A redes sociais são uma ÓTIMA forma de aumentar suas vendas. Neste post eu vou te ensinar a usá-las de forma eficaz e vender mais no Instagram, usando os recursos que você já tem!
Como consequência da pandemia causada pelo COVID-19, muitas empresas se viram obrigadas a paralisar seu funcionamento.
A internet agora se tornou a principal ponte de comercialização dos produtos e serviços dessas empresas.
Sendo assim, por que não desfrutar de tudo que ela disponibiliza de forma gratuita?
A seguir eu vou te mostrar como vender utilizando o Instagram.
VENDER MAIS NO INSTAGRAM
O Instagram está cada vez mais comercial e isso não é segredo.
Mas, por que algumas pessoas vendem muito por essa rede social e outras, nem tanto?
Isso pode depender de vários fatores, como bom atendimento, atenção ao cliente, fotos, etc.
Já te adianto: se tratando de vendas, o número de seguidores não vai, necessariamente, influenciar nos seus resultados, afinal, não adianta ter 10k seguidores e nenhum cliente, certo?
É melhor você ter 200 bons seguidores que te geram vendas e aumentam seu lucro.
Por isso, esqueça por um momento o número de seguidores, e comece a pensar no que você está entregando para os seguidores que você já possui. Vamos lá?
1. CONTA COMERCIAL
O primeiro passo é que sua conta seja comercial.
No Instagram você pode ter uma conta comercial ou uma conta pessoal. A primeira é útil para empreendedores dos mais variados ramos.
Caso você não saiba configurar sua conta comercial, existem inúmeros tutoriais na internet ensinando, é bem fácil e rápido.
O TutorialTec é um canal no Youtube que ensina o passo a passo para você usar recursos tecnológicos, como do Instagram.
Sem dúvidas, lá você vai encontrar como configurar sua conta comercial.
Uma vantagem enorme da conta comercial é a quantidade de dados que ela te fornece.
Entender quem é o seu público pode te ajudar muito a vender mais pelo Instagram, afinal, você vai direcionar suas publicações às pessoas certas.
Além disso, o Instagram criou recursos para ajudar pequenas empresas durante a pandemia.
Com o Instagram em modo comercial, você poderá criar respostas rápidas para seu cliente, permitir que eles façam pedidos de refeição (caso você seja do ramo alimentício), fazer anúncios e criar promoções.
2. BIO DO INSTAGRAM
Sua Bio é o primeiro ponto de visão do seu possível cliente ao entrar no seu perfil.
Na sua Bio duas informações devem ficar muito claras: QUAL É O SEU PRODUTO e COMO O CLIENTE PODE COMPRÁ-LO.
Você deve deixar claro o que você vende, seja produto ou serviço, além de informar como o possível cliente poderá te contratar:
- Através de orçamento?
- Apenas por encomenda?
- Você atende todos os dias?
- O cliente pode fazer pedido pelo direct do Instagram?
- Você atende pelo Whatsapp?
Enfim, uma boa Bio faz TOTAL diferença nas vendas, através dela as pessoas tem que saber como comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.
3. FOTOS DO INSTAGRAM
O Instagram é uma rede social completamente voltada para fotos e vídeos, sabendo disso, o ideal é que suas fotos sejam originais, em ambiente luminoso e que possuam uma boa qualidade.
E sim, tem como fazer isso mesmo não possuindo um bom celular ou recursos de iluminação.
Algumas dicas para tirar boas fotos:
- Faça as fotos durante o DIA, de preferência em local com uma boa iluminação ou no sol;
- Edite as fotos, corte e ajuste para ficarem simétricas;
- Use cores que tenham a ver com o produto.
Na internet você encontra muito conteúdo ensinando a editar fotos, mas note a diferença das fotos a seguir.
As duas fotos foram tiradas com um celular bastante mediano, que não possui a melhor qualidade do mercado, mas a segunda foto foi tirada em local aberto e a primeira em local fechado.
Além disso, a primeira foto não está editada e não tem um bom ângulo.
Se eu estivesse vendendo essa vaso de flores, qual foto chamaria sua atenção?
O ideal é que você se coloque no lugar do cliente o tempo todo.
4. STORYS PARA VENDER MAIS NO INSTAGRAM
Tenho certeza que você já gastou bons minutos assistindo os storys para passar o tempo. Milhares de pessoas fazem isso todos os dias.
Um story é uma grande oportunidade de promover vendas!
A primeira parte é ter criatividade e não postar sempre os mesmos produtos e fotos.
Isso dá uma impressão para o cliente de que aquele produto está “encalhado”, ativando um gatilho de rejeição, ou seja, “se ninguém quis, não deve ser bom, então eu também não quero”.
Por outro lado, mostrar que os produtos estão vendendo rápido e que tem poucos disponíveis ativa o gatilho da escassez e urgência, fazendo com que o cliente queira o produto (mesmo sem precisar!).
Uma boa foto pode despertar a vontade do cliente em consumir o produto.
No storys você pode reunir a foto boa com informações a respeito do produto.
Com as informações certas no story, você pode focar nos clientes com grande potencial de compra.
Além disso, você pode utilizar os recursos que o próprio Instagram disponibiliza para os storys, como o “contagem regressiva”, as “perguntas”, a “enquete”, etc.
