CNAE SOCIAL MEDIA: A forma correta de se formalizar como gestor de mídias sociais

cnae para social media

Descubra, neste post, a CNAE para social media e veja como se formalizar como gestor de mídias sociais.

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é um social media?

Antes de saber a CNAE do social media, é necessário entender do que se trata essa atividade. A nova profissão também é conhecida por “gestor de mídias sociais”.

De forma bastante simplificada, um social media é o profissional responsável por ativar os canais de comunicação de seu cliente, seja uma empresa ou pessoa física.

Com o aumento dos números de brasileiros utilizando as redes socais, o papel do social media se tornou fundamental.

Muitas empresas realizam seu marketing de forma 100% digital, utilizando as redes socais para isso, havendo a necessidade de possuir um profissional para gerir essa parte do processo.

O social media pode fazer parte de uma equipe de publicidade ou, até mesmo, trabalhar de forma individual e autônoma.

O que faz um social media, na prática?

A gestão de redes sociais envolve noções de marketing digital, políticas de privacidade, direitos autorais, confidencialidade e design.

O social media pode ter diversas atribuições, divididas entre principais e secundárias. Entenda as atribuições principais como comuns a todo gestor de mídias sociais, e atribuições secundárias como àquelas que dependem da forma de trabalho individual, podendo ser ou não desempenhadas por este profissional.

Atribuição principal:

Gerenciamento de redes socais

Atribuições secundárias:

Produção de conteúdo
Cronograma de postagens
Relatório e avaliação de desempenho nas redes
Copywriter
Criação de conteúdo visual – design
Gestão de tráfego pago
Consultoria de mídia sociais

Alguns gestores de mídias sociais também desempenham o papel de gestor de tráfego, fornecem a identidade visual da marca (design), e produzem o conteúdo adequado. Outros, por sua vez, transformam o conteúdo produzido pelo próprio cliente em conteúdo compatível às suas redes, adequando-o às formas de melhor desempenho.

Exemplificando, um social media contratado por um dentista pode trabalhar de diversas formas, são elas:

  • Requerer que o dentista produza o conteúdo e o social media se preocupa em transformar esse conteúdo em algo compartilhável nas redes, através de um bom design, escolha estratégica das redes sociais utilizadas, etc.
  • Produzir o conteúdo do dentista e ensiná-lo a tirar boas fotos, organizar suas postagens e fornecer sua consultoria de forma geral;
  • Cuidar de toda parte estratégica das mídias sociais, do design ao tráfego pago, deixando para o dentista apenas aprovar cada obra.

É de extrema importância entender as funções do social media para saber qual será a CNAE adequada para esse profissional.

O que é CNAE?

CNAE é o nome dado ao código de atividades econômicas aceitas no Brasil. Você pode entender melhor sobre CNAE AQUI.

Infelizmente, a Concla – Comissão Nacional de Classificação, está em débito com as novas profissões do marketing digital, já que ainda não regularizou a atividade do social media.

Isso significa que você não vai encontrar uma atividade com o nome específico “Gestor de mídias sociais”, portanto, para decidir essa questão a melhor maneira é identificar CNAEs aproximadas que melhor se adequam à atividade (por isso a importância de descrever exatamente quais atividades o social media irá desempenhar).

Isso também acontece com outras atividades relacionadas a empreendedores digitais, como o influenciador digital, por exemplo.

CNAE PARA SOCIAL MEDIA

Como não existe uma CNAE específica para os gestores de mídias sociais, nos resta utilizar CNAEs semelhantes, que se aproximam ao máximo da atividade real.

Até o momento, a CNAE mais adequada à atividade de social media, em um contexto geral, seria a 7311-4/00.

7311-4/00 Agências de publicidade

Essa CNAE compreende as atividades de criação e produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação, o que descreve exatamente a função de um social media.

No entanto, se o serviço prestado pelo social media vai além de criar e produzir o conteúdo das redes sociais de seus clientes, outras CNAEs devem ser acrescentadas. Veja a seguir.

CNAE para Social Media que agencia sites e e-mail

Se o social media também desempenha o papel de gestor do website e do e-mail de seus clientes, a CNAE adequada, além daquela com o código 7311-4/00, seria a 6319-4/00.

6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

Essa CNAE compreende a operação de páginas de internet (websites), as páginas de publicidade na internet, o acesso a programas na internet, serviços de e-mail, entre outros.

CNAE para Social Media que presta consultoria

Se a atividade do social media envolve a consultoria e assessoria, de forma que oriente seus clientes a utilizar as redes sociais de forma estratégica, a CNAE adequada será a 7319-0/04.

7319-0/04 Consultoria em publicidade

Mas atenção: Se além da consultoria o Social Media fizer a gestão das redes sociais, a CNAE 7311-4/00 deverá ser acrescentada.

CNAE para Social Media que aluga estúdio

Existem gestores de mídias sociais que alugam para seus clientes um espaço físico para fotos, além de determinados equipamentos. Nesse caso, a CNAE adequada é a 7312-2/00.

7312-2/00 Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação

CNAE para Social Media Influenciador

Se, além da gestão das redes, o social media possui um contrato se comprometendo na divulgação profissional do seu cliente, a CNAE 7319-0/02 deve ser acrescentada, por envolver a distribuição ou entrega de material publicitário.

