Como assinar PDF com certificado digital – PASSO A PASSO

Na internet, você encontra diversos termos ao se referir à assinatura de documentos: certificados, assinatura online, assinatura eletrônica, assinatura digital, token, entre outros. Para aprender a utilizar um certificado digital, é necessário, primeiramente, entender do que se trata e quando ele será utilizado.

O ponto de partida deste assunto é a compreensão de que um certificado digital é o mecanismo mais seguro de assinatura de documentos, dentre todos os outros.

Isso ocorre porque, para alguém possuir esse tipo de certificado, o proprietário da assinatura obrigatoriamente precisou comparecer à certificadora pessoalmente.

Em alguns casos, a certificação ocorre por vídeo-conferência, que também é um mecanismo seguro.

Esclarecendo alguns termos, vale ressaltar:

  • Assinatura Eletrônica não possui reconhecimento da ICP-BRASIL (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira);
  • Token é um meio de acessar sua assinatura digital. O token nada mais é do que um dispositivo de armazenamento do seu Certificado Digital, se assemelhando a um pen drive.
  • Assinatura Digital é o nome dado às assinaturas provenientes de Certificado Digital, devidamente reconhecido pela ICP-BRASIL;
  • Assinatura Online é qualquer assinatura feita por meio de um navegador, independente de ser Eletrônica ou Digital: “eletrônica” e “digital” são espécies, “online” e “token” são formas;

Neste post, você vai aprender a utilizar o CERTIFICADO DIGITAL para assinar documentos no formato PDF.

Caso você queira assinar documentos sem o certificado, o post certo para você é: COMO ASSINAR DOCUMENTOS DE FORMA ONLINE E GRATUITA, que trata da assinatura eletrônica.

Se você quer saber mais sobre em quais situações você deve usar cada tipo de assinatura, acesse ASSINATURA ELETRÔNICA X ASSINATURA DIGITAL: ENTENDA AS DIFERENÇAS.

PASSO A PASSO – ASSINAR DOCUMENTOS EM PDF COM CERTIFICADO DIGITAL

Esclarecido isso, entenda o passo a passo para assinar documentos com o seu Certificado Digital:

1º PASSO: Baixe o Acrobat Reader DC.
2º PASSO: Clique em “Arquivo“, depois “Abrir” e selecione o documento que deseja assinar.
3º PASSO: Clique em “Ferramentas” e escolha a opção “Certificados“.
4º PASSO: Clique em “Assinar digitalmente” e escolha o local onde será posicionada a assinatura.
5º PASSO: Selecione seu certificado e clique em “Assinar“.
6º PASSO: Salve o documento assinado.

Pronto! O documento será devidamente assinado e salvo.