Veja as 6 tendências de consumo dos brasileiros em 2021 e descubra como elas podem impactar o seu empreendimento!
Para descobrir os negócios em alta no Brasil ou para fazer as melhorias necessárias em uma empresa já existente, devemos analisar o consumo dos brasileiros e transformar essa informação em ideias!
Todo mundo que já pensou em abrir uma empresa passou pela seguinte pergunta: Qual é o negócio mais lucrativo?
A verdade é que todo produto ou serviço precisa de algum interessado para se manter sólido e lucrativo. Para descobrir os negócios em alta, é necessário entender a tendência de consumo do público.
6 Tendências de Consumo do Brasileiro durante a Pandemia
Vejamos a seguir um relatório do Serasa Experian com 6 tendências de consumo dos brasileiros em 2021.
São informações que poderão auxiliar você na hora de planejar ações e melhorias na sua empresa para conseguir atender as vontades e, principalmente, as expectativas dos seus consumidores.
- Preferência por compras virtuais
- Valorização do negócio local
- Priorização de itens essenciais
- Preocupação ambiental e social
- Novas formas de pagamento
- Busca por bom atendimento virtual
Preferência por compras virtuais
Devido à necessidade de distanciamento social, os canais online se tornaram uma das principais formas de consumo. A tendência é que esse comportamento permaneça.
Embora a instabilidade econômica e o aumento na taxa de desemprego tenham impactado o consumo de muitos brasileiros, o varejo virtual teve um crescimento de 45% entre março e setembro de 2020.
Os consumidores utilizaram esses canais para adquirir alimentos, roupas, materiais de escritório, entre outros produtos.
Tal fato é uma realidade em todo o mundo.
A pesquisa “Global Consumer Insights” constatou que as pessoas optam por comprar cada vez mais no ambiente virtual.
Valorização do negócio local
No último ano, os consumidores passaram a conhecer mais os negócios do bairro. Tal fato proporciona soluções rápidas para compras de itens domésticos, presentes, decoração, entre outros.
Além disso, a atitude fortalece e valoriza a economia local.
Priorização de itens essenciais
Devido às incertezas econômicas e diminuição da renda, muitas famílias devem continuar priorizando a compra de itens essenciais pelos próximos meses.
Dados da Fecomercio demonstram que o setor de vestuário teve perda de mais de 25% no faturamento em 2020.
Preocupação ambiental e social
Os consumidores demonstram uma preocupação maior em relação à sustentabilidade. Uma das tendências é que pessoas com renda mais alta priorizem empresas alinhadas com esses fatores ao fazer compras.
Por isso, é importante dar atenção ao comportamento da companhia e reforçar valores ambientais e sociais.
Novas formas de pagamento
Há uma valorização dos pagamentos por aproximação, visto que oferecem mais praticidade e segurança sanitária ao reduzir o contato.
De acordo com o estudo global “Visa Back to Business Study 2021″ 58% dos consumidores brasileiros pesquisados optariam por pagamentos por aproximação, sendo os aplicativos de pagamento móvel a primeira opção.
Diante disso, o estudo ainda indica que, ao longo de 2021, muitas PMEs brasileiras buscarão soluções para segurança e proteção contra fraude, pagamento por dispositivo móvel e parcelamentos para compras online.
Busca por bom atendimento virtual
A facilidade em pesquisar produtos e preços nos canais online faz com que a fidelização do consumidor seja mais difícil.
Sendo assim, as empresas precisam investir em uma boa experiência de compra, atendimento personalizado, flexibilidade e agilidade na entrega para se destacar.
Esse foi um estudo do Serasa Experian sobre as tendências de consumo do brasileiro no momento de pandemia. A lição principal consiste em utilizar os dados sobre a forma atual de consumo para adequar sua empresa à nova realidade.
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