5 Ferramentas tecnológicas que todo advogado precisa ter

A advocacia está mudando e o advogado ou advogada que não se adequar às novas tecnologias corre um grande risco de ser considerado(a) retrógrado(a). Saiba as melhores ferramentas para te ajudar nesse processo.

No cenário atual da advocacia existem dois pontos importantes que os advogados precisam estudar: modernização e marketing jurídico.

MARKETING JURÍDICO

Não é o foco deste artigo o marketing para advogado. Porém, é um assunto complementar às ferramentas tecnológicas e logo você entenderá o porquê.

De forma bastante resumida, a legislação responsável por prevenir captação de clientes ilegalmente vive em total conflito com as formas de marketing mais eficazes atualmente.

Em outras palavras, o advogado sofre inúmeras restrições quanto à divulgação de seu trabalho e isso interfere no empreendedorismo jurídico.

De um lado, há a defesa da preservação da advocacia do sensacionalismo agressivo, e de outro, o argumento de que limitações excessivas afetam a concorrência leal e desfavorecem os novos advogados.

De todas as maneiras, é fato que a tecnologia está presente, tanto no marketing jurídico quanto na rotina dos escritórios de advocacia.

Ainda que o seu marketing não seja o foco do seu escritório, você, advogado ou advogada, deve ter em mente as formas de ganhar tempo em um mundo cada vez mais tecnológico.

A única razão para eu ter mencionado o marketing jurídico foi o fato dele ser considerado uma consequência da modernização da advocacia.

Com essa modernização surgem, além da discussão quanto à flexibilização do marketing jurídico, os softwares de automatização de processos, as legislações sobre dados, as doutrinas quanto responsabilidade civil em processos envolvendo inteligência artificial, os crimes cibernéticos, a proteção da imagem na internet, as startups de apoio ao judiciário… A lista é imensa e só cresce.

Ainda tem dúvidas de que você, como advogado(a) PRECISA ter uma noção mínima de tecnologia?

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ADVOGADOS

Você vai notar que algumas das ferramentas que serão apresentadas aqui não possuem uma relação direta com o universo jurídico, mas ainda assim permanecem sendo incrivelmente úteis para o advogado.

Além disso, para a maioria das ferramentas a seguir eu vou te mostrar uma opção paga e uma opção gratuita, pontuando os prós e contras de cada uma.

1 – SOFTWARE JURÍDICO

O trabalho do software jurídico envolve a gestão de processos e clientes do seu escritório.

Na prática, funciona da seguinte forma: você, advogado, paga um valor mensal à determinada plataforma digital (pode ser um aplicativo para computador ou celular ou um site) e ela faz o acompanhamento processual das suas ações, gestão dos serviços judiciais e extrajudiciais, administração da agenda dos advogados, contagem de prazos, etc.

Alguns softwares apresentam diferenciais como avisar ao cliente que houve andamento no processo no qual ele é parte ou fornecer revistas jurídicas com atualizações jurídicas recentes, por exemplo.

É claro que a maioria dos softwares são pagos, no entanto, existem plataformas que fornecem uma opção mais barata para escritórios com poucos processos, o que é uma ótima opção para quem está começando na advocacia.

OPÇÕES GRATUITAS:
Software básico ou período de teste grátis

É improvável que você encontre um software jurídico 100% gratuito com disponibilização de todas as ferramentas.

O que pode acontecer, no entanto, são os softwares possuírem um plano gratuito para escritórios com até 10 processos e nenhum sócio, por exemplo.

É muito comum que os softwares disponibilizem um período de teste gratuito, o que pode ocorrer de 7 dias até 3 meses, a depender do caso.

Software de apoio aos novos advogados

Um exemplo de software jurídico que disponibiliza uma versão gratuita para advogados em início de carreira é o da empresa AVISO URGENTE – CLIPPING E SOFTWARES.

Mas atenção: Leia o regulamento e veja se você se enquadra nas condições do programa.

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos; não é uma ferramenta feita sob medida para o mundo jurídico. No entanto, é perfeitamente possível usá-lo para gestão do seu escritório.

Seria irresponsabilidade não te alertar que é completamente de um software especificamente jurídico. Afinal, o Trello é MANUAL; você não vai receber notificações de prazos, publicações do Diário Oficial, agenda de audiências e reuniões, etc.

Ainda assim, não deixa de ser uma opção para quem precisa de uma ferramenta gratuita e não se importa em colocar as informações e fazer os cadastros manualmente.

A boa notícia é que o Trello possui projetos compartilháveis para edição, ou seja, você e os seus funcionários/sócios/estagiários podem editar o mesmo card, caso haja autorização e convite.

O Trello possui aplicativo para computador e celular, o que facilita bastante o uso. Além disso, existe a possibilidade de integração com a Agenda Google e outros aplicativos.

