4 Perguntas para se fazer antes de transformar sua ideia em uma empresa

SUA IDEIA É VIÁVEL

Acesse e veja 4 perguntas racionais que você pode se fazer para descobrir quando uma ideia é viável a ponto de se tornar um empreendimento!

Então você tem uma ideia de negócio já elaborada, mas sabe dizer se ela é realmente viável? 

A resposta pode parecer complicada, mas existem algumas perguntas que você pode se fazer para descobrir se a sua ideia tem um futuro no mundo empresarial.

Sua ideia é capaz de resolver um problema?

Resolver um problema significa entregar uma solução que torna mais fácil a vida de um número considerável de pessoas. 

O problema não precisa ser aquele que ninguém mais está enfrentando; pode ser um problema com o qual ninguém conseguiu lidar com eficácia.

Em outras palavras, podem existir milhares de soluções para um problema específico, mas a sua solução é melhor que todas as outras.

Se preocupe em desenvolver um produto ou serviço que realmente tenha a função de servir os outros. Isso pode acontecer através da necessidade ou do desejo.

A necessidade ocorre com a resolução de um problema, e o desejo (explicado na pergunta nº 2) ocorre quando algo a mais está presente, acionando uma parte não-intencional e vontades primitivas das pessoas.

De qualquer forma, sempre que desejo ou necessidade forem prontamente atendidos um produto ou serviço poderá ser considerado promissor.

As pessoas desejam esse produto ou serviço?

Outras pessoas precisam ficar tão entusiasmadas com sua ideia quanto você, caso seu produto não resolva diretamente um problema. 

Comece testando a ideia e conversando sobre ela com amigos, familiares e (o mais rápido possível) clientes em potencial. 

Eles estão entusiasmados? Eles adoram? Validar sua ideia fora do seu próprio espaço e colher informações de outras pessoas é fundamental para descobrir se existirão compradores ou contratantes do produto/serviço.

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Sua ideia é escalável?

Escalabilidade é o potencial de sua oportunidade de negócios para crescer e ser aplicada a um mercado cada vez maior. 

Pense se você pode expandir sua ideia, torná-la flexível e resiliente, monetizá-la e remodelá-la, se necessário.

E a pergunta mais importante: Esse empreendimento funcionaria sem a sua presença nele?

Uma empresa se torna potencialmente valorizada quando possui a capacidade de se manter por muitos anos, e quando esse funcionamento depende de uma pessoa (como um sócio específico), essa característica é prejudicada.

Você ainda tem muitas dúvidas sobre esse empreendimento?

Se você tiver um momento de inspiração seguido por um punhado de dúvidas persistentes, é fácil deixá-las de lado porque elas não se encaixam na versão de eventos que você prefere. 

Você precisa ser honesto consigo mesmo. A convicção é importante, mas a convicção cega é perigosa!

Juntos, esses quatro marcadores de sucesso podem ajudar a apontar na direção certa. Se você puder responder a todos, ótimo! 

Se não, anime-se e dedique algum tempo para reformular seu conceito. 

Não ser capaz de responder a todos os quatro não significa que você deve descartar a ideia – significa apenas que você tem a oportunidade de reformular a forma como a imaginou.