4 Motivos para contratar um influenciador digital para a sua marca

COMO CONTRATAR UM INFLUENCIADOR DIGITAL

Veja a forma correta de contratar um influenciador digital e como esses profissionais podem contribuir para alavancar suas vendas!

Influenciador digital é todo profissional que utiliza da sua influência nas mídias sociais para ajudar seu público na tomada de decisão.

Um influenciador pode, perfeitamente, ser um youtuber, ter um blog, gravar vídeos para o TikTok ou, até mesmo, usar todas as mídias sociais juntas para reforçar sua presença online.

Veja a seguir os benefícios de contratar um influenciador digital para a sua marca:

1 – Os profissionais da era digital estão movimentando a economia do país!

Os criadores nunca foram tão atraentes: as plataformas sociais os querem e os profissionais de marketing querem trabalhar com eles.

Mas os criadores também têm mais maneiras do que nunca de monetizar, muitas das quais contornam as marcas e as mídias sociais.

2 – Criadores de conteúdo digital não ganham dinheiro apenas com parcerias

As parcerias de marca ainda são o principal fluxo de receita para a maioria dos criadores, mas um número crescente também está ganhando dinheiro por meios alternativos, como marketing de afiliados, vendas de produtos físicos ou digitais e anúncios.

Novas plataformas e ferramentas para a economia, como um canal no Youtube, oferecem mais opções para os criadores monetizarem diretamente suas comunidades.

Isso importa para a sua marca porque você dificilmente correrá o risco do influenciador ser incongruente com os valores da sua marca em razão de desespero econômico, como aceitar propostas de empresas que vão contra os princípios da sua marca.

Mas, ainda vale lembrar: a melhor forma de garantir segurança tanto para o influenciador quanto para a empresa é através de um contrato de parceria digital!

3 – Influenciadores digitais de nicho – público específico

Os criadores são os principais impulsionadores do envolvimento. Sendo assim, o público que ele atingirá geralmente é o público-alvo da a sua marca.

É claro que esse processo envolve um estudo sobre o trabalho do influenciador. Afinal, não há coerência em contratar uma influenciadora de cabelos pretos para divulgar uma tintura de cabelo ruivo, por exemplo.

Contratar um influenciador que possua bandeiras coerentes com a sua marca fará total diferença na conversão do público dele em clientes do seu empreendimento.

4 – Alta conversão em vendas das indicações dos influenciadores

Diferente de uma propaganda na TV, que atinge um público qualquer que estiver na sala assistindo a televisão, o público de um influenciador geralmente é segmentado, o que pode dar um ótimo retorno para a sua marca.

Existem poucos outros fluxos de receita que geram tanto dinheiro quanto o patrocínio de uma marca sem exigir um grande aumento.

Além disso, os criadores dizem que os patrocínios ajudam a aprofundar o envolvimento do público de uma forma que é difícil de replicar por meio de outras técnicas de monetização.

Os criadores estão se tornando marcas por seus próprios méritos, e os profissionais de marketing devem tratá-los como tal.

Por isso, jamais questione o valor cobrado por um influenciador.

Se o preço ofertado não condiz com o seu orçamento, busque novos influenciadores, alternativas mais baratas ou negocie as formas de pagamento, mas não atribua valor a algo alheio ou desmereça um profissional.

Pense nos criadores como editores: concentre-se em encontrar públicos relevantes e construir relacionamentos.

Como contratar um influenciador digital

Algumas perguntas podem te auxiliar no momento de contratar um influenciador digital:

  • Minha marca é regional, nacional ou mundial?
  • Ela possui capacidade de entrega do produto/serviço para um grande público?
  • O público deste influenciador é o público-alvo da minha marca?
  • As bandeiras defendidas por este influenciador são condizentes com a minha marca?
  • Os seguidores deste influenciador são reais?
  • Qual é a taxa de engajamento deste influenciador?
  • O valor cobrado pelo influenciador condiz com a taxa média de engajamento?
  • Qual a porcentagem de conversão em vendas que este influenciador pode gerar para a minha marca?
  • Minha marca tem capacidade de atender altas demandas?
  • Qual valor este influenciador pode gerar para a minha marca?
  • O valor cobrado pelo influenciador condiz com o orçamento separado para marketing empresarial?

Outro fator importante no momento de contratar um influenciador é considerar fazer um bom contrato.

A informações principais de um influenciador digital geralmente constam no seu Mídia Kit. Trata-se de um documento virtual que contém métricas importantes, valores do influenciador e preço de cada serviço presado por ele.

Por fim, utilizar ferramentas que ajudam a encontrar influenciadores pode facilitar o processo de contratação, tais como a Influency.me, Airfluencers ou, até mesmo, grupos no Facebook.

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