Veja os 9 itens que não podem faltar em um Contrato de Gestão de Tráfego e as principais dicas para gestores de tráfego pago e orgânico.
Gestão de tráfego é um serviço cada vez mais requisitado pelas empresas que desejam ter mais visibilidade e atingir o maior número de clientes ou atrair público.
Com as mídias sociais sendo cada vez mais utilizadas no Brasil e no mundo, o marketing digital tornou-se praticamente obrigatório para quem possui um empreendimento, o que acarreta no surgimento de profissões em potencial, como gestores de tráfego, influenciadores digitais, social media, entre outros.
O número de agências de marketing digital também está aumentando, assim como a demanda para esse tipo de serviço. Se você trabalha no meio digital com agenciamento de marketing, independente da área, não deixe de conferir o artigo Contrato no Marketing Digital, nele eu resumi os principais contratos utilizados pelas agências de marketing.
O objetivo é que este post seja bastante claro e objetivo, por isso vamos evitar a linguagem jurídica e formal. O intuito é informar o leitor sobre os requisitos essenciais de um contrato de gestão de tráfego.
Este site é repleto de conteúdo jurídico voltado para Empreendedores Digitais; todos os dias atualizamos nosso conteúdo sobre a parte burocrática de possuir um negócio online. Alguns artigos que podem te ajudar:
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Contrato para Gestor de Tráfego Pago X Tráfego Orgânico/Social Media
Se você já trabalha com gerenciamento de tráfego, com certeza já conhece a diferença entre o tráfego pago e orgânico. Porém, em relação aos contratos formais, será necessário distinguir o serviço prestado.
Sendo assim, se a gestão envolve o tráfego pago e você trabalha com Facebook Ads e/ou Google Ads, considere as informações deste artigo. Mas, se você trabalha com o gerenciamento de sites e/ou redes sociais, atuando somente no tráfego orgânico (gratuito), considere os conteúdos voltados para o Social Media.
O Social Media, em regra, não trabalha com o tráfego pago e gerenciamento de anúncios, tendo como foco estabelecer estratégias para pessoas/empresas alcançarem um público maior por meio do tráfego orgânico em suas redes sociais.
Como o tráfego – pago ou orgânico – é o caminho para conseguir leads, existem profissionais que combinam serviços de social media com serviços de gestão de tráfego pago. Para esses, a melhor orientação é utilizar o conhecimento abaixo combinado às informações do post sobre Social Media.
Por que o gerenciador de tráfego deve ter um contrato?
Muitas pessoas possuem uma visão distorcida de contrato. Quando lemos a palavra “contrato” logo pensamos em várias folhas grampeadas, palavras difíceis, advogados, testemunhas, etc. Inclusive, vemos pessoas ofendidas ao se deparar com a celebração de um contrato. Existe o pensamento errôneo de que “se precisa de contrato é porque não confia o suficiente”.
Um contrato não precisa ser visto como algo de outro mundo, afinal, até mesmo um e-mail que você envia e recebe um “OK” como resposta, já pode confirmar a existência de relação jurídica.
Você firma contratos diariamente, porém não são contratos escritos e formais.
Veja esta situação: Você conversa pelo Whatsapp com o cliente e fecha com ele 1 mês de gestão de tráfego em troca do valor X. Do ponto de vista jurídico, vocês celebraram um contrato BILATERAL, ONEROSO e NÃO-SOLENE.
Em outras palavras, o contrato celebrado foi realizado entre duas pessoas – bilateral-, houve vantagem econômica – oneroso – e foi realizado sem formalidades previstas em lei – não-solene.
Na conversa do Whatsapp vocês não acordaram sobre exclusividade, confidencialidade, valores extras, obrigações de cada parte… Percebe como é difícil depender de algo tão frágil?
Um contrato envolve características especificadas em lei, direitos, obrigações, princípios contratuais, causas de nulidade e anulabilidade, análise de documentação… Por isso a importância de celebrar um contrato escrito e, principalmente, evitar modelos prontos.
Requisitos básicos de um Contrato de Gestão de Tráfego
É importante que o contrato conste com clareza características como as obrigações de cada parte, prazos, exclusividade ou não-exclusividade, a forma de pagamento, etc. A intenção aqui é deixar cada característica bem clara e mostrar como isso afetará a sua vida prática.
O Contrato de Gestão de Tráfego Pago deve ser personalizado entre você e seu cliente. Não se preocupe em manter uma linguagem culta, preocupe-se em ser claro(a).
Para facilitar este processo, é viável que seu contrato contenha o seguinte:
1. Informações das partes
No início do contrato, é comum que conste os termos “CONTRATANTE”, no caso seu cliente, e “CONTRATADO”, ou seja, o gestor de tráfego, juntamente às respectivas informações, como CPF/CNPJ, endereço, endereço eletrônico, documento de identificação, etc.
É sempre bom colocar o máximo de informação possível na qualificação das partes. Afinal, se você precisar recorrer à Justiça, deverá informar os dados da parte contrária e onde encontrá-la.
2. Obrigações de cada parte
Nas obrigações, será descrito (como uma lista) o que cada parte tem o DEVER de fazer. Na realidade, essa pode ser considerada uma das partes mais importantes de um contrato, porque existem multas em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas.
3. Prazo da prestação serviço;
Você terá duas opções: Estabelecer um prazo ou ser contratado por prazo indeterminado. O perigo de não estabelecer um prazo é, justamente, o risco maior de não-cumprimento de alguma obrigação.
Optando pelo prazo indeterminado, será necessário possuir uma atenção maior à multa de descumprimento e às cláusulas de rescisão automática, sendo mais viável, em alguns casos, estabelecer um prazo com hipóteses de renovação automática.
4. Forma de renovação do contrato
De forma resumida, a cláusula a respeito da renovação automática entende que o contrato somente NÃO será renovado, se uma das partes expressar isso de forma escrita, o que é chamado no Direito de “manifestar expressamente”.
5. Exclusividade
Na Cláusula de Exclusividade constará se o gestor de tráfego poderá firmar outros contratos com empresas do mesmo ramo e atividade do Contratante. Tão importante quanto isso, é a Cláusula de Confidencialidade, na qual as partes se comprometem a manter em sigilo das informações que julgarem necessárias.
6. Confidencialidade
O sigilo é uma parte essencial do Contrato de Gestão de Tráfego, pois é comum o profissional ter acesso direto às senhas e informações confidenciais do seu cliente.
7. Custos do tráfego pago
Importante mencionar que o serviço de gestão de tráfego pago envolve valores a serem investidos nos anúncios. O contrato deve constar qual parte irá financiar essa etapa do processo.
8. Descrição do serviço de gestão de tráfego
Será necessário descrever claramente o serviço prestado. É essencial que seu contrato contenha, no mínimo, as plataformas utilizadas para realizar os anúncios, quantas campanhas de marketing serão realizadas e o tempo de duração de cada uma delas.
9. Valor da prestação de serviço
As partes são livres para definir o valor do serviço, a forma de pagamento e seu prazo, até mesmo no caso de permutas.
Esses são apenas alguns dados que podem ser considerados como essenciais no Contrato de Gestão de Tráfego Pago. Lembrando que a gestão de tráfego orgânico está diretamente ligada ao Social Media, por isso envolve outras características essenciais.
O que fazer antes de celebrar um contrato? Dicas práticas
Vamos desmistificar algumas questões: o contrato tem a função de estabelecer a segurança jurídica das partes. Em outras palavras, o contrato irá te resguardar de problemas futuros ou apresentar a solução caso algo saia do combinado.
Porém, se você ainda enxerga contrato como algo burocrático ou apenas como uma formalidade, confira 2 dicas que te ajudarão no processo de prestar seus serviços de maneira mais profissional:
– Tenha um CNPJ
Já reparou como nós nunca nos importamos em assinar contratos quando vamos firmar algum contrato com empresas, bancos e afins? Isso acontece porque é normal da população achar que uma empresa realmente precisa ter seus documentos devidamente em ordem.
O mesmo acontece quando o seu trabalho na internet possui CNPJ: a outra parte entende que você é uma pessoa jurídica e precisa manter em dia toda a burocracia da sua empresa, por isso concorda que será necessário firmar um contrato formal.
Ter um CNPJ demonstra para seus clientes a seriedade do seu trabalho online, mostrando que não se trata de um hobby.
Ter uma empresa não significa alugar um ponto, contratar funcionários, ir à Prefeitura, resolver questões contábeis, etc. Você pode, perfeitamente, trabalhar na sua casa, captar seus clientes e ser a sua própria empresa.
Agora que você já entende o poder de transformar seu trabalho na internet em uma empresa, vamos à última dica referente ao contrato para gestor de tráfego.
– Assine o contrato eletronicamente
Esta é uma dica de ouro. Você não precisa gastar tempo do seu dia imprimindo e levando o contrato até as partes envolvidas.
Hoje em dia, existe a assinatura eletrônica e através dela é possível que todas as partes do contrato o assinem virtualmente. Aprenda o passo a passo para assinar documentos online AQUI.
Vale ressaltar que a assinatura eletrônica possui validade jurídica, ou seja, se algo sair do controle e vocês precisarem acionar a Justiça, ela é válida para que seu contrato seja utilizado na ação judicial.
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