O que você está esperando para fazer parte do mundo digital? Neste post eu vou te mostrar bons motivos para você começar seu negócio digital ainda este ano ou migrar o seu empreendimento para o universo digital o mais rápido possível!
O mercado digital tem tomado espaço no mundo dos negócios. O empreendedorismo digital foi a saída que muitas pessoas encontraram em meio a crise, além de gerar empregos por todo o mundo. Não podemos negar que a nossa realidade agora é essa e que as empresas existentes precisam se adequar.
Os consumidores procuram facilidade, e o mundo virtual é um dos maiores responsável por atender essas expectativas.
Atualmente, é possível fazer praticamente tudo sem sair de casa. Com apenas um clique você pede sua comida, aprende uma nova habilidade, se reúne com várias pessoas, resolve assuntos importantes, trabalha, se comunica, faz compras, assiste o filme ou a série que quiser na hora escolhida e programa por você, consegue uma carona, pode ter contato com qualquer pessoa do mundo e muito mais.
Caso você ainda não esteja convencido(a) que o mundo agora é digital (e não vai voltar atrás!), veja a seguir 8 bons motivos para você ingressar no mercado online.
Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. – BILL GATES
1. NECESSIDADE
Se tem uma coisa que a Covid-19 nos ensinou foi que a internet é uma forma INDISPENSÁVEL para manter um empreendimento. A pandemia não possui apenas consequências físicas, ela afeta todas as áreas de uma sociedade.
Enquanto MUITOS estabelecimentos estão falindo durante a crise, existem empresas crescendo por terem investido tempo, dinheiro e pessoas no mundo digital.
Esse é um posicionamento EXCLUSIVAMENTE técnico e voltado para a CRISE FINANCEIRA causada pelo Corona Vírus, mantendo o total zelo e respeito por todas as vítimas das consequências físicas e emocionais causadas pelo vírus.
2. MENORES RISCOS QUANTO À EVENTOS DA NATUREZA
Certamente, esta não é uma imunidade absoluta, afinal, uma chuva, um vento ou algum outro evento da natureza pode interferir na sua internet de forma que a deixe lenta ou sem funcionamento durante determinado período.
Porém, convenhamos, com um negócio digital o risco de você perder toda sua mercadoria com enchentes ou ter seu estabelecimento arrombado por vândalos, por exemplo, é praticamente inexistente.
Os efeitos dos eventos da natureza sobre algo impalpável (como a internet) será exageradamente menor do que sobre algo físico ou um estabelecimento fixo.
Você não precisa ser 100% digital, mas considerar inovar sua forma de negócio por meio do mundo virtual é uma ótima opção.
3. COMODIDADE PARA O PÚBLICO
Uma pesquisa de estatísticas feita pelo 99firms mostrou que até 2040, espera-se que cerca de 95% de todas as compras ocorram via comércio eletrônico.
A pesquisa ainda menciona que:
"Mesmo que uma empresa não venda produtos online, é provável que muitos de seus clientes tomem decisões de compra offline com base nas informações disponíveis no site da empresa"
Ou seja, só o fato de você possuir um catálogo online de produtos ou fornecer informações da sua empresa pela internet, por exemplo, já facilita a captação de clientes.
Algumas alterativas para manter um negócio digital e físico ao mesmo tempo são:
Vendas via Whatsapp;
Enviar catálogo online de seus produtos para seus contatos;
Marketing por meio de redes sociais;
Anunciar sua empresa no Google; e
Se cadastrar no "Meu Negócio" do Google para que todos encontrem informações reais da sua empresa.
4. A INTERNET É DEMOCRÁTICA
Ela permite que qualquer pessoa com algum conhecimento aplicável tenha uma fonte de renda, principalmente pelo simples fato de agregar valor na vida de outras pessoas ou disponibilizar oportunamente o produto que uma pessoa necessita.
A internet não pede experiência, currículo, diploma ou formação profissional.
5. POSSIBILIDADE DE CONHECER SEU CLIENTE OU SEU PÚBLICO
A internet te fornece mecanismos para conhecer melhor o seu cliente ou seu público.
Isso gera duas enormes vantagens: seu produto/serviço vai ser redirecionado para pessoas que realmente se interessam por ele e você pode conhecer as características dessas pessoas.
Portanto, faz com que você tenha a oportunidade de melhorar aquilo que você fornece, através do conhecimento destes dados.
6. A SUA CONCORRÊNCIA ESTÁ NO MUNDO VIRTUAL
Seja qual for seu conteúdo, serviço ou produto, existe alguém, em algum lugar do mundo, fazendo isso de forma online.
Arrisco afirmar que é bem possível que você já tenha recorrido ao mundo digital para saber de alguma informação sobre a atividade que você exerce hoje, portanto, o que você está esperando para migrar o seu empreendimento para o digital?
7. A INTERNET SEMPRE TEM PÚBLICO
Não existe um público padrão na internet, em outras palavras, não só são crianças e adolescentes que utilizam a internet, por exemplo.
Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em março de 2019, revela que 34% das pessoas acima de 60 anos utilizam a internet.
Sem dúvidas, a falta de público não será um problema para você iniciar seu empreendimento digital.
8. AUTOMATIZAÇÃO
Automatizar um negócio é a capacidade de funcionamento sem a necessidade de intervenção humana.
Se você possui uma loja física, por exemplo, você estará sujeito ao horário comercial de trabalho, dependerá de pessoas para realização de vendas e o número de clientes comprando simultaneamente estará limitado ao espaço disponível no local.
A internet exclui essas condições: é como se você tivesse algo trabalhando para você 24 horas por dia durante os sete dias da semana.
É claro que os benefícios de migrar para o mundo virtual ou abrir um negócio online não se resumem a esta lista. Muitos motivos não foram citados, como o baixo investimento inicial e a desburocratização do processo de abertura, mas espero que a inovação e a informação estejam presentes no seu negócio a partir de hoje.