Requisitos básicos que toda loja online precisa cumprir

Se você pensa em criar uma loja online ou já possui um comércio e deseja automatizá-lo, a seguir você vai encontrar os primeiros passos para isso.

Os três primeiros requisitos básicos para criar sua loja online são: Nicho, Forma e Nome.

 

NICHO

O NICHO consiste, basicamente, em determinar quais produtos serão vendidos na sua loja ou qual serviço será prestado. Após escolher seu nicho, consulte se seu produto ou serviço é reconhecido oficialmente, através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. A lista oficial do CNAE se encontra AQUI.

FORMA

Após a escolha do nicho, finalmente, você precisa escolher a forma ou as formas de venda do produto ou de prestação do seu serviço. Em outras palavras, escolher qual o canal de venda que você usará: Instagram, Facebook, E-mail, Whatsapp, Site…

Você também pode optar pela venda ser realizada por uma plataforma principal e o atendimento ao público por outra, por exemplo; as compras ocorrerão através de um site, o suporte ao cliente através do e-mail e o marketing por meio do Instagram.

NOME

Depois disso, escolhido o nicho e a forma, você precisará de um nome para sua marca. 

O primeiro passo desta etapa é escolher 3 alternativas de nome, isso porque ao abrir a empresa (caso você opte por formalizá-la desde o início) você deverá apresentar 3 opções no processo de Viabilidade.

Após, consulte se os prováveis nomes estão disponíveis na plataforma escolhida para vendas, por exemplo: se você escolheu um site, consulte o domínio e assim sucessivamente.

LEGALIZAÇÃO

Com os 3 fatores acima devidamente catalogados e escolhidos, você poderá dar início à parte burocrática de criação do seu e-commerce, que envolve: legislação, tributos e legalização.

Nicho, forma e nome são comparáveis à ponta do iceberg, tratando-se dos requisitos básicos para dar início ao processo de abertura de uma empresa. Porém, de fato, a parte realmente primordial é entender a legalização, para evitar que seu sonho de possuir um negócio virtual se torne um verdadeiro pesadelo.

POSTS RECENTES: