CNAE PARA INFLUENCIADOR DIGITAL

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CNAE para influenciador digital

Descubra, neste post, a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correta para um influenciador ou influenciadora digital!

O QUE É INFLUENCIADOR DIGITAL?

Antes de saber a CNAE, é necessário entender do que se trata a atividade de influenciador digital.

Essa nova profissão também é conhecida por “influencer” ou “influencer digital”.

De forma bastante simplificada, um influenciador ou influenciadora digital, como o próprio nome sugere, se trata de uma pessoa que utiliza meios virtuais para influenciar outras pessoas com interesses semelhantes ou não.

Um influencer geralmente trabalha com a divulgação de marcas e faz publicidades para empresas, utilizando as redes sociais para isso.

Uma forma de entender melhor essa nova profissão, é lembrar das antigas propagandas de TV, nas quais pessoas famosas divulgavam um produto.

Atualmente, o maior público das empresas está na internet, motivo pelo qual essas propagandas migraram para a rede.

Os influenciadores digitais já se tornaram um canal efetivo de divulgação de produtos e serviços, por isso sua atividade precisa, urgentemente, de regulamentação.

A CNAE CORRETA

CNAE é o nome dado ao código de atividades econômicas aceitas no Brasil. Você pode entender melhor sobre CNAE AQUI.

Infelizmente, a Concla – Comissão Nacional de Classificação ainda não regularizou a atividade de influenciador digital, o que significa dizer que você não vai encontrar uma atividade com esse nome específico.

Isso também acontece com outras atividades relacionadas a empreendedores digitais, como o Youtuber, por exemplo.

Geralmente o influenciador digital possui mais de uma fonte de renda, como a monetização do Youtube ou comissões de afiliado de produtos digitais, por exemplo.

O correto, na situação acima, é possuir uma CNAE para cada atividade exercida.

Se é o seu caso sugiro que leia o post “A CNAE CORRETA PARA CADA EMPREENDEDOR DIGITAL“, no qual você encontra a lista completa das CNAEs adequadas para pessoas que possuem renda proveniente da internet.

Como não existe uma CNAE específica para influenciadores, nos resta utilizar CNAEs semelhantes, que se aproximam ao máximo da atividade real.

Até o momento, a CNAE mais adequada à atividade de influencer seria a 7311-4/00:

7311-4/00 Agências de publicidade

De acordo com a Concla, uma agência de publicidade compreende:

  • a criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • a colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes; e
  • a prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

Ou seja, você não precisa possuir uma agência de publicidade, você poderá SER SUA PRÓPRIA EMPRESA.

QUANDO NÃO USAR A CNAE 7311-4/00?

Vale lembrar, existem exceções para influenciadores digitais ser formalizarem através da CNAE 7311-4/00.

Isso ocorre porque essa atividade NÃO COMPREENDE:

  • a operação de páginas de publicidade na internet (6319-4/00)
  • o agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação (7312-2/00)
  • a distribuição ou entrega de material publicitário (7319-0/02)
  • a promoção de vendas e a publicidade no local da venda (7319-0/02)
  • a publicidade por mala direta, por telefone, em visitas (7319-0/03)
  • as pesquisas de mercado e de opinião pública (7320-3/00)

Vamos explicar cada uma dessas atividades e quando um influencer poderá ou não usá-las.

CNAE 6319-4/00 – SITES

Essa CNAE somente deve ser utilizada caso o influenciador ou influenciadora digital utilize seu próprio website para realizar a publicidade.

Isso porque, esta subclasse compreende as páginas de publicidade na internet e os serviços de e-mail.

CNAE 7312-2/00 – ALUGUEL DE ESPAÇO FÍSICO

A CNAE 7312-2/00 não é uma atividade adequada para o influenciador digital, exceto se ele aluga ou faz a gestão de um espaço físico de publicidade para outros pessoas físicas ou jurídicas.

CNAE 7319-0/02 – VENDAS COMO AFILIADO(A)

Essa CNAE envolve a atividade de promoção de vendas, portanto, pode ser útil para o influencer que possui um link de afiliação com o produto divulgado, por exemplo.

Ao possuir afiliação de um produto e receber porcentagem de uma venda, o influenciador estaria fazendo parte da operação logística da relação entre o fornecedor e o cliente.

