Confira as 25 melhores estratégias de marketing para pequenos empreendedores – que podem se tornar grandes empreendedores depois de ler isso!
Você é proprietário de uma pequena empresa e não tem um bom orçamento de marketing? Você não tem tempo suficiente para gastar fazendo o marketing sozinho? Uma coisa é certa: você precisa divulgar seus produtos ou serviços para sua empresa sobreviver. E agora?
Felizmente, existem muitas abordagens de marketing que os proprietários de pequenas empresas podem se adaptar para comercializar com sucesso seus negócios, sem investir muito!
Estratégias de marketing para pequenas empresas
Confira os 25 tipos de estratégias de marketing eficazes para pequenas empresas e profissionais autônomos.
1 – Ter um site
Ainda não tem um site? Com cerca de 59% do mundo online, as empresas que não têm um site provavelmente estarão perdendo uma grande fatia do mercado.
Você não precisa necessariamente vender seus produtos em seu site. O simples fato de torná-lo um portal online para compartilhar informações sobre sua marca, depoimentos de clientes, preços e experiência colocará sua empresa em destaque.
Dados e análises são a base para medir o sucesso de seu site, como quantos visitantes ele atrai, quanto tempo os visitantes permanecem em seu site e como eles o encontram.
2 – Conhecer as redes sociais
São grátis e estão à sua disposição.
Estabelecer uma presença em algumas das várias redes sociais pode ajudar as pequenas empresas a construir relacionamentos com os clientes.
Publicar conteúdo envolvente nas mídias sociais pode promover seus serviços ou produtos para um público amplo.
3 – Experimentar o Google Meu Negócio
Uma das estratégias de marketing mais econômicas para pequenas empresas é listar sua empresa gratuitamente no Google Meu Negócio. O GMN é particularmente poderoso para empresas que desejam atingir clientes locais, porque dá visibilidade imediata à sua empresa no Google.
4 – Utilizar e-mail marketing
O e-mail continua sendo um dos canais de maior conversão para estimular leads.
O marketing por e-mail para pequenas empresas geralmente envolve o destaque de novos produtos, ofertas especiais e outras atualizações importantes de negócios, além de solicitar que os destinatários da lista de e-mail cliquem no seu site.
As estatísticas de marketing por e-mail podem ser medidas e usadas para garantir que as campanhas de e-mail subsequentes sejam aprimoradas e tenham um foco mais rígido.
5 – Escrever um blog
Escrever e atualizar regularmente um blog ajudará a aumentar o conhecimento de sua marca. Também ajudará a melhorar a classificação do seu site nos motores de busca, tornando mais provável que a sua empresa seja encontrada online.
Aumente o engajamento incentivando os leitores a fazerem perguntas e, ao mesmo tempo, certificando-se de fazer comentários.
6 – Participar de eventos de networking
Faça uma pesquisa rápida sobre quaisquer eventos de networking relevantes em sua área e esforce-se para participar deles, mesmo que online.
O LinkedIn é líder em redes sociais para profissionais, então faça um esforço para ser ativo lá e em plataformas semelhantes.
7 – Oferecer serviços de consultoria
Se o seu negócio envolve a prestação de serviços profissionais, por que não incentivar as pessoas a terem acesso à sua expertise oferecendo consultas gratuitas? Essa é uma ótima maneira de construir o reconhecimento da sua marca e ajudá-lo a ser visto como um líder em seu setor.
8 – Fazer Anúncios no Facebook
Junte-se a dois milhões de pequenas empresas que anunciam ativamente no Facebook.
A publicidade acessível no Facebook é uma forma eficaz e econômica de as pequenas empresas comercializarem para seu público-alvo.
A publicidade no Facebook também se destaca em segmentação avançada, que permite atingir um público específico com base em dados demográficos específicos, como localização, sexo, idade e interesses.
A eficácia dos anúncios do Facebook pode ser medida criando um relatório que mede e monitora uma série de métricas, como a taxa de cliques dos anúncios.
9 – Experimentar o Google Adsense
Com mais de 40.000 consultas de pesquisa feitas no Google a cada segundo, o Google tem uma capacidade incomparável de apresentar seu negócio a um público quase ilimitado.
O Google Adsense, antigo Google AdWords, envolve o Google atribuindo um índice de qualidade ao seu anúncio, que depende da relevância, da página de destino para a qual seu anúncio envia tráfego e da taxa de cliques.
10 – Ofertar cupons e promoções
Outra estratégia de marketing para pequenas empresas com falta de dinheiro e tempo é usar as redes sociais para ofertar cupons de desconto para aqueles que ajudarem a divulgar sua empresa.
A forma mais comum de uma empresa fazer isso é através de um post no Instagram, no qual o usuário ganha desconto se repostar no Instagram Stories o post marcando sua empresa.
Sua empresa terá uma exposição em massa e poderá se beneficiar de uma enxurrada de novos clientes.
11 – Contratar influenciadores
Conseguir que seus produtos ou serviços sejam endossados por outras pessoas é uma ótima tática de marketing para pequenas empresas. Melhor ainda, ter sua marca endossada por um influenciador local gera um entusiasmo incrível sobre sua marca.
LEIA TAMBÉM: O que sua empresa precisa saber antes de contratar um influenciador digital
12 – Trabalhar com o marketing de palavras-chave
Ter um site otimizado por palavras-chave para seu setor e negócios específicos é crucial para o sucesso de seus empreendimentos de marketing online.
Pesquise as palavras-chave ideais para o seu negócio e, em seguida, comece a introduzi-las de forma natural no conteúdo do seu site para ajudar a impulsionar suas classificações nos mecanismos de pesquisa.
13 – Ser ativa no YouTube
Com a impressionante marca de 2 bilhões de usuários por mês, o YouTube é um portal que nenhuma pequena empresa pode se dar ao luxo de ignorar.
Fazer um vídeo curto, mas inspirador, relacionado a seus produtos ou serviços pode ser uma maneira eficaz de despertar o interesse de sua empresa.
Avalie o sucesso de seu vídeo no YouTube ao ver quantas visualizações ele obtém ou, melhor ainda, quantas consultas você recebe como resultado.
14 – Cuidar dos clientes existentes
Lembre-se de cuidar de seus clientes existentes para ajudá-los a permanecer leais à sua marca. No Instagram, por exemplo, muitas empresas recompensam seus clientes mais engajados.
15 – Oferecer incentivos para funcionários
As referências podem ser o meio mais eficaz de encontrar novos clientes e sua equipe oferece uma grande oportunidade de adquirir referências. Ofereça aos seus funcionários vouchers, brindes e outros incentivos envolvendo seus produtos e serviços para que eles espalhem a palavra sobre como sua empresa é ótima para amigos e familiares.
16 – Fazer parceria com outras empresas ou profissionais
O trabalho em equipe é o que leva ao sucesso dos negócios. Combinar conhecimento e recursos com outras empresas pode trazer benefícios de marketing mútuos para todos os envolvidos.
Basta identificar um segmento do seu negócio que complementa os produtos ou serviços de outra empresa. Em seguida, trabalhe com eles em iniciativas de marketing que beneficiem a ambos.
Atenção: Se você é profissional liberal e está sujeito às normas de um Conselho, fique atento(a) à legislação que rege o exercício da sua profissão e veja se alguma das dicas acima são proibidas como forma de captação de clientes.
Fonte: Small Business Trends
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