A partir de 22 de abril de 2021, as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional poderão pagar seus tributos através do PIX.
As empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional pagam seus tributos de forma simplificada, através de um único boleto chamado DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
No entanto, em Abril de 2021, o pagamento dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional se tornou ainda mais descomplicado, possibilitando ao contribuinte a realização do pagamento através do PIX.
O PIX é um sistema simplificado para pagamentos e transferências, que não possui custo para o contribuinte. Esse sistema foi implantado pelo Banco Central em 2020 e foi muito bem recepcionado pelos brasileiros.
Mais de 16 milhões de empresas no Brasil são optantes pelo Simples Nacional e, com a nova tecnologia, basta o contribuinte abrir o aplicativo da instituição financeira, escolher a função Pix e fotografar o QR Code.
O sistema será igualmente disponibilizado para contribuintes que desejam renegociar valores atrasados com o Simples Nacional.
VEJA AINDA: Tudo que você precisa saber sobre o Simples Nacional
Pix vai substituir o boleto do DAS?
O Pix não irá substituir o boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Inclusive, o QR Code com a opção “Pagar pelo Pix” constará no próprio boleto.
Essa opção aparecerá tanto para o MEI (Microempreendedor Individual) quanto para as demais empresas optantes pelo Simples Nacional.
PIX PARA MEI: Como o MEI pode pagar o DAS pelo Pix? – Passo a Passo
Diferente das empresas maiores, grande parte dos microempreendedores individuais não contam com uma contabilidade especializada, por isso emitem sozinhos o boleto para pagamento de seus tributos mensalmente.
Veja a seguir o passo a passo para o MEI utilizar o Pix como forma de pagamento da sua contribuição mensal.
1 – Acesse o site do programa gerador do documento
O primeiro passo para o MEI pagar seus tributos mensais pelo Pix é acessando o site do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual.
Insira o CNPJ no campo indicado. Se você não souber o seu CNPJ, siga as instruções do artigo Como consultar o CNPJ de uma empresa?
2 – Clique em Emitir Guia de Pagamento
Conforme a imagem a seguir, clique em “Emitir Guia de Pagamento DAS“.
3 – Insira o ano e mês de referência
Escolha o ano “2021” ou o ano referente aos débitos que deseja quitar. Após, selecione o mês de referência.
4 – Gerar PDF para impressão
Clique em “Imprimir/Visualizar PDF” e abra seu boleto.
Atenção: Se optar por pagar pelo Pix, não será necessário imprimir o boleto.
5 – Leia o QR CODE e faça o pagamento
Abra o aplicativo bancário no seu celular (é necessário possuir saldo em conta para efetuar o pagamento). Clique em “Pix“, escolha a opção “Pagar” e depois “Ler QR CODE“.
Aponte a câmera do celular para o local indicado na imagem a seguir e termine o pagamento.
É possível que o aplicativo do banco peça sua senha para confirmar o pagamento.
Pronto! Não se esqueça de guardar o comprovante de pagamento, pagar seus tributos no prazo e manter a documentação da sua empresa em dia.
MAIS ARTIGOS COMO ESTE:
Como fazer a opção pelo Simples Nacional: Prazos e tutorial
Quanto custa abrir uma empresa? VALORES REAIS ATUALIZADOS!
Como fazer a declaração de Imposto de Renda do MEI