As 21 melhores dicas de marketing do Instagram para 2021

as melhores estratégias de marketing no instagram

O marketing do Instagram é competitivo, mas não impossível. Use essas 21 dicas para construir uma estratégia à prova de falhas para 2021.

Com uma audiência publicitária de mais de 1,16 bilhão de pessoas, o Instagram oferece um alcance significativo para as marcas. E o alcance potencial do marketing do Instagram cresceu substancialmente – aumentando em 76 milhões de pessoas apenas no último trimestre de 2020.

90% dos usuários do Instagram segue pelo menos um perfil comercial. E não são apenas os produtos de consumo que se beneficiam. Mais de 36% dos responsáveis por empresas usam o Instagram ao pesquisar novos produtos ou serviços.

Este artigo e dicas de marketing do Instagram para 2021 ajudará a melhorar sua estratégia no Instagram, esteja você apenas começando ou sendo um profissional experiente.

Configurando uma conta comercial no Instagram

Antes de começar a fazer marketing no Instagram, você precisa de uma conta Instagram Business ou Instagram Creator . Se você já tiver um, pule para as dicas abaixo. 

Se você já tem uma conta pessoal, pode pular para a etapa número 3 dessas instruções ou transformar sua conta pessoal em conta profissional, se achar viável essa transição.

Se você é novo no Instagram ou está criando uma nova conta, siga o passo a passo:

Etapa 1: Baixe o aplicativo Instagram
Etapa 2: Inscreva-se
  • Abra o aplicativo.
  • Toque em Criar nova conta (no iOS) ou Cadastre-se com e-mail ou número de telefone (no Android).
  • Digite seu e-mail ou número de telefone e toque em Avançar.
  • Crie seu nome de usuário e senha.
  • Preencha as informações do seu perfil (mais sobre isso na Dica 4) e toque em Avançar.
Etapa 3: mude para uma conta empresarial
  • Vá para o seu perfil e toque no ícone no canto superior direito.
  • Toque em Configurações e depois em Conta .
  • Toque em Mudar para conta profissional .
  • Toque em Negócios e siga as instruções.

21 dicas de marketing do Instagram para empresas que você NÃO pode ignorar

1. Use uma conta empresarial

Apenas no caso de você pular a seção acima e planejar acessar o restante das dicas de marketing do Instagram ao usar uma conta pessoal, aqui está o motivo pelo qual você deve reconsiderar.

Uma conta empresarial dá acesso a recursos que você não pode usar com uma conta pessoal, incluindo:

  • Instagram Insights (veja Dica 21)
  • Anúncios do Instagram (veja a Dica 20)
  • Instagram Shopping (ver Dica 16)
  • Caixas de entrada de mensagens primárias e secundárias
  • Informações de contato e um botão de “call to action” em seu perfil

2. Defina claramente seus objetivos

Todas as plataformas sociais são ferramentas. Mas você não pode usar essas ferramentas com eficácia, a menos que saiba o que está tentando construir.

O marketing do Instagram pode significar coisas diferentes para diferentes profissionais de marketing. Você está procurando:

  • Criar uma presença online para sua empresa?
  • Aumentar o conhecimento da marca?
  • Obter novos contatos?
  • Estabelecer sua marca como líder do setor?
  • Vender produtos diretamente do aplicativo?

Você pode até querer combinar vários resultados diferentes. Mas, sem saber onde deseja que sua estratégia do Instagram o leve, é improvável que chegue até lá.

3. Conheça o seu público

Uma pequena pesquisa preliminar pode ajudá-lo a descobrir quem você pode alcançar melhor quando estiver pensando em como comercializar no Instagram. 

Se o maior número de usuários do Instagram é formado por pessoas abaixo dos 25 anos, por exemplo, não significa que você só deve usar o Instagram para tentar alcançar pessoas na casa dos 20 anos. 

Em vez disso, você precisa definir o seu mercado-alvo para que possa criar um conteúdo que fale diretamente com esse público.

Isso também se tornará crítico quando chegar a hora de escolher opções de segmentação para seus anúncios do Instagram.

4. Otimize seu perfil

Em apenas 150 caracteres, sua biografia do Instagram precisa causar uma ótima primeira impressão, transmitir a personalidade da sua marca e dizer às pessoas porque devem seguir sua conta do Instagram.

Isso é pedir muito de um espaço pequeno.