A seguir, eu vou te mostrar um exemplo do que NÃO FAZER e do que FAZER:
Note como a primeira foto não desperta vontade ou desejo de adquirir o produto.
Por outro lado, na segunda foto você está sugerindo ao cliente uma ideia, talvez algo que ele sequer tinha pensado em fazer!
Você pode usar também as enquetes para saber o que os seus clientes preferem em relação ao seu produto ou serviço e, a partir da resposta deles, aprimorar o seu negócio.
5. O PREÇO NO PRODUTO
O seu cliente deve entrar no seu perfil do Instagram e saber exatamente qual é o seu produto e como consumi-lo.
Mas como alguém pode consumir um produto se não sabe o preço?
Você vai ler em muitos lugares que não colocar o preço do produto é uma forma de ativar bons gatilhos mentais no seu possível cliente.
Na realidade, colocar o preço é um ato de respeito com o consumidor.
LEIA AINDA: PELA LEI, DEVO COLOCAR O PREÇO DOS MEUS PRODUTOS NA INTERNET?
Mesmo se não houvesse legislação a respeito disso, imagine a seguinte situação:
Você entra numa loja de roupas e todas estão sem etiqueta, então, cada vez que deseja saber o preço de alguma peça você tem que perguntar ao vendedor ou vendedora.
Concorda que seria uma situação desgastante? Então, por que na internet nós teríamos que fazer isso?
Você não precisa colocar o preço em todas as suas publicação e ficar expondo seus preços de forma exaustiva, é claro.
Mas a seguir vou te mostrar algumas ideias para expor o preço de forma coerente com a rede social:
- Colocar um DESTAQUE com um catálogo de preços;
- Fazer uma publicação com os preços fixos dos produtos;
- Colocar o preço na legenda das fotos do produto sem focar no valor, note: No lugar de “olhem esse produto, somente R$xx” você pode usar “Produto tal, vende muito por aqui, a gente ama <3 . R$xx”
6. HASHTAG NAS FOTOS
O uso de hashtag pode parecer inútil para você, mas acredite: é uma das principais formas de trazer novos para o seu negócio, porque envolve pessoas que já estão procurando especificamente pelo seu produto.
Se você tem um negócio local, uma ótica por exemplo, você pode marcar a localização, ou seja, a cidade onde está localizada a sua ótica, e colocar hashtags que você usaria caso estivesse precisando de óculos de sol.
Por exemplo: #oculos #óculos #óculosbom #óculosdesol #vendoóculos #compraróculos #compreóculosdesol #vendadeóculos #varejodeóculos #atacadodeóculos #modapraia
Isso serve para QUALQUER NICHO! Basta você pensar “qual hashtag eu usaria se estivesse precisando do meu produto?”
Além disso, o próprio Instagram já sugere as hashtags mais usadas, então é só aproveitar esse recurso.
7. ATENDIMENTO AO CLIENTE
É claro que não poderia faltar um ponto EXTREMAMENTE importante: o atendimento ao cliente.
O atendimento envolve simpatia e rapidez.
Um erro comum é achar que demorar a responder vai fazer o cliente pensar que seu negócio é muito procurado.
Além disso, não ache que respondendo rápido seu cliente vai entender que você não tem mais clientes para atender. Pelo contrário, um cliente ou possível cliente precisa ver que você é atencioso(a).
Quando você responde com rapidez e atenção, você mostra que se importa de verdade com cada venda, mesmo que ela não vá se concretizar naquele momento.
Não precisa ser rápido a ponto de “sufocar” seu cliente, mas passar horas (ou até dias) sem responder demonstra descaso.
Além disso, caso esteja muito ocupado(a) e veja a mensagem horas depois, ao responder seja gentil e educado(a), como gostaria que fizessem com você.
Já ouviu alguém dizer que nunca mais voltaria numa loja porque foi mal atendido? O mesmo ocorre na internet.
Provavelmente existem várias de pessoas vendendo o mesmo que você, portanto, o atendimento pode ser um grande diferencial.
8. CONSISTÊNCIA
Embora seja o último item, talvez a consistência seja o mais importante para o seu negócio online.
Para vender mais pelo Instagram não basta postar uma foto uma vez por mês e esperar os clientes aparecerem.
É necessário FREQUÊNCIA: nas postagens, nos storys, nos destaques, etc.
E não somente postar por postar, mas fazer postagens inteligentes.
Sugiro que você pesquise sobre gatilhos mentais. Eu os mencionei várias vezes neste post e, sem dúvidas, se usados corretamente, eles podem ajudar bastante o seu negócio.
Sugiro também que aprenda a planejar suas postagens; dessa forma sua publicidade não vai interferir no tempo dedicado às vendas.
PODE TE INTERESSAR: COMO USAR O TRELLO COMO PLANEJADOR DE PUBLICAÇÕES PARA REDES SOCIAIS
Não desistir é um ato verdadeiramente empreendedor.
LEIA TAMBÉM:
COMO MIGRAR O SEU COMÉRCIO PARA O DIGITAL
OS MELHORES CURSOS ONLINE GRATUITOS PARA EMPREENDEDORES DIGITAIS