PRECISO DE CNPJ PARA EMPREENDER ONLINE?

preciso de CNPJ

Você faz parte do time de brasileiros que possuem um negócio digital de forma informal? Ou ainda, você quer muito empreender online, mas não sabe por onde começar? Saiba se você realmente precisa de um CNPJ e outras formalidades para empreender online. 

 

O QUE É EMPREENDEDOR DIGITAL?

Primeiro, precisamos esclarecer o que é um empreendimento digital. 

Todo serviço ou produto que possui, direta ou indiretamente, influência digital e tem um consumidor final pode ser considerado parte de um negócio online.

Em outras palavras, se você faz parcerias no seu Instagram, escreve para um blog, possui um canal no Youtube, vende um produto digital como afiliado por meio de uma plataforma, tem uma loja online, vende e-books ou cursos online e, principalmente, se você é remunerado por sua contribuição no mundo digital, VOCÊ É UM EMPREENDEDOR DIGITAL!

No mundo digital, é comum as pessoas serem suas próprias empresas. Pode parecer confuso de início, mas pense em você como VOCÊ PESSOA e VOCÊ EMPRESA.

A partir disso fica mais fácil entender a próxima etapa: Devo legalizar minha empresa? Não vendo produtos, preciso de um CNPJ mesmo assim? Posso ser remunerado sem possuir CNPJ?

 

EMPRESA ONLINE É OBRIGADA A POSSUIR CNPJ?

 O CNPJ vai comprovar a existência da sua empresa perante à Receita Federal Brasileira e demais órgãos governamentais.

Você pode realizar serviços ou negociar produtos sem possuir CNPJ, mas assim será considerado um trabalhador informal ou autônomo e sua tributação será diferenciada, inclusive os seus rendimentos sem incidência de impostos serão sempre limitados.

Isso mesmo, a partir de determinado valor você começa a pagar imposto pelo que receber. Já te adianto que esse imposto corresponde à uma boa porcentagem do seu ganho, viu?

 

VANTAGENS DE POSSUIR UM CNPJ

Sabendo disso, vamos às vantagens de possuir um CNPJ:

 

1. Regularização perante a Receita Federal

Na maior parte dos casos, dependendo da atividade exercida pela sua empresa (e de alguns outros fatores), você pagará menos impostos sendo uma pessoa jurídica. 

Além dessa enorme  vantagem tenha em mente o seguinte: Quem abre uma empresa quer que ela cresça, certo? 

Em regra, seus rendimentos tendem a aumentar com o passar do tempo, portanto, ter um CNPJ no início vai facilitar bastante esse processo.

 

2. Demonstração de seriedade para o seu público e parceiros

Ter uma empresa legalizada e quite com as obrigações tributárias demonstra credibilidade para os consumidores do seu produto ou serviço. 

Se coloque no lugar, por exemplo, de uma empresa grande que pretende divulgar seus produtos através da famosa “publi” na sua rede social principal. 

Essa empresa provavelmente sentirá mais confiança no seu trabalho se você demonstrar sua condição de pessoa jurídica, de forma que prove que sua rede social é uma fonte de renda oficial, portanto, você merece uma remuneração justa pelo seu serviço.

 

3. Segurança para você

Algumas naturezas jurídicas permitem que o seu patrimônio pessoal não seja confundido com o patrimônio da sua empresa.

De forma bem simples, se sua empresa estiver inadimplente ou for condenada ao pagamento de algum valor em determinado processo judicial, por exemplo, seus bens pessoais estarão protegidos caso você tenha um CNPJ inscrito sob uma natureza jurídica correta.

Para entender melhor sobre isso, você precisa saber O MELHOR TIPO DE EMPRESA PARA SEU NEGÓCIO DIGITAL.

 

4.Facilitação de crédito

Determinadas instituições financeiras facilitam alguns serviços para micro e pequenas empresas, como fornecimento de cartões de créditos, empréstimos com juros menores do que os fornecidos à pessoas físicas e prazo prolongado para pagamento. 

O Microempreendedor Individual (MEI) também tem uma série de oportunidades de crédito nesse sentido.

 

5. Conseguir fornecedores

Alguns fornecedores simplesmente NÃO realizam transações com empreendedores informais. Inclusive, se a sua empresa envolve mercadorias (como uma loja online, por exemplo), ter um fornecedor fixo e confiável vai te ajudar!

Mas atenção: Não raro você vai encontrar anúncios como “Só vendemos para CNPJ; crie seu MEI em 30 minutos, 100% online e depois compre conosco“. Na hora da empolgação, você pode errar e acabar se tornando um MEI sem planejamento.

 

EMPREENDEDOR DIGITAL PAGA MENOS IMPOSTOS?

Não podemos deixar de comentar que a maioria das pessoas tem receio de abrir uma empresa por medo dos tributos.

A tributação de uma empresa vai depender, dentre outros fatores, do regime tributário dela. No Brasil, existem os seguintes regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Não existe uma regra geral para uma empresa pagar menos tributos, mas escolher o tipo certo de empresa será essencial para o processo. 

Caso você esteja curioso(a) para saber se pagará menos tributos possuindo uma empresa, na internet são disponibilizados diversos simuladores de tributos

O Simulador é uma opção viável inclusive para quem não tem conhecimentos sobre a área tributária, por ser de fácil de mexer e funcionar através das informações que você conhece sobre a empresa.

Funciona da seguinte forma: existem abas para se preencher com as informações essenciais da empresa e, ao final, é emitido um relatório, bastando você comparar e verificar o melhor regime tributário.

O Simulador Tributário que eu sempre indico aqui no site é o da Onside Corporation, por ter um layout mais fácil de mexer, possuir vídeo explicativo sobre como utilizá-lo e conter informações claras.

Pelo link a seguir você consegue realizar a compra do Simulador pelo menor valor, de R$127,00 por R$47,00.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O SIMULADOR TRIBUTÁRIO.

 

POSTS RECENTES: