Você sabia que é possível aumentar o número de acessos de um site sem gastar com tráfego pago? Veja aqui 4 dicas para atrair tráfego orgânico no seu site ou blog.
Esse artigo pretende te ajudar, de forma prática, a criar mais tráfego para o seu site, de forma orgânica e que traga excelentes resultados para o seu negócio online.
O que é tráfego orgânico e pago?
De forma resumida, tráfego orgânico em um site consiste nas visitas que ele recebe sem a necessidade de investimento em dinheiro para distribuição do conteúdo. Já o tráfego pago ocorre quando os usuários chegam ao site através de campanhas pagas.
Tráfego orgânico e tráfego pago podem ser aplicados como estratégias do marketing digital nos mais diferentes tipos de empreendimentos, utilizando vários canais, como Google, Facebook, Instagram, etc.
Quando você pesquisa por algo no Google e aparece um primeiro resultado com a palavra “ANÚNCIO” antes do título, significa que aquele é um conteúdo patrocinado, ou seja, houve o pagamento de uma determinada quantia para uma campanha pré-determinada ficar no ar e aparecer para um público específico.
Essa campanha pode ser em forma de texto, imagem ou vídeo. Por outro lado, se você acessa um site ou um perfil em uma rede social, sem ter sido direcionado para eles através de um anúncio, pode-se dizer que o seu acesso foi orgânico.
O tráfego orgânico é construído através de constância, persistência e autoridade, mas existem fatores que podem ajudar nesse processo. Veja a seguir 4 dicas para gerar tráfego orgânico para o seu site e atrair mais visitantes.
Como aumentar as visitas do meu site com tráfego orgânico
Assim como qualquer estratégia de marketing digital, o primeiro passo para aumentar o tráfego de um site envolve planejamento. Por isso, este artigo conta com dicas práticas para gerar mais audiência e as formas de colocar cada uma delas em prática:
1 – Arrume seu site
a) Escrever pensando no público
b) Revisar os posts com frequência e filtrar comentários
c) Aumentar a velocidade do site
d) Acompanhar relatórios mensais
2 – Aparecer na primeira página do Google
a) Técnicas de SEO
b) Pesquisa de palavras-chave
3 – Divulgação estratégica
a) Presença nas redes sociais
b) Redes sociais de fácil acesso externo x Redes sociais de difícil acesso externo
c) Constância e planejamento na divulgação
4 – Menção em outros sites
Cada dica acima será acompanhada de tutoriais práticos e explicações, com o objetivo de te ajudar a conseguir mais visitas no seu site.
1 – Arrume seu site
Antes de focar em conseguir mais audiência para o seu site, responda à seguinte pergunta: Seu site está preparado para receber muitos acessos?
O foco aqui é que o seu site precisa estar preparado para um grande volume de usuários, caso seja esse seu objetivo. Para isso, você pode seguir algumas dicas práticas:
Escrever pensando no público
Antes de começar a escrever, é importante mapear uma estrutura geral para seu post, estabelecer subtítulos e pensar no público que irá consumir seu conteúdo.
Todas as otimizações feitas no seu site devem ser visando o seu público. Esteja atento(a) às características dele e adapte-se a elas.
Um exemplo: No meu site eu escrevo sobre os direitos e deveres dos empreendedores digitais. Sabendo disso, não adianta eu usar uma linguagem formal e lotada de termos jurídicos, de forma que o público não entenda a informação passada. Por outro lado, eu também não devo usar uma linguagem completamente informal ou com o uso de gírias, pois isso afetaria a imagem profissional por trás dos textos do blog.
Sendo assim, se o seu site tem um nicho definido e um público-alvo com características específicas, adeque a escrita dos textos aos seus usuários.
Revisar os posts com frequência e filtrar comentários
É comum acrescentar elementos temporais em textos de um blog, como por exemplo o ano no qual foi escrito. Porém, é necessário atualizar sempre este tipo de informação.
Existem duas formas de atualizar os posts do seu site:
a) Atualização do próprio artigo; ou
b) Atualização através de um novo artigo.
A primeira opção é útil para assuntos menos complexos que dependam de atualizações simples, como trocar “ATUALIZADO 2020” para “ATUALIZADO 2021” no título.
Já a segunda opção pode ser usada em assuntos específicos, se o texto contém informações que mudam ano após ano.
Se você optar por escrever um novo artigo, lembre-se de informar no post antigo que existe um texto atualizado no seu blog sobre o assunto e disponibilizar o link para ele.
Outra melhoria significativa no seu site envolve filtrar todos os comentários. Além de prevenir spans, estar atento(a) aos comentários (e responder cada um deles) demonstra ao público que você está sempre ativo(a) no site.
Aumentar a velocidade do site
Aumentar a velocidade do site não vai aumentar automaticamente o tráfego do site, mas aumentará a taxa de retenção dos usuários.
A taxa de retenção pode ser analisada no Google Analytics e uma alta taxa significa que os usuários permaneceram mais tempo no seu site.