Felizmente, você também obtém alguns outros campos em seu perfil do Instagram para mostrar o que é sua marca e tornar mais fácil para as pessoas encontrarem você. Esses incluem:

  • Seu nome: 30 caracteres, incluídos na pesquisa.
  • Seu nome de usuário: também conhecido como seu identificador. Até 30 caracteres, incluídos na pesquisa.
  • Seu site: um URL clicável que você pode alterar com a frequência que desejar.
  • Categoria: um recurso de negócios que diz às pessoas o que você faz.
  • Informações de contato: diga às pessoas onde encontrar você.
  • Botões de call-to-action: dê aos usuários uma maneira de interagir com você diretamente da página de seu perfil.

5. Escolha a foto de perfil certa

Para a maioria das marcas, sua foto de perfil do Instagram deve ser seu logotipo. Isso ajuda a fornecer credibilidade e permite que os visitantes vejam rapidamente quem você é.

No entanto, se você é um profissional prestador de serviços, o ideal é colocar uma imagem que reflita exatamente o que você gostaria que seu cliente pensasse sobre você, como confiança.

Vale lembrar: Se o seu logotipo for um quadrado, você precisará diminuir o zoom para garantir que tudo seja exibido dentro do círculo disponível para foto do perfil.

6. Crie conteúdo visualmente atraente

O Instagram é um meio visual, portanto, suas postagens precisam ter uma aparência ótima. Você não precisa de equipamento fotográfico profissional, mas suas fotos e vídeos precisam ser nítidos, bem iluminados e com foco, no mínimo.

Se você estiver usando outras imagens além de fotos, como infográficos ou animações, certifique-se de que sejam nítidas, claras, fáceis de ler e atraentes.

Ainda mais importante, seu conteúdo visual precisa ser atraente. Boas fotos são legais, mas se não contarem uma história ou não deixarem os espectadores empolgados, não vão envolver os seguidores.

Não tem certeza do que postar? Aqui estão algumas idéias:

  • Postagens dos bastidores: dê aos seguidores uma visão do seu escritório, vitrine ou processo de fabricação.
  • Citações e imagens baseadas em texto: brinque com texto para criar conteúdo visualmente interessante sem a necessidade de fotos.
  • Postagens instrutivas: Ensinar seguidores como atingir uma meta é o mais atraente possível.
  • Vídeos: a duração máxima de uma postagem de vídeo no Instagram é de 60 segundos, mas você pode ir muito mais longe com o IGTV .
  • Reels: Veja a Dica 17 para obter mais detalhes sobre este formato de vídeo.

Lembre-se de que um conteúdo atraente pode estender seu alcance se as pessoas se inspirarem para compartilhar suas postagens. Portanto, ao pensar em como divulgar seu negócio no Instagram, concentre-se na criação de conteúdo que mereça ser compartilhado, não apenas uma curtição rápida.

7. Estabeleça o “look” da sua marca como forma de marketing no Instagram

Depois de decidir que tipo de conteúdo publicar, você precisa decidir como será a aparência. A cor influencia as decisões de compra e o reconhecimento da marca.

O visual do Instagram deve ser consistente em suas postagens, ajudando os seguidores a reconhecer facilmente o seu conteúdo em seus feeds.

Uma maneira fácil de obter consistência nas cores é usar as predefinições do Lightroom

8. Escreva ótimas legendas

É verdade que acabamos de dizer que o Instagram é um meio visual. Mas isso não significa que você pode negligenciar suas legendas. A voz da sua marca é tão importante quanto a aparência dela.

As legendas do Instagram podem ter até 2.200 caracteres, então você pode usá-las para tudo, desde uma piada rápida até uma narrativa detalhada. 

Dito isso, apenas as duas primeiras linhas de texto aparecem no feed de notícias sem tocar em “ler mais”. Como as pessoas tendem a ignorar as legendas em vez de lê-las completamente, você pode colocar todas as informações importantes nessas duas primeiras linhas.

Recomenda-se os seguintes tamanhos de legenda do Instagram:

  • Postagens orgânicas: 138-150 caracteres
  • Anúncios do Instagram: 125 caracteres

Se você tem mais a dizer, diga. Mas certifique-se de que o texto extra vale a pena. Sua legenda deve ser relevante, divertida ou informativa, atraente e coerente com a marca. 

9. Use hashtags com sabedoria

Hashtags são uma forma importante de aumentar sua visibilidade e descoberta.

Você pode usar até 30 hashtags em uma postagem do Instagram. Mas, sendo realista, você provavelmente não quer fazer isso.

