Análise das tendências de consumo dos brasileiros em 2021

TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS EM 2021

Veja as 6 tendências de consumo dos brasileiros em 2021 e descubra como elas podem impactar o seu empreendimento!

Para descobrir os negócios em alta no Brasil ou para fazer as melhorias necessárias em uma empresa já existente, devemos analisar o consumo dos brasileiros e transformar essa informação em ideias!

Todo mundo que já pensou em abrir uma empresa passou pela seguinte pergunta: Qual é o negócio mais lucrativo?

A verdade é que todo produto ou serviço precisa de algum interessado para se manter sólido e lucrativo. Para descobrir os negócios em alta, é necessário entender a tendência de consumo do público.

6 Tendências de Consumo do Brasileiro durante a Pandemia

Vejamos a seguir um relatório do Serasa Experian com 6 tendências de consumo dos brasileiros em 2021.

São informações que poderão auxiliar você na hora de planejar ações e melhorias na sua empresa para conseguir atender as vontades e, principalmente, as expectativas dos seus consumidores.

  • Preferência por compras virtuais
  • Valorização do negócio local
  • Priorização de itens essenciais
  • Preocupação ambiental e social
  • Novas formas de pagamento
  • Busca por bom atendimento virtual

Preferência por compras virtuais

Devido à necessidade de distanciamento social, os canais online se tornaram uma das principais formas de consumo. A tendência é que esse comportamento permaneça.

Embora a instabilidade econômica e o aumento na taxa de desemprego tenham impactado o consumo de muitos brasileiros, o varejo virtual teve um crescimento de 45% entre março e setembro de 2020.

Os consumidores utilizaram esses canais para adquirir alimentos, roupas, materiais de escritório, entre outros produtos.

Tal fato é uma realidade em todo o mundo.

A pesquisa “Global Consumer Insights” constatou que as pessoas optam por comprar cada vez mais no ambiente virtual.

Valorização do negócio local

No último ano, os consumidores passaram a conhecer mais os negócios do bairro. Tal fato proporciona soluções rápidas para compras de itens domésticos, presentes, decoração, entre outros.

Além disso, a atitude fortalece e valoriza a economia local.

Priorização de itens essenciais

Devido às incertezas econômicas e diminuição da renda, muitas famílias devem continuar priorizando a compra de itens essenciais pelos próximos meses.

Dados da Fecomercio demonstram que o setor de vestuário teve perda de mais de 25% no faturamento em 2020.

Preocupação ambiental e social

Os consumidores demonstram uma preocupação maior em relação à sustentabilidade. Uma das tendências é que pessoas com renda mais alta priorizem empresas alinhadas com esses fatores ao fazer compras.

Por isso, é importante dar atenção ao comportamento da companhia e reforçar valores ambientais e sociais.

Novas formas de pagamento

Há uma valorização dos pagamentos por aproximação, visto que oferecem mais praticidade e segurança sanitária ao reduzir o contato.

De acordo com o estudo global “Visa Back to Business Study 2021″ 58% dos consumidores brasileiros pesquisados optariam por pagamentos por aproximação, sendo os aplicativos de pagamento móvel a primeira opção.

Diante disso, o estudo ainda indica que, ao longo de 2021, muitas PMEs brasileiras buscarão soluções para segurança e proteção contra fraude, pagamento por dispositivo móvel e parcelamentos para compras online.

Busca por bom atendimento virtual

A facilidade em pesquisar produtos e preços nos canais online faz com que a fidelização do consumidor seja mais difícil.

Sendo assim, as empresas precisam investir em uma boa experiência de compra, atendimento personalizado, flexibilidade e agilidade na entrega para se destacar.

Esse foi um estudo do Serasa Experian sobre as tendências de consumo do brasileiro no momento de pandemia. A lição principal consiste em utilizar os dados sobre a forma atual de consumo para adequar sua empresa à nova realidade.

MAIS ARTIGOS:

Ideias de infoprodutos: Veja as 10 melhores opções para ganhar dinheiro!

Os 10 Melhores Aplicativos que pagam seus usuários em dinheiro!

Como a pandemia mudou os gastos com publicidade em todo o mundo