Estar online virou uma necessidade para os empreendedores. Descubra aqui o passo a passo para migrar o seu comércio para o digital.
Você é um empreendedor ou empreendedora, mas ainda não está presente no mundo virtual? Existem ótimos motivos para você começar um negócio digital ainda em 2020!
Na realidade, se você já possui um empreendimento, é ainda mais simples. Afinal, pode ser mais fácil migrar um negócio para o digital do que iniciar um do zero.
O QUE É AUTOMATIZAÇÃO?
O empreendedor deve se adequar à tecnologia, e para isso existem dois conceitos importantes: automatização e marketing.
A automatização consiste no poder de entregar um produto ou serviço a muitas pessoas, de forma simultânea e a qualquer tempo. O marketing, por sua vez, é o meio pelo qual você vai divulgar esse produto ou serviço.
Vamos tratar das melhores formas de automatização e de marketing de acordo com o seu ramo.
Sua empresa, no geral, pode ser um comércio ou uma prestadora de serviços. Existem outros setores, como indústria, por exemplo, mas nesta abordagem vamos tratar especificamente do comércio.
COMO AUTOMATIZAR UM COMÉRCIO?
Se você possui um estabelecimento físico, no qual sua empresa é responsável pela distribuição de mercadorias à varejo ou atacado, temos uma boa notícia: Você não vai precisar fechar seu negócio para migrar para o digital.
A internet é bastante abrangente e nada te impede de manter um comércio virtual e um comércio físico.
Existem várias formas de sua empresa se tornar digital, e você pode descobrir cada uma delas de acordo com o seu objetivo:
a) Divulgação; ou
b) Vendas online.
A DIFERENÇA ENTRE E-COMMERCE E LOJA VIRTUAL
Se o seu objetivo for se utilizar da internet para fazer propagandas e atrair mais público para o seu negócio, você pode usar redes sociais como o INSTAGRAM, FACEBOOK e, até mesmo, o YOUTUBE.
É claro que você conseguirá vender produtos através dessas redes sociais, no entanto, não haverá AUTOMATIZAÇÃO. Ou seja, a venda dependerá de um intermediário; não é feita automaticamente.
O e-commerce é o famoso SITE DE VENDAS e nele, sim, ocorre a AUTOMATIZAÇÃO, porque a venda é realizada sem a necessidade de interação humana.
Na maior parte dos casos, as redes sociais são ferramentas bastante úteis para marketing, enquanto sites são a forma de venda.
Um exemplo bastante simples:
MARIA é dona de uma loja física de roupas na cidade Y.
Ela deseja tornar seu empreendimento digital, quer enviar suas peças para todo Brasil, então decide criar um site para sua loja: www.lojadamariadoexemplo.com.br, além de continuar vendendo roupas em seu estabelecimento físico.
Maria nota, porém, que seu site não lhe gerou clientes, porque ninguém o conhecia.
Sendo assim, ela cria um Instagram para sua loja, divulgando todos os seus produtos lá e encaminhando as pessoas para comprar pelo site.
Essa é apenas uma das várias formas de utilizar o Instagram para fins comerciais.
Você pode estar pensando “Por que Maria simplesmente não vende pelo Instagram no lugar de manter um site?“
A resposta é simples: automatização.
Com o crescimento do seu negócio, Maria pode não dar conta de atender todas as demandas no Instagram, se perder nos pedidos, acabar atendendo algum cliente com negligência, atualizar manualmente o estoque, errar cálculos e outras ações semelhantes.
Um e-commerce, propriamente dito, garante uma melhor performance quanto ao armazenamento de informações (dos pedidos e dos clientes) e permite que várias compras sejam realizadas ao mesmo tempo com interferência humana quase nula.
COMO VENDER PELAS REDES SOCIAIS
Existem ferramentas auxiliares que podem ajudar a vender pelo Instagram sem possuir um site, mas na maior parte das vezes são pagas.
Em razão da crise causada pela COVID-19, o Instagram disponibilizou algumas ferramentas para ajudar os empreendedores, como a opção de fazer pedidos de refeição, por exemplo.
Além disso, existem anúncios que podem atrair possíveis compradores. Esses anúncios podem ser divulgados através do Instagram, do Facebook ou em sites autorizados pelo Google Adsense.
O local de divulgação dependerá de qual plataforma você usará. Mas, não adianta fazer o anúncio perfeito, atrair clientes e não possuir uma estratégia de vendas.
Por isso, é importante definir a principal plataforma de venda dos seus produtos.
Caso esteja decidido(a) que venderá através de alguma rede social, organize-se de forma que seu cliente saiba exatamente as informações essenciais:
- produtos em estoque;
- forma de entrega;
- prazo de entrega;
- valores;
- informações do produtos (cores e tamanhos disponíveis, por exemplo);
- etc.
Por outro lado, se seu intuito é utilizar as redes sociais para marketing, invista nas fotos de qualidade, publicações originais, integração e produção de conteúdo constante.
COMO VENDER PELO WHATSAPP
Para aqueles que não entendem muito bem sobre o funcionamento das redes sociais e querem apenas aumentar suas vendas, mas permanecer com foco no estabelecimento físico, o Whatsapp é a melhor opção.
Através dele você poderá manter seus clientes informados das novidades sobre seus produtos, realizar vendas personalizadas, reservar mercadorias (se for viável) e divulgar produtos e promoções.
Confira algumas ferramentas que podem te auxiliar nisso:
- STATUS DO WHATSAPP
A primeira dica para quem deseja usar o Whatsapp para venda é fazer boas fotos. Essas fotos podem ser publicadas no status, de forma que você mostre aos seus contatos os produtos novos e disponíveis.
- GRUPO DO WHATSAPP
Algumas pessoas tem o receio de permanecer nos grupos do Whatsapp por não gostarem de ficar recebendo mensagens que não sejam relativas ao objetivo do grupo.
Atualmente, já é possível criar um grupo no qual somente os administradores podem publicar, sendo assim, basta criar o grupo e utilizá-lo apenas para divulgação dos produtos, atualizando sempre, mas sem conteúdo repetitivo.
- CATÁLOGO DE PRODUTOS
Outra opção bastante interessante é a criação de um catálogo para expor seus produtos. Esses catálogos podem ser feitos e distribuídos em PDF, por aplicativos, estilo revista, etc.
Já existem inúmeras ferramentas que fazem esse tipo de exposição (algumas até gratuitas) e, dessa forma, o cliente já vai saber as informações do produto, então se ele te procurar a venda é praticamente certa.
Além disso, o próprio Whatsapp Business possui a opção de adicionar um catálogo. Veja como usar a ferramenta no artigo “COMO VENDER PELO WHATSAPP – PASSO A PASSO“.
COMO FORMALIZAR SUA LOJA ONLINE
A parte burocrática de migrar um negócio para o mundo virtual consiste, resumidamente, na escolha das atividades.
Se você já possui um comércio, vamos entender que possui CNPJ e ele está devidamente legalizado. Tanto o empreendimento físico quanto o digital devem ser formalizados.
Para saber se você vai precisar acrescentar alguma CNAE ao seu CNPJ e fazer uma alteração na sua empresa, você deve analisar QUAIS atividades está desenvolvendo a mais.
A CNAE da loja online será considerada a mesma do comércio tradicional.
No entanto, se você desenvolver mais atividades, como parcerias remuneradas com marcas, publicidades, por exemplo, é interessante que você as formalize na sua Inscrição Federal.
É fundamental que todas as atividades exercidas na prática sejam semelhantes às atividades constantes no CNPJ.
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