O Whatsapp virou uma ferramenta indispensável para promover vendas e, neste post, eu vou te ensinar a usá-lo para alavancar suas vendas!
Com o isolamento social proveniente do COVID-19, muitas empresas estão trabalhando somente com o famoso “delivery“.
Se sua empresa é do ramo alimentício, existem vários aplicativos para te auxiliar nas vendas.
Porém, se tratando de alguns comércios varejistas, como óticas, papelarias, loja de roupas ou utensílios domésticos, por exemplo, o Whatsapp se tornou uma forma bastante eficaz de manter as vendas por delivery.
Vale lembrar que não sabemos por quanto tempo o isolamento social irá persistir, por isso a importância de tornar seu negócio o mais tecnológico possível HOJE.
LEIA AINDA: COMO MIGRAR SEU COMÉRCIO PARA O DIGITAL
Descubra como manter suas vendas (ou até aumentá-las) usando o Whatsapp.
WHASTAPP BUSINESS
O Whatsapp Business é o formato ideal do Whatsapp para quem possui um empreendimento.
Para usar o Whatsapp Business você poderá continuar com o seu número ou comprar um novo chip.
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CRIAR UM CATÁLOGO
Outra dica que pode fazer toda diferença nas suas vendas pelo Whatsapp é a criação de um catálogo.
Na opção “Ajustes da Empresa” você vai encontrar “CATÁLOGO”, no qual você pode expor seus produtos ou serviços.
Se você vende produtos físicos, tire boas fotos e cadastre-os, e se trabalha com prestação de serviços, é só usar o catálogo para mostrar quais serviços você disponibiliza.
Não tem mistério em cadastrar produtos ou serviços no Whatsapp Business, o próprio aplicativo é bastante didático.
Basta você clicar na opção “Adicionar catálogo” ou no símbolo “+” no canto superior direito da tela.
Você consegue adicionar o valor das peças e o cliente pode te chamar com um click já demonstrando qual produto ele deseja.
Note:
MENSAGENS RÁPIDAS
Outra opção interessante do Whatsapp Business é a possibilidade de enviar mensagens prontas para os clientes.
Se um cliente te enviar uma mensagem fora do horário de entregas, por exemplo, o Whatsapp irá instantaneamente enviar uma mensagem pré-escolhida por você.
O mesmo acontece com as boas vindas, ou seja, assim que seu cliente te enviar uma mensagem, uma resposta automática é enviada para ele.
Você pode utilizar as mensagens automáticas para poupar tempo em responder algo que as pessoas perguntam com frequência.
Por exemplo, se perguntam muito “Qual o horário de funcionamento?” você pode configurar para digitar “funcionamento” e aparecer a seguinte mensagem:
"Olá, estamos funcionando apenas delivery, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08:00 até 18:00 horas. Como podemos te ajudar?"
Você também pode enviar uma mensagem final de agradecimento quando o cliente realiza a compra. Enfim, vale usar para o que for mais útil para o seu negócio.
COLOCAR TODAS AS INFORMAÇÕES NO PERFIL
Deixar seu perfil completo é um ponto importante para te poupar tempo. Afinal, dessa forma você utiliza melhor seu tempo focando nos atendimentos.
Na descrição da empresa, coloque quais produtos são vendidos na sua empresa ou qual serviço ela presta.
Lembre-se também de configurar o seu status, coloque uma frase que tenha a ver com seu nicho ou telefones alternativos de atendimento, por exemplo.
UTILIZE O STATUS DO WHATSAPP PARA VENDER
Você precisa estar presente no Status do Whatsapp e mostrar seus produtos lá também.
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No post citado acima, tem um tópico ressaltando o Story do Instagram; a mesma ideia se aplica ao Status do Whatsapp.
É um recurso que dura 24 horas, mas que pode ser usado com gatilho para mostrar para seu cliente exatamente aquilo que ele precisa no momento.
Lembre-se de colocar fotos nítidas e com boa luz.
O Canva é uma ferramenta de criação de visual e pode te ajudar a fazer designs para o Status do Whatsapp.
Você não precisa usar o status apenas para mostrar produtos. Ele também pode ser usado para expor foto e feedbacks dos seus clientes.
O nome desse gatilho é PROVA SOCIAL e ele é disparado quando o seu possível cliente olha uma foto ou uma mensagem de satisfação de alguém que comprou seu produto ou contratou seu serviço.
GRUPOS NO WHATSAPP
Um grupo no Whatsapp pode ser usado como fonte de vendas, mas é uma ferramenta perigosa se usada de forma exagerada.
Uma boa opção é utilizar o recurso que só permite aos administradores do grupo se pronunciarem, assim ele não se desvia da finalidade.
Além disso, não é todo mundo que gosta de grupo de vendas no Whatsapp, por isso, só inclua clientes que realmente querem receber suas novidades.
Você pode saber quem deseja receber as novidades do seu negócio de várias formas, destacando-se:
EXEMPLO 1: LISTA DE TRANSMISSÃO
Você pode fazer uma lista perguntando aos clientes se desejam participar do seu grupo.
É claro que é preciso tato para enviar uma mensagem desse tipo e, para não ser ignorado, você pode utilizar o gatilho da escassez.
Ou seja, demonstrar que o grupo é extremamente exclusivo e que as novidades, muitas vezes, sequer chegam para todo o público.
Exemplo: Ei FULANO(A), tudo bem? Não estou conseguindo mostrar todas as peças que chegam aqui na loja, por isso estou criando um grupo para enviar as novidades com exclusividade para meus clientes mais antigos <3 Se tiver interesse em entrar é só falar comigo, te aguardo, beijos!!
EXEMPLO 2: INSTAGRAM
O mesmo gatilho pode ser usado no Instagram, através da opção de “Perguntas” no Storys.
Lá você pode informar que existe um grupo no Whatsapp e deixar a caixa de perguntas com a opção “Deixe seu número aqui, se tiver interesse“.
Dessa forma, você vai ter presente no seu grupo apenas pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço.
Por fim, vale lembrar que toda transição é difícil, mas a internet disponibiliza MUITOS recursos gratuitos para auxiliar seu empreendimento, então, por que não utilizá-los?
QUAL MENSAGEM MANDAR?
Não adianta criar um grupo com pessoas interessadas na sua empresa, ter uma lista de clientes e possíveis clientes, mas não saber o que enviar para eles.
A primeira dica é que você haja SEMPRE com educação.
Isso deveria ser óbvio, porém, algumas empresas acabam perdendo clientes por não tratá-los com educação.
Nem sempre esse cliente vai te chamar atenção ou reclamar com você, mas pode ter certeza que ele não irá comprar novamente ou contratar de novo o serviço, e pior ainda: não irá indicar seu produto/serviço.
Alguns exemplos de educação e simpatia na hora de lidar com o cliente:
Se um cliente perguntar "Qual é o valor?", no lugar de responder "R$59,90", responda "Ei BEATRIZ (nome da pessoa, adjetivo ou apelido), bom dia/tarde/noite (depende do horário que você responder), essa peça (nome do produto) está saindo à R$59,90 à vista, temos na cor cinza também (outra informação do produto)".
Viu como a segunda mensagem parece mais atenciosa?
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