Sendo assim, pode sim ser considerado um vendedor independente de referido produto.

CNAE 7319-0/03 – E-MAIL MARKETING

Se você conta com o famoso e-mail marketing, a CNAE adequada (somada à atividade de influencer citada no início deste post) seria a 7319-0/03, que compreende a atividade de mala direta.

CNAE 7320-3/00 – PESQUISA DE MERCADO

As atividades descritas na atividade de publicidade (7311-4/00) não englobam análise de mercado.

Sendo assim, se o(a) influenciador(a) digital foi contratado(a) por determinada marca apenas para saber a reação do público diante de um produto, a CNAE adequada será a 7320-3/00.

Essa atividade envolve:

  • os estudos sobre o potencial de mercado, sobre a avaliação de produtos e sobre o hábito de consumidores, com o objetivo de: promover a venda de produtos existentes, lançar e vender novos produtos, realizar análises estatísticas dos resultados;
  • a realização de pesquisas de opinião pública para colher a avaliação da população sobre questões políticas, econômicas e sociais, bem como, para a realização de análises estatísticas dos resultados; e
  • as atividades de checking de publicidade.

Se você está lendo este post, é provável que esteja abrindo uma empresa ou seja contador ou contadora que possui um cliente que empreende na internet.

Se é o seu caso, saiba que este site INTEIRO é voltado para o tema Direito para Empreendedores Digitais e aqui você vai encontrar muitos conteúdos que, sem dúvidas, irão te ajudar bastante!

DICA EXTRA – Como organizar sua empresa ou futura empresa

Se você já iniciou seus trabalhos como Influenciador Digital, é essencial ter consciência empresarial. Isso significa que você deve começar a enxergar seu negócio como empresa, ainda que não possua CNPJ.

Esse processo envolve 3 passos principais: formalização, organização financeira e gestão.

Se você chegou nesse artigo, é provável que esteja buscando se formalizar, cumprindo seu primeiro passo para ter consciência empresarial: transformar seu negócio oficialmente em uma empresa.

O segundo passo envolve a organização financeira, que tem como objetivo principal separar de uma vez por todas a pessoa física da pessoa jurídica. Diferenciar as finanças pessoais das finanças profissionais será crucial para o seu empreendimento. Sem organização financeira nenhuma empresa sobrevive, ou sobrevive por pouco tempo.

A gestão, por sua vez, deve ser estratégica. Ela envolve a gestão financeira, organizacional (de pessoal) e gestão de documentos.

Você vai se deparar com inúmeros programas de assinatura mensal/anual para armazenar os documentos da sua empresa. Mas existem aplicativos e sites gratuitos excelentes para guardar a documentação na nuvem, como o próprio Google Drive ou o Trello.

Para a gestão financeira e organizacional, é recomendável que a empresa trabalhe com planilhas automáticas, envolvendo receitas, despesas, lucro, rotatividade de pessoal, cadastro de clientes, etc.

Eu já tentei realizar a gestão da minha empresa através de planilhas gratuitas, aplicativos ou sites com assinatura mensal. Mas o melhor investimento que eu fiz foi em uma planilha especializada que me permite acompanhar cada detalhe da empresa.

A ferramenta que eu sempre indico (e uso na minha empresa) é a Planilha de Gestão Empresarial da Onside Corporation, que me permite fazer a gestão de pessoas/funcionários, clientes e finanças, nela você pode:

  • Cadastrar as entradas e saídas;
  • Definir metas;
  • Acompanhar o estoque;
  • Lançamento diário, mensal e anual;
  • Cadastrar clientes, produtos, vendedores, formas de captação de clientes, etc;
  • Acompanhar relatório de orçado versus realizado, valores em aberto, valores pagos, fluxo de caixa diário, inventário de estoque, volume de vendas, vendas por região, status de negociações de vendas e muito mais;
  • Gráficos gerados automaticamente para você analisar e tirar diversas conclusões de forma simples e rápida;
  • Relatório configurado para Impressão a 1 Clique, caso precise.

Foi a planilha mais completa que eu encontrei nesse sentido. Manter sua empresa organizada desde o início te ajudará a acompanhar a evolução dela e acelerar esse processo!

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