Por que ter um canal no Youtube? 12 Motivos para criar um canal!

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Veja 12 estatísticas que mostram que criar um canal no Youtube pode alavancar um negócio ou, até mesmo, ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro pela internet!

Se você já possui uma empresa, aqui estão as estatísticas mais importantes para levar seu negócio a um próximo nível através do Youtube!

Por outro lado, se você está iniciando um novo empreendimento, precisa saber que um canal no Youtube pode ser considerado uma ferramenta de marketing ou o objeto principal do seu negócio, se tornando uma excelente fonte de renda.

Seja qual for o seu objetivo – utilizar o Youtube como uma das ferramentas de divulgação da sua empresa ou fazer do seu canal no Youtube um negócio lucrativo – saiba que essa plataforma irá te render bons frutos!

Veja a seguir uma lista com 12 estatísticas que comprovam que ter um canal no Youtube é um negócio promissor.

Por que ter um Canal no Youtube?

2020 foi um ano excepcional para o YouTube. Isso se deve ao fato das pessoas se voltaram para os vídeos a fim de substituir várias atividades presenciais.

As estatísticas do YouTube mostram como as pessoas estão usando essa plataforma de vídeo social agora e como você pode utilizar esses dados para alcançar essas pessoas de forma eficaz.

1 – O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários mensais ativos

Lembrando que é possível assistir ao conteúdo do YouTube sem nunca criar uma conta, então o número de “usuários mensais conectados” provavelmente subestima o número real de pessoas que assistem ao conteúdo do YouTube a cada mês.

2 – O Brasil só perde para os EUA em tempo de visualização na plataforma

74% dos adultos nos EUA usam o YouTube. Em segundo lugar nas pesquisas, estão os brasileiros, com um total de 105 milhões de usuários ativos na plataforma. De acordo com a Pew Research, o YouTube é a plataforma online mais popular da América.

3 – O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo

Logo após sua controladora, o Google.

Para uma empresa funcionar de forma consistente e lucrativa, é fundamental conquistar clientes, e a melhor maneira de conseguir clientes é atingindo um público maior para depois transformar parte dele em consumidores do seu produto ou serviço.

O Youtube é o 2º site mais visitado no mundo inteiro, sendo extremamente popular no Brasil. Por isso, se sua empresa (ou futura empresa) pretende alcançar um público maior e de qualidade, essa é a melhor plataforma para estar presente.

4 – É também a segunda rede social mais usada do mundo

Nesse caso, ele vem logo atrás do Facebook.

Cada rede social tem seu público seu público específico e um objetivo bem alinhado. Estude quais redes melhor atendem às necessidades do seu empreendimento.

O artigo Guia Rápido de Marketing para Empresas pode te ajudar com isso.

5 – As pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo no YouTube todos os dias

Um bilhão de horas. Todos os dias. É uma quantidade incrível de conteúdo sendo consumida em todo o mundo. Como esse número fica tão alto? As próximas estatísticas de uso do YouTube podem esclarecer.

6 – Os espectadores com 18 anos ou mais passam, em média, 42 minutos no YouTube diariamente

Isso inclui o uso em todos os dispositivos: celular, desktop ou laptop e TV conectada. Isso é uma média de 4,9 horas por semana ou quase 255 horas por ano.

7 – A maior parte do tempo de exibição do YouTube acontece pelo celular

40,9% do tempo de exibição do Youtube ocorre via smartphone. Esse número tem diminuído recentemente, à medida que as pessoas passam mais tempo assistindo ao YouTube em suas TVs, mas ainda é uma parte significativa do tempo de visualização.

8 – Um visitante acessa, em média, 9 páginas por dia no Youtube

Hoje em dia, as pessoas não estão apenas entrando no YouTube para conferir um vídeo e depois se esquivando.

Os canais do Youtube realmente se tornaram fontes de conteúdo para seus espectadores, havendo, inclusive, pessoas que substituem o conteúdo da TV pelo conteúdo do Youtube, se tratando de entretenimento.

Trazendo isso para o mundo corporativo, tanto no nicho “Entretenimento” quanto nos diversos outros assuntos abordados em canais no Youtube, tem-se ainda mais dados que comprovam a eficácia do Youtube nos negócios. Veja só:

9 – O Youtube é a plataforma mais usada antes do consumidor decidir uma compra

50,9% dos tomadores de decisão B2B usam o YouTube para pesquisar compras. Isso o torna a plataforma social mais usada para esse fim, superando até mesmo o Facebook (48,5%) e o LinkedIn (33%).

10 – Cerca de 70% dos espectadores compraram de uma marca depois de vê-la no YouTube

Esta estatística vem da empresa controladora do YouTube, Google, com base em um estudo com 2.000 usuários de 18 a 64 anos conduzido com a Talkshoppe em fevereiro de 2020.

Por isso afirmamos logo no início deste artigo: Ter um canal no Youtube pode ser lucrativo quando ele se torna monetizado, mas usá-lo como canal de marketing para a sua empresa pode alavancar suas vendas!

11 – Anúncios do YouTube segmentados por intenção são mais lucrativos

Segundo o Think with Google, anúncios segmentados por intenção têm um aumento 100% maior na intenção de compra do que aqueles segmentados por dados demográficos.

As pessoas que assistem a anúncios do YouTube direcionados por intenção também pulam menos e assistem a anúncios por mais tempo do que pessoas que assistem a anúncios direcionados por dados demográficos.

12 – O número de canais que ganham $10.000 dólares por ano ou mais no YouTube cresceu 50% ano após ano

E, no mesmo período, o número de canais que ganham $100.000 dólares por ano ou mais cresceu 40%.

Claro, esse tipo de receita não é apenas da receita de anúncios, mas pode incluir várias formas de monetização no YouTube, como recebimento de comissão das vendas realizadas como afiliado.

Seja qual for o seu objetivo com um canal no Youtube – utilizar o Youtube como uma das ferramentas de divulgação da sua empresa ou fazer do seu canal no Youtube um negócio lucrativo – saiba que os dados apresentados pela plataforma indicam o quanto ela pode ser rentável.

Fontes deste artigo: Hootsuite, eMarketer e Think with Google.