Profissões em alta 2021 – As 7 melhores profissões do marketing digital

Profissões em alta 2021 - As 7 melhores profissões do marketing digital

Muitas profissões estão surgindo no mercado digital. Confira a lista com as 7 profissões em alta no marketing digital em 2021!

Não é novidade que o mercado digital está crescendo cada vez mais. Uma das consequências disso é que novas profissões estão sendo formadas.

O primeiro ponto que precisamos saber quando o assunto é Marketing Digital: o marketing digital é um meio, não um fim.

Se antes você precisava pagar um valor altíssimo para divulgar seus produtos nos intervalos da TV ou em programas de rádio, hoje você pode – com menos de R$15,00 – expor o seu produto ou serviço para um público qualificado, através da internet.

O marketing digital é o marketing feito em plataformas digitais, como redes sociais, sites, softwares ou aplicativos.

Como o mercado digital conta com cada vez mais demanda, é comum que os profissionais sejam muito bem recompensados pelos seus serviços.

E quando falamos de demanda, existem profissões no marketing digital que possuem um grande potencial.

Para os atuantes no mercado digital, pode parecer que essas profissões estão saturadas, mas a verdade é que tudo isso está apenas começando, embora já exista há um bom tempo…

O marketing digital é usado no mercado para que um produto ou serviço possua cada vez mais visibilidade. E para isso acontecer, algumas profissões específicas surgiram.

PROFISSÕES EM ALTA 2021 – Marketing Digital

Veja abaixo, a lista com as 20 profissões mais requisitadas no mercado digital.

1 – Copywriter

O Copywriter é o responsável pelo material persuasivo, seja em forma de texto, imagem, vídeo, entre outros.

O papel de um copywriter é desenvolver o copywriting, chamado popularmente de “copy”.

Uma empresa pode contar com um copywriter para cada tipo de serviço, mas esse profissional do marketing digital é bastante requisitado quando o assunto é LANÇAMENTO.

O Lançamento de um produto é um fundamental para que esse produto venda. A copy é feita para persuadir honestamente o público-alvo a comprar aquele produto.

O copywriter precisa ter uma característica diferenciada: entender como a mente humana funciona.

É através disso que todo o seu material persuasivo será desenvolvido.

Geralmente, o copywriter trabalha de forma autônoma. No entanto, é comum empresas/agências de marketing digital contratarem um profissional para desenvolver esse papel para sua cartela de clientes.

2 – Social Media

A maioria das empresas está percebendo a verdadeira necessidade de se posicionar no mercado digital, principalmente através das redes sociais.

Para auxiliar nisso, surge o Social Media, um profissional responsável por cuidar das mídias sociais da empresa contratante.

Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do Social Media não é fazer posts para a rede social da empresa, e sim trabalhar todo o posicionamento digital dela.

Isso inclui: avaliar métricas, fazer campanhas, analisar dados do público-alvo, definir uma estratégia de conteúdo, etc.

O Social Media pode trabalhar de diferentes formas: como autônomo, como contratado de uma agência de marketing digital ou, até mesmo, no setor de marketing de uma empresa.

3 – Especialista em e-commerce

Outras profissões que não só está em alta, como também tem o potencial para crescer muito mais, são aquelas relacionadas ao e-commerce.

Muitos comerciantes possuem uma loja física e desejam torná-la virtual, mas não fazem ideia de como fazer isso. O especialista em e-commerce pode atuar de diferentes formas nesse processo:

  • Redigir a Política de Privacidade
  • Criação do site de vendas
  • Fotógrafo de e-commerce
  • Consultorias para proprietários de um comércio eletrônico
  • Adequação do e-commerce às leis brasileiras
  • Suporte
  • Burocracias do e-commerce (legalização, nota fiscal e contratos)
  • Marketing para e-commerce
  • Entre outros

As possibilidades são infinitas e a grande maioria das pessoas não tem ideia de que um comércio virtual envolve tantas questões assim, por isso o profissional especialista em e-commerce é um verdadeiro achado no mercado!

4 – Editor de vídeos

Você pode ter reparado que a maioria esmagadora dos conteúdos da internet hoje são produzidos em forma de vídeos.

Inclusive, as redes sociais deixaram bem claro que distribuem melhor esse tipo de conteúdo, principalmente vídeos curtos e objetivos.

Com a valorização dos vídeos, é comum que o criador de conteúdo precise de bons profissionais da edição. Editor de vídeos é uma das profissões mais requisitadas no marketing digital.

5 – Apresentador/Locutor de Canal no Youtube

No universo do marketing digital, o Youtube é uma ferramenta poderosa.

Existem pessoas com ideias brilhantes, mas sem coragem de aparecer diante das câmeras, enquanto outras são familiarizadas com elas, mas não sabem qual conteúdo apresentar.

Sabendo disso, emprestar sua imagem ou apenas a sua voz para criadores de conteúdo que não gostam de aparecer tornou-se uma profissão.

Existem canais com diversos apresentadores diferentes, contratados pela empresa proprietária do canal.

Geralmente, os locutores ou apresentadores de um canal no Youtube são recompensados com parte do valor pago pelo Youtube ao canal, mas existem casos em que o canal realmente contrata esses profissionais de forma fixa.

6 – Lançador

O lançador é o profissional responsável pelo lançamento do produto de um expert.

O expert é a pessoa que detém o conhecimento sobre determinado assunto e deseja monetizar esse conhecimento. Por exemplo: um personal trainer que deseja lançar um plano mensal de treino em casa.

Nesse caso, o expert é especialista na sua área e sabe o conteúdo que deve abordar, mas não sabe como vender, na prática, seu produto.

O lançador cuidará do lançamento: página de vendas, datas, abertura de carrinho, copy, imagens, anúncios, etc.

Geralmente, o próprio lançador já possui uma equipe responsável por cada uma dessas áreas e poupa o expert de lidar com tudo isso.

A forma mais comum de remuneração nesse caso, é a participação nos lucros do lançamento.

7 – Gestor de tráfego pago

O gestor de tráfego pode se dividir em 2 tipos de profissional: gestor de tráfego pago e gestor de tráfego orgânico.

O gestor de tráfego orgânico pode ser comparado ao social media. Já o gestor de tráfego pago, no marketing digital, é o profissional responsável pelos anúncios de quem o contratou.

Esse profissional deve estar atento às regras das principais plataformas de hospedagem de anúncios, como Youtube Ads, Google Ads e Facebook Ads.

Nessa profissão, os anúncios patrocinados não serão, necessariamente, nas redes sociais. É possível que o cliente queira anunciar em um site, por exemplo.

O gestor de tráfego também é considerado um dos profissionais mais requisitados no marketing, já que faz parte do plano de marketing de uma empresa destinar uma quantia ao conteúdo patrocinado.

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