O ideal é usar entre cinco e nove hashtags por post. Mais do que isso pode parecer excesso de hashtags, uma tática de spam que pode atrapalhar seu perfil. 

Para obter o máximo de benefícios, escolha hashtags que:

  • São relevantes
  • São específicos para o seu nicho
  • Não incentive a troca de engajamento – Como insinuar, por meio da hashtag, que deseja trocar likes ou que irá seguir para ser seguido de volta.

10. Envolva-se

Se você quer engajamento no Instagram, você também precisa se engajar. Publicar conteúdo de qualidade é ótimo, mas se você ignorar os comentários e nunca interagir com nenhum outro perfil, terá uma existência solitária na rede.

Responda, no mínimo, aos comentários que os usuários postarem em seu feed. Mas também procure contas populares em seu nicho, siga-as, curta e comente suas postagens. Torne-se visível de uma forma não promocional.

Se alguém marcar você em uma postagem, verifique e procure oportunidades de engajamento. Fixar comentários dos principais seguidores, ou simplesmente comentários que possam desencadear conversas, é uma forma de incentivar mais engajamento em suas postagens.

Isso torna mais divertido (e produtivo) para você se envolver também, já que você terá uma chance maior de responder a pessoas reais em vez de robôs.

11. Aproveite ao máximo o Story do Instagram

Metade das empresas no Instagram usa os stories. E elas estão obtendo ótimos resultados: um terço das histórias mais vistas são postadas por empresas. As histórias são uma parte fundamental de uma boa estratégia de marketing do Instagram.

As histórias do Instagram desaparecem após apenas 24 horas. Os seguidores esperam que eles sejam mais reais e crus do que seu feed do Instagram. Eles fornecem uma oportunidade de se conectar com seguidores e construir relacionamentos.

Veja as seguintes estratégias:

  • Conte uma história: tenha uma mensagem em mente e conte uma história para chegar à conclusão dessa mensagem.
  • Pense rápido: use várias “cenas” curtas e transmita sua mensagem nos primeiros 3 segundos.
  • Forneça valor: forneça aos espectadores informações valiosas ou links para recursos úteis.
  • Use uma frase de isca: não confie nas pequenas sobreposições “deslize para cima” do Instagram para links externos. Use texto para dizer aos seguidores porque eles devem deslizar.
  • Use uma identidade de marca consistente: como seu feed do Instagram, seus stories devem estar alinhadas com a voz e estética de sua marca.

Se os seguidores marcarem você em suas histórias, você pode compartilhar novamente o conteúdo no seu próprio story, por exemplo. Essa pode ser uma maneira fácil e contínua de compartilhar conteúdo gerado pelo usuário enquanto agradece seus principais fãs.

12. Use destaques e capas do Stories para impulsionar sua biografia

Cobrimos todos os componentes oficiais de sua bio do Instagram na Dica 4. Mas há um componente bônus que não mencionamos: capas de destaque de Stories.

Você pode criar álbuns de destaque para preservar o conteúdo de suas principais histórias, para que não desapareça após 24 horas. Seus álbuns de destaque aparecem logo abaixo de sua biografia, e você pode criar capas personalizadas para cada um.

Usado de forma eficaz, isso adiciona todo um componente extra à sua biografia, dando a seguidores em potencial muito mais informações sobre seu negócio e porque eles deveriam segui-lo no Instagram.

Algumas marcas usam os álbuns de destaques para mostrar suas diferentes categorias de produtos.

13. Teste os botões do Instagram

Agora você pode criar promoções e/ou pedidos de refeições diretamente de sua história ou perfil do Instagram. Esta é uma ótima maneira de facilitar quando um seguidor precisar dos seus serviços.

Você pode adicionar um botão de pedir refeição da mesma forma que adiciona qualquer outro botão de call to action:

  • Toque em Editar Perfil
  • Em Informações comerciais públicas, toque em Botões de ação
  • Em Selecionar um botão, escolha Pedir Refeição

Para adicionar um adesivo de pedir refeição ao seu story, selecione a foto da sua história e adicione o adesivo de “Pedidos de Refeição”. 

Em qualquer dos casos, você precisará usar um fornecedor parceiro, como o iFood ou Rappi. As opções aparecem quando você tenta adicionar o adesivo ou botão de Pedir Refeição.

14. Crie expectativa para o lançamento de um produto com o adesivo Contagem regressiva

Outro adesivo interativo para Stories é o Contagem Regressiva, que permite que você crie emoção antes do lançamento de um produto ou evento especial. O adesivo de contagem regressiva alerta seus maiores fãs para marcar seus calendários quando você tem algo novo a oferecer.

