Os 4 erros mais comuns cometidos nas empresas – e como evitá-los!

ERROS NO EMPREENDEDORISMO

Confira 4 erros, baseados na filosofia kaizen, que podem acabar com um empreendimento e a maneira correta de evitar essas falha.

A falta de uma visão clara pode causar o caos em sua empresa.

Aqui estão quatro maneiras pelas quais sua empresa pode falhar e como você pode evitá-los, facilitando o estabelecimento de metas e a comunicação adequada.

Em um negócio de sucesso, tudo funciona como um relógio: cada membro da equipe sabe o que está fazendo, cada ação é significativa e cada plano é bem projetado.

Em uma empresa falida, tudo pode se desfazer rapidamente: as perdas se acumulam, criando o caos em toda a linha.

Um produto passa por mudanças incessantes e os problemas de comunicação começam a crescer como uma bola de neve. Os clientes não têm certeza de quem entrar em contato com suas dúvidas, as tarefas são difíceis de rastrear e os resultados são impossíveis de medir.

Claro, nenhum negócio é perfeito. Cada empresa pode melhorar seu funcionamento.

A filosofia japonesa de Kaizen nas empresas: Muda, muri e mura

Geralmente, esse é um processo gradual e, à medida que as empresas passam por essa jornada, muitas vezes recorrem à filosofia japonesa de Kaizen.

Kaizen visa melhorar a produtividade, eficácia e comunicação e reduzir o desperdício.

Kaizen possui uma extensa classificação de diferentes tipos de resíduos, mas todos eles se resumem a três classes: muda, muri e mura.

Muda, muri e mura são definidos como as formas de desperdício que podem ocorrer em um empreendimento. Conhecendo-as é possível identificá-las e evitá-las.

Muda é o desperdício causado por processos ineficazes que não agregam valor, é provavelmente o mais conhecido e comum dos três.

Muri é o desperdício causado pelo excesso e sobrecarga, seja de operações, processos, pessoas, equipamentos, sistemas e afins.

Mura, por fim, é o desperdício causado pela variação ou inconstância.

Mas o que torna os processos ineficazes? E como uma empresa pode melhorar sua eficácia para minimizar perdas e dar sentido às suas ações?

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4 maneiras pelas quais as empresas falham – e como combatê-las

Perdas devido a muitas mudanças

Um dos tipos de perda mais críticos é causado por constantes alterações e remodelações.

Quantas vezes você já ouviu um membro da equipe dizer: “Bom, achei que essa mudança seria útil”, desencadeando outra rodada de projeto do produto ou serviço?

Em uma empresa, isso geralmente implica em desalinhamento entre a visão ou objetivos de alto nível e os métodos básicos para alcançá-los.

Geralmente, o que causa esse desperdício é o fato da equipe estar focada no processo e não no objetivo.

Alguns exemplos: grande rotatividade de pessoas na equipe, mudanças constantes no funcionamento da empresa, realocação de funcionários em diferentes setores, etc.

Os resultados nós já sabemos: experiência ruim do cliente e recursos desperdiçados.

Para eliminar esse tipo de perda, é fundamental definir seu objetivo final com clareza e especificar os recursos necessários para alcançá-lo.

Sem uma definição clara, seu objetivo não é muito mais do que um sonho sem forma.

Perdas devido a trabalho sem sentido

Trabalho sem sentido é aquele que não contribui em nada para o negócio e não realiza nada.

Isso geralmente acontece quando a equipe não vê um propósito no trabalho que está fazendo e mede sua eficácia apenas por um trabalho mecânico, reuniões realizadas ou e-mails lidos.

Um trabalho sem propósito gera desperdício de recursos e, principalmente, equipe desmotivada.

Antes de sua equipe iniciar qualquer trabalho, é importante entender claramente como ele se relaciona com o quadro geral, as expectativas associadas e os resultados previstos.

Deixe claro para a equipe as expectativas sobre cada projeto e permita que ela esteja devidamente alinhada.

Se toda a equipe compartilhar uma única visão estratégica e um conceito para um produto, os problemas relacionados ao desalinhamento desaparecerão.

Perdas devido à má gestão de recursos humanos

Outro erro que é importante destacar é a falha em alavancar os membros da equipe conforme o esperado.

Imagine, em um jogo de futebol, se o treinador colocasse um atacante forte como goleiro. O resultado seria um desastre.

Uma empresa forte valoriza as ideias dos funcionários e apoia suas ambições de aprender e se desenvolver.

Para aproveitar ao máximo os talentos de sua equipe, é essencial encontrar uma função para cada membro da equipe que melhor se adapte às suas habilidades.

A principal causa da má gestão de pessoas é não saber como liberar o potencial dos funcionários.

Com esse tipo de erro, as perdas da empresas são claras: Moral baixo e alta rotatividade de pessoal, treinar constantemente novas pessoas para substituir o funcionário, tempo gasto em educação e integração e riscos econômicos relacionados à saída e entrada de funcionários.

O principal ponto de partida para solucionar esse erro é entender a finalidade do seu produto ou serviço – o problema específico que ele resolve – e como o valor é criado em todo o processo de produção.

Isso o ajudará a evitar erros comuns, antecipando os requisitos e expectativas do cliente e determinando suas habilidades específicas e necessidades de recursos.

Perdas devido à rotatividade da equipe e tempo ocioso

Mudanças constantes e desalinhamento de metas não são os únicos erros pelos quais as empresas caem no caos.

Adicionar pessoal a uma equipe nas fases posteriores de um projeto pode retardar significativamente o processo de desenvolvimento, levando a mais perdas.

Um ótimo exemplo disso: Uma empresa habitualmente se propõe a vender novos produtos ou serviços, e cada novo projeto tem um conjunto diferente de requisitos, pilhas técnicas e habilidades necessárias. Como resultado, a maior parte do tempo da empresa é gasta na integração e transições da equipe, em vez de no desenvolvimento real do produto ou serviço.

Os novos membros da equipe sempre precisam de tempo para se atualizar.

Ajustes repetidos às necessidades e circunstâncias em constante mudança impedem a equipe de se concentrar em objetivos maiores e mais importantes.

Mais tempo é gasto em aprendizagem do que em agregar valor a um projeto específico.

O resultado final é um time exausto e um tempo gasto desnecessariamente com educação e integração

Nesse caso, reunir a equipe em torno de um objetivo comum é uma ação-chave para conduzir sua empresa ao sucesso e evitar que mais erros assim ocorram.

Soluções para os 4 erros mais comuns de uma empresa

Esses exemplos mostram que objetivos vagos ou a falta de visão compartilhada podem matar qualquer projeto e levar aos 4 maiores erros cometidos pela empresa, levando a perdas de reputação e operacionais para uma empresa.

Para reduzir o desperdício, é crucial definir metas alcançáveis, definir critérios de sucesso claros e, em seguida, dividir cada meta em uma hierarquia de execução mensurável.

O estabelecimento de objetivos adequados simplificará seus processos de negócios, concentrará as necessidades e requisitos de sua equipe de forma mais eficaz e reacenderá o engajamento dos funcionários.

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