É possível o Social Media ser MEI (microempreendedor individual)? Veja as opções para se formalizar como gestor de mídias sociais!
O social media é um profissional que gerencia estrategicamente as redes sociais de seus clientes.
Existem diversos nomes para essa nova profissão: Gestor de redes sociais, Agenciador de marketing digital, Gerenciador de mídias sociais, entre outros. Mais importante do que o nome, é descobrir a forma correta de se formalizar como um Social Media.
Social Media pode ser MEI (Microempreendedor Individual)?
Antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa, devemos descobrir se as atividades dela – chamadas de CNAEs – são aceitas pela natureza jurídica na qual a empresa será enquadra.
No caso do MEI, já adianto que a lista de atividades permitidas é limitada e não admite que o Social Media se formalize nessa modalidade. Vejamos o porquê:
No artigo CNAE PARA SOCIAL MEDIA eu explico quais são as atividades que poderão aparecer no cartão do CNPJ e nos registros oficiais de uma empresa formalizada como Social Media.
Existem diversas atividades que podem ser utilizadas, a depender de quais serviços o gestor de mídias sociais irá prestar, mas vamos trabalhar com a mais comum delas: Agência de publicidade.
Até o momento, a CNAE mais adequada à atividade de social media, em um contexto geral, seria a 7311-4/00 – Agências de publicidade. Em outros casos também é possível utilizar a CNAE 7319-0/03 – Marketing direto.
Você pode estar pensando “Mas eu não tenho uma agência de publicidade” e é perfeitamente normal essa estranheza.
Tenha em mente o seguinte: os registros de uma empresa irão considerar a DESCRIÇÃO da atividade, ou seja, o que ela compreende, e não o nome em si.
A CNAE 7311-4/00 compreende as atividades de criação e produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação, o que descreve exatamente a função de um social media.
Infelizmente, o órgão responsável por definir as atividades empresarias do Brasil ainda não formalizou as novas profissões (youtuber, social media, influenciador digital, etc), então a opção por enquanto é utilizar a atividade oficial que melhor se assemelha ao exercício profissional.
O MEI possui uma lista de atividades permitidas – estabelecidas no ANEXO XI da RESOLUÇÃO CGSN Nº 140, de 2018 – e nessa lista não consta as atividades citadas acima, por isso não é possível que o Social Media se formalize como Microempreendedor Individual.
Como se formalizar como social media?
No Brasil, quando uma pessoa quer abrir uma empresa sozinha (ou seja, sem sócios), existem 4 opções: MEI, EI, EIRELI e LTDA.
MEI significa Microempreendedor Individual e não admite sociedade, sendo praticamente uma pessoa física com CNPJ, sujeita a diversos requisitos, como ter seu faturamento limitado a R$81.000,00 ao ano. Já vimos que não é possível ao gestor de mídias sociais se formalizar nessa modalidade, então vamos às outras opções:
O EI é o Empresário Individual. Muitas pessoas confundem EI com MEI, mas na realidade, o Empresário Individual é a natureza jurídica que caracteriza o MEI. Sendo assim, todo MEI será um EI, mas nem todo EI será MEI.
O Empresário Individual também é uma pessoa física com CNPJ, mas não possui as tantas limitações de um MEI. Essa opção é perfeita para quem possui um baixo capital e está começando na profissão.
Isso acontece porque, na maioria dos Estados do Brasil, o Empresário Individual possui taxas de abertura mais baratas do que as demais modalidades.
Veja AQUI o valor reais para abrir uma empresa em cada Estado do Brasil – ATUALIZADO!
Outra opção para quem deseja se formalizar de forma individual é a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada); essa natureza jurídica também não admite sócios e envolve uma burocracia um pouco maior.
O ponto negativo da EIRELI é o fato do empresário precisar investir a quantia equivalente a 100 salários mínimos para se formalizar como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Isso significa que, para abrir uma EIRELI em 2021, você precisaria de um investimento inicial de R$110.000,00 (cento e dez mil reais) na empresa, seja em dinheiro ou em bens.
A maior vantagem da EIRELI em relação ao MEI e ao Empresário Individual, seria a ausência de confusão de patrimônio, ou seja, na EIRELI o patrimônio do empresário não se mistura com o patrimônio da empresa, não sendo atingindo em casos de inadimplência ou processos judiciais, por exemplo.
Pode-se dizer que o preço que o empresário pagava para ter seu patrimônio protegido era bem alto.
