Redes sociais: O guia definitivo de marketing para pequenas empresas

guia rápido de marketing para pequenas empresas

Este artigo é para proprietários de pequenas empresas que desejam aprender sobre os diferentes tipos de redes sociais e como elas podem alavancar seu negócio.

Usar a mídia social para os negócios pode ser uma ótima maneira de se envolver com os clientes, ver a concorrência e desenvolver a voz da marca.

Somente o Facebook tem 2,7 bilhões de usuários ativos mensais. As principais plataformas de mídia social utilizadas para negócios incluem Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Se sua empresa não estiver nas mídias sociais, você pode estar perdendo um valor significativo, incluindo novos clientes, percepções sobre sua marca e oportunidades de audiência e engajamento com clientes e concorrentes.

Além disso, as redes sociais podem ser uma forma altamente econômica de alcançar seus clientes de forma personalizada.

A mídia social oferece capacidade de direcionamento, bem como alcance e escala, a um custo menor do que quase todos os outros canais de marketing.

– Abdul Muhammad

Se você está pensando em colocar sua empresa nas redes sociais, é importante considerar quais plataformas são adequadas para o seu negócio e fornecerão maior valor.

Nem toda plataforma de mídia social é adequada para todos os negócios, então você deve investir seu tempo e habilidades nas plataformas onde você tem maior probabilidade de alcançar e interagir com seu público-alvo.

Cada plataforma tem uma missão, um propósito e um público único. Por exemplo, o Instagram é focado em recursos visuais, enquanto o Twitter permite que você injete alguma personalidade em suas postagens e se envolva com os seguidores.

As pessoas estão nas redes sociais o dia todo, todos os dias – as marcas devem ir aonde as pessoas estão.

– Abdul Muhammad

Para ajudá-lo a aprender mais sobre as diferentes plataformas disponíveis, aqui estão as descrições das plataformas de mídia social mais populares para pequenas empresas:

Facebook

O Facebook é uma rede de mídia social muito popular com um público variado, com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais em 2020.

Toda empresa deveria ter uma página no Facebook. Quando usada corretamente, uma página do Facebook pode ser inestimável para uma pequena empresa.

Você pode usar o Facebook para compartilhar tudo, desde fotos a atualizações importantes da empresa. Com uma conta empresarial, você tem acesso a poderosas ferramentas de publicidade e análises aprofundadas.

As páginas comerciais também têm muitas opções de personalização. Você pode usar o Facebook para destacar informações como suas informações de contato, horário de funcionamento e os produtos e serviços que você oferece.

Instagram

O Instagram também é incrivelmente popular, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos em 2020.

Do Instagram Live ao Instagram Stories, não faltam ferramentas que as empresas podem usar para promover seus serviços e produtos.

O Instagram é uma plataforma visual baseada inteiramente em postagens de fotos e vídeos, então é melhor para empresas que têm um forte conteúdo visual para compartilhar.

É importante observar que esta plataforma é quase totalmente móvel: você não pode tirar fotos ou criar novas postagens na versão desktop (embora algumas ferramentas de gerenciamento de mídia social, como Facebook Creator Studio, permitam agendamento direto do Instagram em suas plataformas desktop e móvel).

Independentemente disso, a pessoa que administra sua conta deve ter um bom olho para os detalhes e, pelo menos, habilidades básicas de fotografia, garantindo que as fotos e vídeos postados em sua conta sejam de alta qualidade.

Twitter

Embora o Twitter seja ótimo para atualizações curtas, engajamento com seguidores e compartilhamento de links para postagens de blogs, não é para todos os negócios.

No Twitter, você pode compartilhar tweets curtos (240 caracteres ou menos), vídeos, imagens, links, enquetes e muito mais. Também é fácil interagir com o seu público nesta plataforma, mencionando os usuários em suas postagens, junto com curtir e retuitar.

Se você tem uma empresa altamente visual ou não tem uma voz de marca forte, convém pular esta rede de mídia social. No entanto, muitas empresas se destacam no Twitter, porque têm uma voz única sobre a marca na plataforma e usam isso a seu favor.

Outras empresas usam essa plataforma para lidar com o atendimento ao cliente, porque os clientes que também são ativos na plataforma procurarão empresas para expressar preocupações ou compartilhar elogios.

Se você tem um conteúdo interessante e pode expressar esse conteúdo de uma forma envolvente, o Twitter é uma ótima ferramenta para divulgar rapidamente.

Hashtags ajudam a impulsionar as postagens, e se um usuário com muitos seguidores retuitar você, seu conteúdo pode se tornar viral. Mas com o Twitter, é importante encontrar o equilíbrio.

Não compartilhe apenas seus links ou mídia; certifique-se de compartilhar também muito conteúdo interessante e relevante de outros usuários do Twitter.

Pinterest

Esta plataforma orientada visualmente permite que os usuários salvem e exibam conteúdo “fixando” quadros de avisos digitais, que podem ser organizados por categoria.

Por exemplo, um usuário pessoal pode ter um quadro de comida dedicado a receitas, outro quadro dedicado a fotografia e assim por diante.

