Exemplos de gatilhos mentais: 15 exemplos de frases poderosas para usar nas suas vendas!

GATILHOS MENTAIS

Conheça os tipos de gatilhos mentais e as 15 frases mais influentes para aumentar sua conversão no marketing digital!

O objetivo deste artigo é mostrar exemplos práticos de gatilhos mentais, e não apenas expor como cada gatilho funciona no psicológico do público.

Apesar disso, precisamos lembrar que os princípios são o que levam um gatilho a realmente ter eficácia.

Antes de utilizar diversos gatilhos mentais, na esperança de converter leads em vendas, observe os princípios que norteiam aquele gatilho e a forma como ele age na mente humana.

Não é recomendável utilizar gatilhos mentais como simples truques psicológicos, e sim combinar um ou mais gatilhos a estratégias sólidas de vendas.

Um exemplo muito claro: Suponhamos que a sua persona é um homem de 27 anos, com emprego fixo, salário atual de R$5.000,00 e é um amante de investimentos sem muito conhecimento técnico e você pretende vender para ele uma Mentoria de Investimentos.

Esse cliente em potencial claramente já possui conhecimentos suficientes para desvendar charlatões e é bombardeado com propostas de novos mentores o tempo todo, afinal, ele pesquisa bastante sobre o assunto.

Uma boa estratégia nesse caso é desvendar a dor da persona (como a falta de tempo e conhecimento técnico para investir sozinho) e o que ele espera de um mentor (como segurança e confiança).

A partir do conhecimento das dores e esperanças da persona, o mentor deverá selecionar quais gatilhos utilizar.

Nesse caso específico, uma péssima estratégia seria utilizar o Gatilho da Simplicidade, com frases como “Você vai aprender isso em 3 passos simples”. Afinal, se aquela persona aprende algo tão fácil assim, ela não precisa de um mentor, e sim de algumas aulas gratuitas no Youtube.

A partir desse exemplo, já conseguimos enxergar que os gatilhos psicológicos não devem ser usados de maneira desenfreada e sem uma estratégia bem definida.

Sabendo disso, podemos finalmente partir para os tipos de gatilhos e os melhores exemplos de gatilhos mentais para completar sua estratégia de marketing de uma vez por todas!

Gatilho da Escassez

O gatilho da escassez provoca no consumidor a sensação de que precisa comprar o produto antes que ele esgote.

As pessoas querem aquilo que outras pessoas querem: Se uma pessoa nota que existe poucas unidades de um produto ou poucas vagas para um curso, por exemplo, ela terá automaticamente a sensação de que tem algo que outras pessoas não poderão ter, devido à escassez aplicada inicialmente no produto/serviço.

A compra proveniente da escassez permite que o cliente se sinta confortável após a compra, com a sensação de dever cumprido, de que garantiu a oportunidade que pouquíssimas outras pessoas garantiram.

Algumas frases utilizadas para ativar o Gatilho da Escassez:

  • Últimas vagas disponíveis!
  • Último dia para se inscrever!
  • Preço especial para os 10 primeiros inscritos!
  • Apenas 2 unidades no estoque!
  • Não fique de fora, esse curso abre vaga apenas 1 vez por ano!

A melhor dica é não utilizar o gatilho da escassez de forma genérica. Ser específico nos números torna seu posicionamento mais genuíno.

Gatilho da Autoridade

O gatilho da autoridade pode ser utilizado de duas formas: através da autoridade de outra pessoa/marca/empresa ou através da própria autoridade.

O maior cuidado que você precisa ter ao utilizar a autoridade de outras pessoas é quanto aos direitos autorais. Jamais utilize a imagem de alguém sem autorização!

Segundo o dicionário, autoridade é a entidade ou indivíduo com poder de ordenar, decidir, atuar e/ou se fazer obedecer. A autoridade é o maior gerador de confiança dentro do nicho pretendido.

O gatilho da autoridade não surgiu com o mundo digital, ele sempre existiu. Já reparou que as casas nas quais algum famoso residiu são absurdamente valorizadas – e às vezes se transformam até em pontos turísticos?

As universidades utilizam grandes nomes de professores para atrair alunos. Os hospitais particulares utilizam nomes de médicos notáveis para vender seus planos. Até mesmo os bairros de uma cidade transmitem autoridade e fazem parte do critério de escolha de um imóvel.