7319-0/02 Promoção de vendas

VEJA TAMBÉM: CNAE para Influenciadores Digitais

CNAE para Social Media Design

Como exposto, existem gestores de mídias sociais que desenvolvem trabalhos voltados para a produção do conteúdo visual, como escolha da paleta de cores e produção de elementos visuais. Esses prestadores de serviço são chamados de “Social Media Design”.

No caso do social media se comprometer com o design gráfico das mídias do cliente, a CNAE adequada, além da 7311-4/00, será a 7410-2/99.

7410-2/99 Atividades de design não especificadas anteriormente

CNAE para Social Media Gestor de Tráfego

Se o social media também realiza a gestão do tráfego pago ou orgânico de seu cliente, a atividade que melhor se assemelha a essa atividade é a 7319-0/0.

7319-0/03 Marketing direto

O que você precisa saber antes de definir a CNAE

Vale lembrar que a classificação das novas atividades, principalmente as voltadas para o marketing digital, ainda é inconsistente. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados antes de escolher a CNAE da sua empresa.

O primeiro passo é verificar se a CNAE é permitida pelo Simples Nacional, que em regra é o regime tributário mais barato para os empreendedores digitais.

LEIA TAMBÉM: COMO SABER SE MINHA ATIVIDADE É PERMITIDA PELO SIMPLES NACIONAL?

Em segundo lugar, verifique se a sua atividade é permitida ao MEI, caso você possua interesse de se formalizar como microempreendedor individual. Todas atividades do MEI são permitidas pelo Simples Nacional, porém nem todas as atividades abrangidas pelo Simples Nacional são permitidas ao MEI.

Por fim, antes de abrir uma empresa de marketing digital, você deve estar familiarizado com alguns termos, como natureza jurídica, setor e tributação.

Saber a CNAE para profissões do marketing digital não é suficiente se você não souber a forma correta de diminuir a carga tributária de uma empresa ou, em outras palavras, pagar menos impostos!

Para isso, você deve se familiarizar com os termos citados acima, todos eles influenciam na tributação de uma empresa. A seguir, veja alguns artigos que podem te ajudar com isso:

NEGÓCIO ONLINE: Quanto um empreendedor digital paga de imposto?

COMO ESCOLHER O NOME DA EMPRESA – De acordo com a Lei!

Quanto custa abrir uma empresa? VALORES REAIS ATUALIZADOS!

O que é natureza jurídica? Tudo que você precisa saber antes de abrir uma empresa!

EMPRESA INDIVIDUAL: Formas de ser a sua própria empresa

DICA EXTRA – Como organizar sua empresa ou futura empresa

Se você já iniciou seus trabalhos como Social Media, é essencial ter consciência empresarial. Isso significa que você deve começar a enxergar seu negócio como empresa, ainda que não possua CNPJ.

Esse processo envolve 3 passos principais: formalização, organização financeira e gestão.

Se você chegou nesse artigo, é provável que esteja buscando se formalizar, cumprindo seu primeiro passo para ter consciência empresarial: transformar seu negócio oficialmente em uma empresa.

O segundo passo envolve a organização financeira, que tem como objetivo principal separar de uma vez por todas a pessoa física da pessoa jurídica. Diferenciar as finanças pessoais das finanças profissionais será crucial para o seu empreendimento. Sem organização financeira nenhuma empresa sobrevive, ou sobrevive por pouco tempo.

A gestão, por sua vez, deve ser estratégica. Ela envolve a gestão financeira, organizacional (de pessoal) e gestão de documentos.

Você vai se deparar com inúmeros programas de assinatura mensal/anual para armazenar os documentos da sua empresa. Mas existem aplicativos e sites gratuitos excelentes para guardar a documentação na nuvem, como o próprio Google Drive ou o Trello.

Para a gestão financeira e organizacional, é recomendável que a empresa trabalhe com planilhas automáticas, envolvendo receitas, despesas, lucro, rotatividade de pessoal, cadastro de clientes, etc.

Eu já tentei realizar a gestão da minha empresa através de planilhas gratuitas, aplicativos ou sites com assinatura mensal. Mas o melhor investimento que eu fiz foi em uma planilha especializada que me permite acompanhar cada detalhe da empresa.

A ferramenta que eu sempre indico (e uso na minha empresa) é a Planilha de Gestão Empresarial da Onside Corporation, que me permite fazer a gestão de pessoas/funcionários, clientes e finanças, nela você pode:

  • Cadastrar as entradas e saídas;
  • Definir metas;
  • Acompanhar o estoque;
  • Lançamento diário, mensal e anual;
  • Cadastrar clientes, produtos, vendedores, formas de captação de clientes, etc;
  • Acompanhar relatório de orçado versus realizado, valores em aberto, valores pagos, fluxo de caixa diário, inventário de estoque, volume de vendas, vendas por região, status de negociações de vendas e muito mais;
  • Gráficos gerados automaticamente para você analisar e tirar diversas conclusões de forma simples e rápida;
  • Relatório configurado para Impressão a 1 Clique, caso precise.

Foi a planilha mais completa que eu encontrei nesse sentido. Manter sua empresa organizada desde o início te ajudará a acompanhar a evolução dela e acelerar esse processo!

planilha de gestão empresarial

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