2 – ASSINATURA DIGITAL

Para começar a te mostrar os benefícios de assinar documentos de forma digital, primeiro é preciso esclarecer que existem diferentes formas de fazer isso.

Atualmente, as mais conhecidas são: Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica.

No artigo “ASSINATURA ELETRÔNICA X ASSINATURA DIGITAL” você entende a diferença entre elas e o valor jurídico de cada uma.

De forma simplificada, a assinatura digital funciona através de um Certificado Digital, enquanto a eletrônica não necessita da compra de um certificado.

É claro que a assinatura eletrônica possui funções mais limitadas e é utilizada, principalmente, para assinatura de contratos mais simples, por exemplo.

A assinatura eletrônica é uma excelente ferramenta para os tempos atuais. Com o isolamento social como medida de prevenção à COVID-19, assinar um documento pelo seu computador ou celular faz com que a medida seja cumprida e suas necessidades profissionais devidamente atendidas.

Ainda que o cenário fosse outro, assinar documentos eletronicamente permite que seu escritório reduza os gastos relacionados à impressão e deslocamento.

Autentique

No Autentique, você consegue assinar, enviar e gerenciar documentos.

É uma ferramenta extremamente prática, gratuita, fácil de usar e útil. Eu indico o uso dessa ferramenta para documentos a serem assinados através do computador.

VEJA AINDA: PASSO A PASSO PASSAR ASSINAR DOCUMENTOS ONLINE E GRÁTIS

Até o momento em que este artigo foi escrito, o Autentique não possuía versão de aplicativo para mobile.

Na loja de aplicativos do seu celular, você encontra inúmeras ferramentas com essa função.

3 – GOOGLE DRIVE

Parece óbvio, mas MUITOS advogados ainda armazenam documentos em pastas no seu computador.

A consequência disso é clara: perder arquivos, o computador pode travar, precisar salvar o documento a cada nova edição, armazenar o mesmo arquivo várias vezes, desorganização, etc.

Se você não sabe o que significa Google Drive e não entende para que ele serve, preste bastante atenção nisso: SALVE OS SEUS ARQUIVOS NA NUVEM.

O que é a nuvem? Resumidamente, a nuvem é a internet. É claro que, em termos técnicos, não é assim que se define “nuvem“.

O armazenamento em nuvem consiste em você salvar arquivos (como contratos, fotos, processos, etc) de forma remota, como por exemplo na internet.

Quando você edita um documento e o salva em alguma pasta do seu computador, você se torna dependente da sua máquina para acessar aquele documento, certo?

No entanto, ao salvar o documento na nuvem, é praticamente impossível que você o perca e, além disso, você poderá acessá-lo de qualquer lugar do mundo.

Como salvar documentos na nuvem?

Existem algumas formas de armazenar seus documentos na nuvem:

Você pode enviar seus arquivos para o seu e-mail profissional, mas isso é inviável, cansativo e pouco seguro.

O Google hoje possui uma ferramenta chamada “Drive”, e se você possui um e-mail Google, você possui um Drive.

No Drive, é possível que você edite qualquer documento em tempo real, com salvamento instantâneo a cada segundo, ou seja, tudo que você editar já estará salvo, desde que você possua internet.

O Drive possui “Documentos Google“, para você editar arquivos em texto, como contratos e petições. Possui, ainda, as “Planilhas Google“, “Formulários Google“, “Desenhos Google“, etc. Tudo isso de forma gratuita, é claro.

Na realidade, você não precisa ter instalada nenhuma ferramenta de edição no seu computador, a não ser que você queira.

4 – LINKEDIN

Desconstrua o pensamento de que o Linkedin é apenas para procurar emprego ou contratar pessoas.

Ter um perfil ativo no Linkedin é, praticamente, uma obrigação!

Conecte-se comigo no Linekdin!

O Linkedin é a maior rede de identidade profissional do mundo. Pense nele como seu currículo em forma de rede social.

Não serve somente para procurar vagas de emprego, mas para criar uma identidade dentro da sua profissão.

Pense nas empresas ou nos profissionais que você mais admira hoje; tenho certeza que a maioria deles possui um perfil no Linkedin.

Além disso, o Linkedin te entrega notícias diárias relevantes, informações e publicações que agregam na sua área, de acordo com os interesses cadastrados.

5 – FILEMAIL

O Filemail é uma ferramenta para enviar arquivos grandes via e-mail.

No dia a dia profissional é comum termos que enviar aos clientes, escritórios e parceiros e-mails com anexos de documentos gigantescos, por isso essa é uma dica simples sobre a melhor forma de fazer isso.

O melhor do Filemail é que a pessoa que recebe o arquivo não precisa baixar o aplicativo ou criar uma conta nele, porque existe a opção de envio por meio de link.

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