Esse gatilho se aplica aos mais diferentes nichos: Se o nome do comediante X está na lista de apresentação, sabemos que o show será engraçado. Se o advogado Y pegar a sua causa, você sabe que terá um serviço excepcional. Se a nutricionista Z recomenda o produto, eu compro porque ela demonstra entender sobre o assunto.

Muitas marcas criam autoridade através da contratação de influenciadores que falam para o público-alvo delas. Afinal, autoridade gera confiança, e confiança é facilmente convertida em vendas.

O gatilho da autoridade é considerado um dos mais importantes. Você pode reunir todos os gatilhos para vender um produto, mas sem a autoridade ele entrará em descrédito, precisando recorrer a outros diferenciais, como um preço muito baixo.

Por isso, a melhor dica para qualquer pessoa que pretende lançar um produto físico ou digital é investir primeiro na criação de autoridade.

Alguns exemplos de frases utilizadas para despertar o Gatilho da Autoridade:

  • Aprenda com quem está há 12 anos neste mercado!
  • Aulas exclusivas com os professores de Harvard!
  • Já treinei os melhores atletas de elite, como Fulano e Ciclano!
  • Vou te passar o conhecimento que adquiri depois de 100 livros e 237 cursos sobre esse assunto!

Mais uma vez, a dica é evitar frases genéricas como “Aprenda com a maior autoridade do mercado” e somar o Gatilho da Prova Social para reforçar o Gatilho da Autoridade. Veja a seguir.

Gatilho da Prova Social

Os resultados são os maiores indicadores de autoridade! Por isso, a o Gatilho da Prova Social caminha lado a lado com o Gatilho da Autoridade.

É possível comprovar a autoridade através da prova social. Você pode fazer isso através dos seus próprios resultados ou do resultado de outras pessoas influenciadas por você.

É claro que, ao utilizar o resultado de outras pessoas, você deve garantir que ele realmente teve sua contribuição; feedbacks de alunos de um curso ministrado por você, por exemplo.

O Gatilho da Prova Social é extremamente eficiente, mas o ideal é utilizá-lo como complemento de outros gatilhos.

Além dos feedbacks dos seus consumidores, você pode utilizar algumas frases que transmitam a confiança gerada pelo Gatilho da Prova Social, veja só:

  • Já faturei mais de R$100.000,00 com essa técnica
  • Mais de 20.000 pessoas ajudadas com isso
  • 1.000 alunos formados e obtendo resultados com o meu curso
  • 500 itens vendidos!

Gatilho da Urgência

Muitas pessoas confundem o Gatilho da Escassez com o Gatilho da Urgência. Aprenda a diferenciá-los:

O que diferencia definitivamente o Gatilho da Escassez do Gatilho da Urgência é que o primeiro está relacionado às características de quantidade produto, enquanto o segundo relaciona-se diretamente com o tempo para adquirir o produto. Enquanto o Gatilho da Escassez diz “Apenas 1 calça do estoque” o Gatilho da Urgência menciona “Você tem até 23:59 para adquirir essa calça!”.

O Gatilho da Urgência é bastante utilizado nos últimos momentos de um lançamento e pouquíssimo usado quando o carrinho fica aberto por tempo ilimitado. Tudo irá depender da estratégia usada pelo lançador.

Alguns exemplos de frases que representam o Gatilho da Urgência:

  • Você tem 04h para tomar sua decisão
  • Compre hoje até 23:59, não sabemos quando abriremos o carrinho do curso de novo!
  • Cupom de desconto válido apenas até hoje!
  • Oferta válida até às 18:00

Outros Gatilhos Mentais

Mencionamos aqui os gatilhos mentais mais utilizados no dia-a-dia digital, mas existe uma infinidade de gatilhos pouco explorados, que podem ser bastante úteis no seu empreendimento. Veja só:

  • Comunidade
  • Dualidade
  • Inimigo comum
  • Simplicidade
  • Garantia
  • Emoção
  • Competição
  • Humor
  • Especificidade
  • Razão
  • Reciprocidade
  • Empatia
  • Novidade
  • Curiosidade
  • Segurança
  • Afinidade
  • Storytelling
  • Antecipação

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