15. Faça Lives

O Instagram Live oferece várias maneiras possíveis de se conectar com os seguidores em tempo real. Sugerimos as seguintes estratégias:

  • Colabore com um especialista ou influenciador do setor usando a opção “Adicionar um convidado” para participar ao vivo
  • Ofereça uma visão ao vivo dos bastidores de um evento
  • Organize um workshop ou compartilhe um tutorial
  • Faça uma sessão de perguntas e respostas
  • Entreviste um membro da equipe
  • Fale com um cliente

16. Abra uma loja no Instagram

Lembra como dissemos que você deveria ter um perfil de negócios? Aqui está mais um motivo: você precisa de um perfil comercial para abrir uma loja no Instagram.

Este recurso, que não está disponível para contas pessoais, permite que você crie sua própria loja online no Instagram. Você também receberá um botão “Ver loja” na página de seu perfil do Instagram, para que os fãs possam acessar sua loja sem nem mesmo ver uma postagem específica.

Melhor ainda, agora há uma guia Loja na página Explorar, onde os usuários podem pesquisar novos produtos ou ver produtos de marcas com as quais já interagem no Instagram.

130 milhões de usuários do Instagram acessam postagens de compras todos os meses, então há um grande público de pessoas ansiosas para comprar das marcas que seguem. Você pode marcar produtos de compra em posts, stories e IGTV.

17. Experimente Instagram Reels

Há outra nova guia na página Explorar: Reels. Esses vídeos curtos são a resposta do Instagram ao TikTok. Mas eles não são apenas para desafios de dança. As marcas estão usando os Reels para se destacar na multidão.

18. Publique na hora certa

Você sabia que a melhor hora para postar no Instagram varia de acordo com o seu setor?

O site Hootsuite analisou mais de 250 mil postagens de 11 setores diferentes e descobriu que realmente existe um melhor momento para postar, embora os feeds do Instagram não sejam mais cronológicos.

Aqui estão os melhores horários para postar para cada setor analisado:

  • Viagens e turismo: sexta-feira, das 9h às 13h
  • Mídia e entretenimento: terça e quinta-feira, das 12h às 15h
  • Comida e bebida: sexta-feira, 12h00
  • Varejo: terça, quinta e sexta-feira, 12h
  • Serviços profissionais: terça, quarta e sexta-feira, 9 ou 10 horas
  • Sem fins lucrativos: terça-feira, 10h ou 16h
  • Comércio eletrônico de não varejo: quinta-feira, 16 ou 21h
  • Farma e saúde: quarta e domingo, 9h
  • Cuidados pessoais: quinta e sexta-feira, 13h, 14h ou 15h
  • Tecnologia: segunda e terça, 14h
  • Educação: quinta-feira, 16 ou 17h

19. Experimente uma parceria com um influenciador

Trabalhar com um influenciador pode ajudar a construir sua credibilidade enquanto expõe sua marca a um novo público. Uma pesquisa da CivicScience descobriu que quase metade dos usuários diários do Instagram fazem uma compra por causa de uma recomendação de um influenciador.

Veja também: CONTRATO COM INFLUENCER DIGITAL: Veja o que não pode faltar no seu contrato de parceria

20. Expanda seu público com anúncios do Instagram

A maneira mais segura de apresentar seu conteúdo a um novo público é veicular um anúncio no Instagram .

De volta à Dica 3, você definiu seu público-alvo. Agora você pode usar essas informações para segmentar seus anúncios com base em:

  • Localização: estado, província, cidade, país e assim por diante
  • Dados demográficos: como idade, sexo e idioma
  • Interesses: como outras contas que as pessoas seguem, os aplicativos que usam e os anúncios nos quais clicam
  • Comportamentos: dentro e fora do Instagram

Você também pode fazer upload de públicos-alvo personalizados de pessoas com as quais já se relaciona e usá-los para criar públicos-alvo semelhantes.

Você pode anunciar no feed do Instagram, Stories ou na aba Explorar.

21. Refine sua estratégia com análises

Não importa o quão bom você já seja no marketing do Instagram, você sempre pode ser melhor. A melhor maneira de melhorar seus resultados é aprender com o que você já fez.

E a melhor maneira de fazer isso é estudar todas as informações disponíveis no Instagram Insights, no qual você pode analisar suas estatísticas e descobrir em qual área pode melhorar.

Fonte: Hootsuite

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