O usuário pode permanecer mais tempo no site por diversos motivos, os principais são: o site agradou o usuário e/ou o problema do usuário foi resolvido.
Dificilmente o usuário aguarda mais de 5 segundos para uma página carregar. Se ele precisar esperar demais, vai optar por sair sem a página ser aberta e isso fará a taxa de retenção do usuário no site diminuir.
Agora que você entendeu a importância de um site rápido, vamos às dicas de como aumentar a velocidade de um site:
- Através de pluggins – Os pluggins são a forma mais rápida de fazer um site ficar mais veloz.
- Otimização de imagens – Outra alternativa viável é otimizar as imagens do site. Isso pode ser feito através da alteração no tamanho, na qualidade e/ou no formato.
Acompanhar os relatórios mensais
Em um site existem diversos relatórios. Você pode acompanhar o desempenho do site no Google através do Google Search Console e o desempenho de cada página e rede de tráfego através do Google Analytics.
O Google Search Console mostra como o site foi visto nas pesquisas do Google e quais termos foram usados pelos usuários para chegarem até o seu site.
Com essa informação, é possível produzir cada vez mais conteúdo voltado para as pesquisas dos usuários e, consequentemente, atrair mais tráfego orgânico.
Já no Google Analytics, você pode notar quais são as fontes mais eficientes de tráfego e trabalhar com esse relatório.
Nele você percebe quantos cliques cada caminho (redes sociais, pesquisas no Google, tráfego pago, etc) gerou. Sabendo disso, você pode investir mais tempo naquelas redes que geraram mais tráfego para o site.
Se você está começando agora a criar um blog, a melhor dica é testar todas as redes sociais.
Essas são dicas poderosas para otimizar seu site e fazê-lo atrair cada vez mais visitantes, mas a próxima dica envolve especificamente o tráfego orgânico proveniente das pesquisas no Google.
2 – Aparecer na primeira página do Google
Para aparecer nas primeiras páginas do Google, alguns fatores serão levados em consideração, como o SEO e as palavras-chaves.
a) Técnicas de SEO
SEO significa Search Engine Optimization e trata-se de um conjunto de pré-requisitos que otimizam um texto, fazendo com que seja mais provável que ele apareça em primeiro nos resultados de pesquisa.
Wendy Piersall já mencionou “O Google só ama você quando todo mundo ama você primeiro”.
Uma pesquisa realizada pelo próprio Google, demonstrou que 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página.
Agora que você entendeu a importância de utilizar as técnicas corretas de SEO, eu vou te mostrar, na prática, o que um texto precisa ter para ser bem colocado nos sites de busca.
Links de entrada e de saída
Links de entrada são àqueles que direcionam o público para uma página dentro do próprio site, enquanto links de saída levam o usuário para outro site.
Muitas pessoas possuem receio de colocar links de saída e “perder o usuário”, mas a realidade é que esses links são bem vistos pelos sites de pesquisa e auxiliam seu site na conquista por mais tráfego.
Frase-chave
A frase-chave é a expressão principal do texto, ou seja, o assunto central de um artigo. A otimização ocorre quando sua frase-chave é escolhida estrategicamente, como explicado no tópico “Pesquisa de palavras-chave“.
Escolhida a frase-chave, é necessário se atentar às suas principais características: tamanho, posição e densidade.
O ideal é que a frase-chave não seja muito extensa (tamanho), esteja presente no início do título (posição) e apareça na quantidade correta (densidade).
Em um texto de 1.000 palavras, por exemplo, é ideal que a frase-chave apareça de 15 a 20 vezes, além de estar presente em alguns subtítulos, na meta descrição e no atributo alt da imagem.
Outra dica importante sobre a frase-chave é não utilizar a mesma em vários posts, por isso a importância de fazer uma pesquisa de palavras-chave.
Tamanho do texto
No geral, textos maiores são melhores colocados nas pesquisas. Porém, não adianta o texto ser grande, porém mal estruturado.
A quantidade de palavras não é uma regra, mas é aceitável que um texto contenha, no mínimo, 1.000 palavras. Já um texto excelente contém por volta de 3.000 palavras.
Lembrando que o número de palavras, por si só, não é um fator determinante de um bom SEO.
b) Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é essencial para mostrar como escrever um excelente artigo para o seu blog ou site.
Como exposto no primeiro tópico, toda empresa que deseja ser vista e relevante para seu público-alvo precisa saber do que ele gosta, o que ele faz e como ele se comporta.
Sabendo disso, o blog ou site deve dar ao usuário informações realmente úteis. Mas, como descobrir quais informações o seu público deseja saber?
Existem algumas ferramentas de pesquisa de palavra-chave, que mostram a quantidade e a forma das pesquisas dos usuários, são elas:
Google Ads
No Google Ads você pode utilizar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave, além de descobrir o número mensal de pesquisas sobre o tema pesquisado.
