilizar seus templates editáveis:

  • Canva;
  • Photoshop;
  • Adobe After Effects;
  • Sony Vegas (Vegas Pro); e
  • Powerpoint.

Lembre-se que as plataformas acima podem permitir que você compartilhe edições, mas não intermediam o pagamento. Sendo assim, você teria que utilizar outra plataforma para vender seu infoproduto e conseguir enviar o link aos compradores veja só:

Como vender templates editáveis

O primeiro passo é criar uma quantidade relevante de templates editáveis, utilizando alguma das plataformas listadas no tópico anterior.

Depois, crie um arquivo com o link do seus templates. Lembre-se de vender os templates como “CÓPIA” para o usuário editar livremente, sem interferir no arquivo principal.

Finalmente, escolha uma plataforma de hospedagem de infoprodutos e divulgue nela o arquivo que contém o link dos templates; pode ser um e-book com um botão clicável ou, até mesmo, um arquivo do Word, por exemplo.

Por fim, divulgue seus templates editáveis de forma estratégica e comece a vender! Estude sobre marketing, atendimento ao cliente, lançamentos de infoprodutos e analise os seus concorrentes.

8 – Presets

Atenção fotógrafos e amantes da fotografia!

Presets são edições pré-estabelecidas que você pode utilizar em uma foto. Esse tipo de serviço facilita bastante a vida de quem trabalha com fotografia (ou apenas simpatiza com um feed legal no Instagram) e não tem tempo de editar suas fotos.

Os fotógrafos tem participação especial nisso, já que, por entenderem melhor de edição, criam presets fantásticos. Porém, nada impede que um amante da fotografia crie seus próprios presets e venda aos interessados.

9 – Assinatura mensal

Você não precisa fazer parte de uma grande empresa, como Netflix, para ter um sistema de assinatura mensal.

Existem diversas lojas online que vendem um serviço de assinatura mensal, enviando produtos-surpresa para seus clientes.

Como implantar o sistema de assinatura mensal na sua loja online?

Funciona assim: o cliente assina um plano trimestral, semestral ou anual e, em troca do valor pago, recebe uma caixa com produtos aleatórios da sua loja.

Lembre-se: Quanto mais tempo de fidelização, mais barato para o cliente!

Mesmo que você não trabalhe com uma grande variedade de produtos, é essencial fazer uma rápida pesquisa para descobrir os gostos de seus clientes.

Dica extra: Você pode usar o Formulário Google para fazer essa pesquisa!

Essa é uma estratégia fantástica de marketing, já que o cliente sente que está recebendo mimos personalizados, podendo render uma propaganda gratuita do seu negócio e boas indicações.

10 – Afiliação digital

A afiliação digital não é um produto em si; é uma forma de promoção dos infoprodutos, que beneficia tanto o produtor quanto o afiliado.

Se algo impede você de criar um infoproduto, você pode vender produtos digitais de outras pessoas e receber uma comissão por isso.

Por outro lado, se você já é um infoprodutor, o mercado de afiliados pode ser uma ótima forma de expandir os seus ganhos.

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