Cada Pin (é como se chama as imagens do Pinterest) inclui uma imagem ou vídeo, tornando-o uma plataforma puramente visual. Sendo assim, o Pinterest não é o lugar para você compartilhar informações como seu horário comercial.

O Pinterest é ótimo para empresas de nicho, mas pode não ser para todas as empresas. As categorias populares no site são projetos DIY, moda, exercícios, beleza, fotografia e comida.

Isso não quer dizer que as empresas fora dessas categorias não possam ter sucesso na plataforma, mas torna o Pinterest uma ferramenta de marketing especialmente boa para empresas nessas áreas.

YouTube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeo onde as pessoas podem ver, enviar, avaliar, compartilhar e comentar sobre o conteúdo. Agora pertencente ao Google, o site é um grande centro de notícias e entretenimento.

Muitas empresas no YouTube têm um componente criativo, visual ou educacional. A plataforma é altamente criativa por natureza, por isso é importante que você tenha um editor de vídeo dedicado à produção de conteúdo (ou que você mesmo aprenda a desenvolver essa função).

No entanto, sua empresa não precisa de um canal para comercializar na plataforma – há uma subcultura de influenciadores do YouTube que publicam vídeos frequentes e alcançam grandes públicos.

Frequentemente, as empresas fazem parceria com YouTubers para colocação de produtos porque esses usuários já têm públicos engajados.

Parcerias com influenciadores do YouTube pode ser uma maneira mais fácil de divulgar seu negócio na plataforma, já que você não precisa investir tempo e esforço para criar conteúdo e conquistar seguidores, o que pode levar anos.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber antes de contratar um influenciador para o seu negócio

LinkedIn

O LinkedIn tem 260 milhões de usuários mensais e é a melhor plataforma para networking profissional. É um ótimo lugar para encontrar os melhores talentos, posicionar-se como um líder do setor e promover o seu negócio.

O LinkedIn foi projetado para ser mais profissional do que outras plataformas de mídia social e é voltado para empresas e profissionais.

Os usuários criam perfis semelhantes a currículos, e as empresas podem criar páginas que mostram seus negócios. Como o LinkedIn é uma plataforma profissional, é o melhor lugar para publicar vagas de emprego e informações sobre a cultura da sua empresa.

Você pode ingressar em grupos do LinkedIn específicos do setor para fazer e responder perguntas, o que pode ajudá-lo a estabelecer o reconhecimento da marca e trazer usuários para a página da sua empresa e site.

Como no Twitter, é melhor ter uma mistura de conteúdo original e compartilhado em sua página, portanto, comprometa-se a criar conteúdo profissional e sofisticado relacionado ao seu negócio.

TikTok

TikTok, a plataforma de sucesso relativamente nova em que os usuários criam e compartilham vídeos curtos, pode ser uma opção de sucesso para as empresas, mas apenas se usada corretamente.

Como o TikTok é mais popular entre a geração Z (bastante exigente), pode ser difícil encontrar o tom certo para ter sucesso como negócio.

Se você deseja criar uma conta TikTok, certifique-se de ter um conhecimento profundo de sua marca e como isso se traduz especificamente no TikTok. Veja como outras empresas estão lidando com isso antes de você mesmo tentar.

Conclusão: As principais plataformas de mídia social para negócios são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e TikTok.

Benefícios do uso de mídia social para pequenas empresas

Existem várias vantagens em usar a mídia social para negócios, que aumentam à medida que a mídia social se torna mais enredada na sociedade. Aqui estão 8 benefícios de usar a mídia social para o seu negócio.

1 – Conscientização da marca

Bilhões de pessoas em todo o mundo usam as mídias sociais todos os dias e faz sentido colocar sua empresa onde os clientes estão. Aproximadamente 60% dos usuários do Instagram disseram que encontram novos produtos usando a plataforma, o que faz com que valha a pena.

2 – Personalidade da marca

Está se tornando mais importante do que nunca para as empresas terem uma voz distinta e se envolverem com os clientes em um nível humano. A mídia social fornece um caminho fácil para isso, permitindo que você desenvolva uma identidade e uma voz para mostrar os valores da sua marca e se envolver com os seguidores.

3 – Liderança inovadora

A mídia social oferece uma oportunidade para as empresas aprenderem e se destacarem de seus concorrentes, estabelecendo-se como líderes do setor por meio de conteúdo envolvente e relevante. Você pode fazer isso compartilhando conteúdo criativo no Instagram, escrevendo postagens de blog atenciosas para o LinkedIn ou mostrando uma nova perspectiva em tweets.

4 – Aumento do tráfego do site

Se seus seguidores gostam do seu conteúdo de mídia social, eles se interessam por você e vão ao seu site para saber mais sobre o seu negócio, o que significa maior tráfego no site e potencialmente mais vendas para você.

5 – Gestão de reputação

Reputação é tudo, e a mídia social oferece a oportunidade perfeita para se comunicar com os clientes e resolver problemas rapidamente. Você pode até criar uma hashtag especial que seus seguidores podem usar se tiverem uma pergunta ou reclamação para garantir que ela seja vista pelas pessoas certas. Você também pode usar a mídia social para destacar críticas ou comentários positivos.