A EIRELI não acabou, essa natureza jurídica ainda existe, mas se tornou desinteressante porque, em 2019 surgiu a figura da Sociedade Unipessoal Limitada.
A Unipessoal permite que um empresário tenha seu patrimônio protegido sem a necessidade de investir um valor absurdamente alto para isso.
Existem diversas vantagens na natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada na modalidade Unipessoal:
- Não existe valor mínimo de capital social para se formalizar, diferente da EIRELI;
- Sem limite de faturamento;
- Sem limite de funcionários;
- O sócio titular pode ser sócio de outras empresas;
- Patrimônio do sócio diferente do patrimônio da empresa;
- Entre outras.
Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. O maior contra, nesse caso, seria o valor da abertura. Independente da quantidade de sócios, o valor da abertura de uma LTDA será o mesmo, e geralmente a taxa é mais cara que a do Empresário Individual.
Cabe ao empresário analisar os prós e contras de cada natureza jurídica e descobrir qual fará mais sentido no seu caso. Os artigos a seguir podem te ajudar nesse processo:
EMPRESA INDIVIDUAL: Formas de ser a sua própria empresa
O que é natureza jurídica? Tudo que você precisa saber antes de abrir uma empresa!
NEGÓCIO ONLINE: Quanto um empreendedor digital paga de imposto?
Empresas digitais precisam de espaço físico para ter CNPJ?
Documentos necessários para abrir uma empresa – ATUALIZADO
CONTRATO SOCIAL: Entenda o que é e como afeta a sua empresa
COMO ESCOLHER O NOME DA EMPRESA – De acordo com a Lei!
QUEM TEM NOME SUJO PODE ABRIR EMPRESA?
O que é pró-labore? Direitos de quem retira o pró-labore e como definir o valor
DICA EXTRA – Como organizar sua empresa ou futura empresa
Se você já iniciou seus trabalhos como Social Media, é essencial ter consciência empresarial. Isso significa que você deve começar a enxergar seu negócio como empresa, ainda que não possua CNPJ.
Esse processo envolve 3 passos principais: formalização, organização financeira e gestão.
Se você chegou nesse artigo, é provável que esteja buscando se formalizar, cumprindo seu primeiro passo para ter consciência empresarial: transformar seu negócio oficialmente em uma empresa.
O segundo passo envolve a organização financeira, que tem como objetivo principal separar de uma vez por todas a pessoa física da pessoa jurídica. Diferenciar as finanças pessoais das finanças profissionais será crucial para o seu empreendimento. Sem organização financeira nenhuma empresa sobrevive, ou sobrevive por pouco tempo.
A gestão, por sua vez, deve ser estratégica. Ela envolve a gestão financeira, organizacional (de pessoal) e gestão de documentos.
Você vai se deparar com inúmeros programas de assinatura mensal/anual para armazenar os documentos da sua empresa. Mas existem aplicativos e sites gratuitos excelentes para guardar a documentação na nuvem, como o próprio Google Drive ou o Trello.
Para a gestão financeira e organizacional, é recomendável que a empresa trabalhe com planilhas automáticas, envolvendo receitas, despesas, lucro, rotatividade de pessoal, cadastro de clientes, etc.
Eu já tentei realizar a gestão da minha empresa através de planilhas gratuitas, aplicativos ou sites com assinatura mensal. Mas o melhor investimento que eu fiz foi em uma planilha especializada que me permite acompanhar cada detalhe da empresa.
A ferramenta que eu sempre indico (e uso na minha empresa) é a Planilha de Gestão Empresarial da Onside Corporation, que me permite fazer a gestão de pessoas/funcionários, clientes e finanças, nela você pode:
- Cadastrar as entradas e saídas;
- Definir metas;
- Acompanhar o estoque;
- Lançamento diário, mensal e anual;
- Cadastrar clientes, produtos, vendedores, formas de captação de clientes, etc;
- Acompanhar relatório de orçado versus realizado, valores em aberto, valores pagos, fluxo de caixa diário, inventário de estoque, volume de vendas, vendas por região, status de negociações de vendas e muito mais;
- Gráficos gerados automaticamente para você analisar e tirar diversas conclusões de forma simples e rápida;
- Relatório configurado para Impressão a 1 Clique, caso precise.
Foi a planilha mais completa que eu encontrei nesse sentido. Manter sua empresa organizada desde o início te ajudará a acompanhar a evolução dela e acelerar esse processo!