PLANO DE NEGÓCIOS: O que é, para que serve e como montar o seu!

Você sabia que o plano de negócios é o primeiro passo para determinar se uma empresa será bem sucedida? Descubra o que é, para que serve e quais são os principais aspectos de um bom Plano de Negócios.

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Tudo que você faz, seja na vida pessoal ou profissional, necessita de um planejamento, certo?

Com a abertura de uma empresa não poderia ser diferente.

O plano de negócios é o ponto de partida para determinar cada aspecto da nova empresa.

Se trata de um documento físico ou digital (as vezes até um software) que contém todos os aspectos da sua futura empresa e demonstra, ao final, uma análise.

Essa análise vai te mostrar quais características são destrutivas à empresa. Basicamente, se trata de um planejamento para que os riscos do papel não se tornem consequências reais.

O plano de negócios determinará se a ideia de negócio é viável da forma que foi planejada.

PARA QUE SERVE?

Para determinar a verdadeira função do plano de negócios, vamos exemplificar da seguinte forma:

Imagine que você deseja abrir uma confeitaria. No seu modelo de negócios, você imaginou que só venderia bolos de 1kg. Você determinou que cada bolo será vendido por R$50,00. Chegou a esses valores porque percebeu que gastava R$35,00 de ingredientes para fazer o bolo.

No modelo acima, foi considerado que seu lucro seria de R$15,00 por bolo. No entanto, não foram consideradas as despesas além dos ingredientes, tais como: aluguel do local, folha de pagamento, valor de entrega, pró labore, honorários da contabilidade, marketing, taxas para abertura da empresa, etc.

Sendo assim, o lucro obviamente não será de R$15,00. Inclusive, é bem provável que tenha prejuízo.

Além disso, imagine que sua futura empresa pretenda estabelecer sua sede em uma cidade onde a maioria esmagadora da população seja idosa e diabética.

Sem uma análise de mercado, feita no plano de negócios, seria impossível notar que uma confeitaria em uma cidade com habitantes diabéticos pode ser considerada um negócio pouco viável.

No exemplo acima consta apenas uma das diversas situações hipotéticas que um planejamento pode prever.

O plano de negócios serve para adiantar possíveis circunstâncias, determinar o preço correto dos produtos ou serviços, programar metas, checar a viabilidade do negócio e determinar a melhor estratégia de acordo com a análise final.

DIVISÃO DAS PARTES

O plano de negócios não envolve apenas aspectos financeiros.

Em regra, ele contará com 4 partes principais: Sumário Executivo, Análise de Mercado, Planos e Avaliação.

SUMÁRIO EXECUTIVO

No Sumário Executivo constará o resumo do seu plano de negócios e deverá ser preenchido após a conclusão do plano para ser efetivo.

Nele serão detalhados os dados da empresa e dos empresários, missão da empresa, aspectos jurídicos, contábeis, tributários (setor, natureza jurídica, regime tributário e porte da empresa) e atribuições dos sócios.

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ANÁLISE DE MERCADO

Como exposto no exemplo acima, a análise de mercado vai determinar se o seu futuro negócio é viável no local e na forma pretendida.

Essa análise conta com o estudo dos clientes, dos concorrentes e fornecedores.

Cada aspecto do cliente é levado em consideração; faixa etária, se é pessoa física ou pessoa jurídica, comportamento, onde mora, como ele encontrará sua empresa, etc.

O mesmo ocorre com a concorrência; analisa-se a localização, os preços, a qualidade do atendimento, garantias, políticas, e muitos outros fatores relevantes.

Vale lembrar que o ideal é considerar 3 principais concorrentes para análise.

O fornecedor também deve ser analisado em cada aspecto: preço, condições de pagamento e prazos.

PLANOS

Resumidamente, o Plano de Negócios conta com 3 planos: Plano Operacional, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

O Plano Operacional leva em conta aspectos físicos e digitais; equipamentos, móveis, áreas da empresa, endereço fiscal, endereço da sede, capacidade de produção, preços, horários, processos e pessoas.

O Plano de Marketing contará com uma análise dos produtos, estratégias de promoção, equipe, meios de divulgação, marketing digital, comercialização, distribuição e contratos.

Por fim, o Plano Financeiro determinará o orçamento total da abertura ao funcionamento da empresa, partindo de todas as informações arrecadadas nas etapas anteriores.

Este último será um fator essencial para determinar se o seu negócio é viável. A “olho nu”, muitas vezes não é possível perceber se um negócio é lucrativo ou não.

É comum que o empresário ou empresária seja enganado(a) em relação aos lucros, motivo pelo qual é de extrema importância constar o cálculo do ROI (Return Over Investiment, que em português significa Retorno sobre Investimento) no Plano Financeiro do seu planejamento.

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