6 – Analytics e insights

A maioria das plataformas de mídia social tem suas próprias ferramentas de análise, que permitem monitorar coisas como sua contagem de seguidores, taxas de engajamento e taxas de cliques. Esses números podem ajudá-lo a descobrir a quais tipos de conteúdo seus seguidores respondem melhor e ajustar sua estratégia de marketing de acordo.

7 – Análise de concorrente

A mídia social não é boa apenas para envolver seus clientes – você também pode usá-la para ficar por dentro do que seus concorrentes estão fazendo. Siga seus concorrentes e observe o que parece funcionar bem para eles e o que não funciona. Trabalhe esses insights em sua estratégia de marketing de mídia social.

8 – Anúncios direcionados

Criar anúncios em plataformas sociais tem a enorme vantagem de poder direcioná-los para se adequar especificamente ao seu público. A pesquisa mostrou que os usuários respondem melhor quando os anúncios são personalizados para eles, e isso geralmente aumenta o engajamento.

Há muitos benefícios em usar a mídia social para pequenas empresas, incluindo acesso a análises, aumento no tráfego do site e a chance de desenvolver uma personalidade de marca.

Como usar a mídia social para negócios – PASSO A PASSO

Aqui estão algumas dicas e práticas recomendadas para ajudá-lo a ter sucesso nas redes sociais.

Publique de forma consistente

Você quer que seus seguidores saibam o que esperar de você, então siga uma programação de postagem consistente. Isso também o ajudará a evitar postar muito, o que pode ser desanimador para seus seguidores.

Divirta-se com isso

Fornece maneiras divertidas de gerar mais leads e interagir com seus clientes, como a realização de concursos, links para seu site ou ofertas especiais em sua biografia de perfil e hospedagem de vídeos ao vivo com atualizações ou notícias empolgantes. Você também pode utilizar as lojas do Facebook ou Instagram para vender diretamente nas plataformas de mídia social.

Conheça o seu público

Use suas ferramentas de análise para ver informações demográficas, comportamento do cliente e tendências de mídia social para informar seu conteúdo. Saber o que seu público quer ver de você e responder de acordo pode ajudar muito a aumentar suas taxas de engajamento.

Elabore uma estratégia de marketing de mídia social

A melhor maneira de garantir o sucesso nas redes sociais é apresentar um plano. Isso significa sentar e criar uma estratégia de marketing de mídia social que inclua cada plataforma que você planeja usar.

VEJA AINDA: Como criar uma estratégia de mídia social – PASSO A PASSO

Perguntas frequentes sobre mídias sociais para pequenos negócios

Qual mídia social é melhor para os negócios?

Isso depende muito do tipo de negócio e de seus objetivos de mídia social.

O Facebook tem a maior audiência e mais espaço para personalizar seu marketing de mídia social.

O Twitter é o melhor para receber feedback e interagir diretamente com os clientes.

O Pinterest é ideal para pequenas empresas e nichos de mercado que podem comercializar diretamente no site.

O YouTube é indiscutivelmente a melhor mídia social para direcionar o tráfego para outros sites, como a página de uma empresa onde os clientes podem fazer compras.

A melhor mídia social é aquela que você pode usar para os objetivos específicos do seu negócio.

Quais são as desvantagens das mídias sociais para as empresas?

As desvantagens da mídia social dependem muito das plataformas que você usa, mas existem algumas desvantagens universais.

O primeiro é o investimento. Leva tempo para gerenciar uma conta de mídia social e, se você estiver terceirizando o trabalho, vai custar algum dinheiro para pagar por esse tempo.

Outra grande desvantagem é o potencial de publicidade negativa. Algo tão simples como um erro de digitação pode enviar uma mensagem muito errada e, mesmo depois de fazer as correções, as consequências da má publicidade persistirão.

É praticamente inevitável que uma conta de mídia social encontre tópicos políticos ou controversos, e alguém com certeza não gostará do discurso de sua empresa.

Um dos riscos mais difíceis de gerenciar é a influência de seus seguidores nas redes sociais.

Eles sempre representarão uma pequena parte do total de seus clientes, mas serão os mais expressivos e podem levá-lo a interpretar mal o que a maioria de seus clientes realmente deseja ou pensa.

Colocar muitas ações nas mídias sociais pode levar uma empresa a um mau caminho. Tenha sempre em mente as bandeiras da sua empresa e seja fiel a elas, isso te ajudará nos momentos de questionamento.

Qual orçamento você deve definir para marketing de mídia social?

Não existe um número mágico para o marketing de mídia social.

Embora você provavelmente deva gastar pelo menos um pouco de dinheiro com isso, o quanto você receberá com seus gastos dependerá da eficiência de sua campanha.

De acordo com a WebStrategies, as empresas normalmente gastam de 15% a 25% de seu orçamento total de marketing digital em mídias sociais.

Isso é um bom ponto de partida, mas você pode e deve ajustar seus gastos de acordo com as estatísticas de retorno do investimento, assim que esses números estiverem disponíveis.

Fonte: Business News Daily e Saige Driver

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