Confira 4 erros, baseados na filosofia kaizen, que podem acabar com um empreendimento e a maneira correta de evitar essas falha.
A falta de uma visão clara pode causar o caos em sua empresa.
Aqui estão quatro maneiras pelas quais sua empresa pode falhar e como você pode evitá-los, facilitando o estabelecimento de metas e a comunicação adequada.
Em um negócio de sucesso, tudo funciona como um relógio: cada membro da equipe sabe o que está fazendo, cada ação é significativa e cada plano é bem projetado.
Em uma empresa falida, tudo pode se desfazer rapidamente: as perdas se acumulam, criando o caos em toda a linha.
Um produto passa por mudanças incessantes e os problemas de comunicação começam a crescer como uma bola de neve. Os clientes não têm certeza de quem entrar em contato com suas dúvidas, as tarefas são difíceis de rastrear e os resultados são impossíveis de medir.
Claro, nenhum negócio é perfeito. Cada empresa pode melhorar seu funcionamento.
A filosofia japonesa de Kaizen nas empresas: Muda, muri e mura
Geralmente, esse é um processo gradual e, à medida que as empresas passam por essa jornada, muitas vezes recorrem à filosofia japonesa de Kaizen.
Kaizen visa melhorar a produtividade, eficácia e comunicação e reduzir o desperdício.
Kaizen possui uma extensa classificação de diferentes tipos de resíduos, mas todos eles se resumem a três classes: muda, muri e mura.
Muda, muri e mura são definidos como as formas de desperdício que podem ocorrer em um empreendimento. Conhecendo-as é possível identificá-las e evitá-las.
Muda é o desperdício causado por processos ineficazes que não agregam valor, é provavelmente o mais conhecido e comum dos três.
Muri é o desperdício causado pelo excesso e sobrecarga, seja de operações, processos, pessoas, equipamentos, sistemas e afins.
Mura, por fim, é o desperdício causado pela variação ou inconstância.
Mas o que torna os processos ineficazes? E como uma empresa pode melhorar sua eficácia para minimizar perdas e dar sentido às suas ações?
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4 maneiras pelas quais as empresas falham – e como combatê-las
Perdas devido a muitas mudanças
Um dos tipos de perda mais críticos é causado por constantes alterações e remodelações.
Quantas vezes você já ouviu um membro da equipe dizer: “Bom, achei que essa mudança seria útil”, desencadeando outra rodada de projeto do produto ou serviço?
Em uma empresa, isso geralmente implica em desalinhamento entre a visão ou objetivos de alto nível e os métodos básicos para alcançá-los.
Geralmente, o que causa esse desperdício é o fato da equipe estar focada no processo e não no objetivo.
Alguns exemplos: grande rotatividade de pessoas na equipe, mudanças constantes no funcionamento da empresa, realocação de funcionários em diferentes setores, etc.
Os resultados nós já sabemos: experiência ruim do cliente e recursos desperdiçados.
Para eliminar esse tipo de perda, é fundamental definir seu objetivo final com clareza e especificar os recursos necessários para alcançá-lo.
Sem uma definição clara, seu objetivo não é muito mais do que um sonho sem forma.
Perdas devido a trabalho sem sentido
Trabalho sem sentido é aquele que não contribui em nada para o negócio e não realiza nada.
Isso geralmente acontece quando a equipe não vê um propósito no trabalho que está fazendo e mede sua eficácia apenas por um trabalho mecânico, reuniões realizadas ou e-mails lidos.
Um trabalho sem propósito gera desperdício de recursos e, principalmente, equipe desmotivada.
Antes de sua equipe iniciar qualquer trabalho, é importante entender claramente como ele se relaciona com o quadro geral, as expectativas associadas e os resultados previstos.
Deixe claro para a equipe as expectativas sobre cada projeto e permita que ela esteja devidamente alinhada.
Se toda a equipe compartilhar uma única visão estratégica e um conceito para um produto, os problemas relacionados ao desalinhamento desaparecerão.
Perdas devido à má gestão de recursos humanos
Outro erro que é importante destacar é a falha em alavancar os membros da equipe conforme o esperado.
Imagine, em um jogo de futebol, se o treinador colocasse um atacante forte como goleiro. O resultado seria um desastre.
Uma empresa forte valoriza as ideias dos funcionários e apoia suas ambições de aprender e se desenvolver.
Para aproveitar ao máximo os talentos de sua equipe, é essencial encontrar uma função para cada membro da equipe que melhor se adapte às suas habilidades.
A principal causa da má gestão de pessoas é não saber como liberar o potencial dos funcionários.
Com esse tipo de erro, as perdas da empresas são claras: Moral baixo e alta rotatividade de pessoal, treinar constantemente novas pessoas para substituir o funcionário, tempo gasto em educação e integração e riscos econômicos relacionados à saída e entrada de funcionários.
O principal ponto de partida para solucionar esse erro é entender a finalidade do seu produto ou serviço – o problema específico que ele resolve – e como o valor é criado em todo o processo de produção.
Isso o ajudará a evitar erros comuns, antecipando os requisitos e expectativas do cliente e determinando suas habilidades específicas e necessidades de recursos.
Perdas devido à rotatividade da equipe e tempo ocioso
Mudanças constantes e desalinhamento de metas não são os únicos erros pelos quais as empresas caem no caos.
Adicionar pessoal a uma equipe nas fases posteriores de um projeto pode retardar significativamente o processo de desenvolvimento, levando a mais perdas.
Um ótimo exemplo disso: Uma empresa habitualmente se propõe a vender novos produtos ou serviços, e cada novo projeto tem um conjunto diferente de requisitos, pilhas técnicas e habilidades necessárias. Como resultado, a maior parte do tempo da empresa é gasta na integração e transições da equipe, em vez de no desenvolvimento real do produto ou serviço.
Os novos membros da equipe sempre precisam de tempo para se atualizar.
Ajustes repetidos às necessidades e circunstâncias em constante mudança impedem a equipe de se concentrar em objetivos maiores e mais importantes.
Mais tempo é gasto em aprendizagem do que em agregar valor a um projeto específico.
O resultado final é um time exausto e um tempo gasto desnecessariamente com educação e integração
Nesse caso, reunir a equipe em torno de um objetivo comum é uma ação-chave para conduzir sua empresa ao sucesso e evitar que mais erros assim ocorram.
Soluções para os 4 erros mais comuns de uma empresa
Esses exemplos mostram que objetivos vagos ou a falta de visão compartilhada podem matar qualquer projeto e levar aos 4 maiores erros cometidos pela empresa, levando a perdas de reputação e operacionais para uma empresa.
Para reduzir o desperdício, é crucial definir metas alcançáveis, definir critérios de sucesso claros e, em seguida, dividir cada meta em uma hierarquia de execução mensurável.
O estabelecimento de objetivos adequados simplificará seus processos de negócios, concentrará as necessidades e requisitos de sua equipe de forma mais eficaz e reacenderá o engajamento dos funcionários.
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