Uberssugest
O Uberssugest mostra o volume de pesquisas, mas possui um número limitado de pesquisas ao dia. A versão paga dessa ferramenta pode facilitar (e muito!) a vida de quem trabalha online.
Answer the public
Este site mostra a forma que os usuários fazem as pesquisas, ou seja, as palavras exatas usadas por eles.
Sugestão de palavras do Google e do Youtube
Já aconteceu de você procurar algo e o Google “adivinhar” exatamente o que você ia escrever e terminar a frase para você? A sugestão de palavras do Google (e de algumas redes sociais, como o Youtube) pode ser bastante útil, já que é baseada nas pesquisas mais comuns dos usuários.
Todas as informações acima foram voltadas para melhorias de site e conteúdo como forma de aumentar o tráfego do site, mas as próximas dicas envolvem a forma correta de divulgar seu divulgar.
3 – Divulgação estratégica
Com seu site bem estruturado, conteúdo atualizado e textos otimizados, chegou a hora de divulgá-lo de uma maneira eficaz.
a) Presença nas redes sociais
Uma pergunta comum é “Preciso estar presente em todas as redes sociais?“. Se o seu site está começando e você possui um nicho definido, estar presente em todas as redes é uma questão de teste e segurança.
Criar uma conta em cada rede social para o seu empreendimento é uma forma de “garantir” o nome do seu usuário. Assim, quando as pessoas procurarem dentro da plataforma, saberão que sua marca existe ali, ainda que não poste com muita frequência.
Ter uma rede social e ser ativo em uma rede social são presenças completamente diferentes. Sua marca precisa ter uma conta em cada rede a fim de preservação e segurança, mas pode escolher poucas redes para estar realmente presente, pois isso envolverá outros fatores.
O ideal é escolher, no máximo, 3 redes sociais para postar com constância, mas a escolha deve ser estratégica.
Se você pretende usar as redes sociais com o único intuito de direcionar usuários para o seu site, saiba que existem redes que não são boas opções para isso, elas são chamadas “redes de acesso difícil acesso externo“.
b) Redes sociais de fácil acesso externo x Redes sociais de difícil acesso externo
Redes sociais de fácil acesso externo são aquelas cujo clique é fácil de se conseguir, ou seja, é possível redirecionar o usuário do site através de um clique. Por outro lado, conseguir cliques em uma rede social de difícil acesso externo pode levar tempo ou possuir muitas condições.
O Youtube é uma rede social de fácil acesso externo, afinal, logo abaixo do vídeo você pode inserir links, sem a necessidade de número mínimo de inscritos, visita ao canal, etc.
Por outro lado, o Instagram é uma rede social de difícil acesso externo. Para o usuário do Instagram clicar em um link, seria necessário:
- Uma conta com mais de 10.000 seguidores colocar o link nos Storys com a opção de “Arrasta pra cima”; ou
- O usuário ser convencido a visitar o perfil e clicar no link que aparece na Bio; ou
- O usuário receber o link via direct.
Existe um motivo para tantas condições. É claro que a pretensão do Instagram é que o usuário permaneça na plataforma o máximo de tempo possível.
O Facebook e o Linkedin, assim como o Youtube, são redes de fácil acesso externo.
Além disso, o Pinterest também é uma excelente rede social de fácil acesso externo. Nele, apenas clicando na imagem, o usuário já é redirecionado para o site.
Sabendo quais redes sociais podem levar o usuário mais facilmente para o seu site, é o momento de focar na criação de conteúdo dentro dessas redes.
c) Constância e planejamento na divulgação
As redes sociais podem ser usadas comercialmente com três objetivos:
- Network;
- Criação de autoridade; e
- Caminho para outras páginas.
É perfeitamente possível uma empresa utilizar o Facebook, por exemplo, para levar pessoas ao Whatsapp. Da mesma forma, você pode utilizar o Youtube ou o Pinterest para levar pessoas a acessarem o seu site.
Se o intuito for apenas conseguir mais tráfego no site, a estratégia utilizada deverá focar no CTA – Call to action. Ou seja, o ideal é colocar o “trunfo” no site, de forma que o conteúdo só seja absorvido completamente se o usuário entrar no site.
Por outro lado, se o intuito for network e criação de autoridade, as abordagens serão completamente diferentes e o site será apenas um complemento da autoridade criada.
4 – Menção em outros sites
A última forma de aumentar o tráfego do seu site de maneira orgânica, ou seja, gratuita, é aparecendo em outros sites. Para isso, você pode contar com duas formas: autoridade ou parcerias.
Se o seu conteúdo for relevante e o seu trabalho estiver sendo reconhecido por cada vez mais pessoas, a criação de autoridade é praticamente automática.
Nessa hipótese, o uso das redes sociais como forma de network e criação de autoridade será fundamental para que seus textos apareçam em outros portais.
Aplicando todas as estratégias mostradas aqui, tenho certeza de que o número de visitas no seu site pode aumentar consideravelmente, sem a necessidade de investir em tráfego pago.
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