Para obter o máximo do Instagram, é uma boa ideia estar atualizado nos termos utilizados na rede social. Veja o dicionário do Instagram e como usar cada expressão!
Temos certeza que você já se deparou com algum termo, expressão, gíria ou sigla no Instagram e não fez ideia do que significavam, certo?!
Esse artigo tem o objetivo de mostrar o significado de cada expressão utilizada nas redes sociais, especialmente o Instagram.
Dicionário do Instagram: Veja o que significa cada expressão usada na rede social
Bio
Refere-se à seção de biografia em seu perfil. Vá até o seu perfil e clique em ‘Editar’. Na opção ‘Biografia’ você deve incluir as principais informações sobre você ou sobre a sua empresa.
Mensagens diretas (DMs)
Os usuários podem se comunicar em particular por meio de mensagens diretas. Se um cliente tiver uma reclamação ou dúvida, a melhor prática é bater um papo com ele por mensagem direta para manter a conversa privada. As mensagens diretas são frequentemente chamadas de DMs ou directs.
Filtros
Você pode aplicar filtros predefinidos às suas fotos para aprimorar recursos e cores. Os filtros são criados pelos criadores de conteúdo como forma de atrair mais público ou passar uma mensagem da sua comunidade.
LEIA TAMBÉM: GANHAR SEGUIDORES NO INSTA: 30 Dicas Práticas e Poderosas para ganhar seguidores no Instagram
Seguir
Ao seguir um usuário no Instagram, você verá o conteúdo dele na sua linha do tempo. Você também pode ver seus Stories do Instagram na parte superior do aplicativo.
Seguidores
Seus seguidores são pessoas que verão suas fotos em suas linhas do tempo. Suas publicações aparecerão para não-seguidores caso eles visitem seu perfil, se não for um perfil privado, ou através da aba ‘Explorar’, caso isso faça sentido pelo Algoritmo do Instagram.
Hashtag (#)
Semelhante ao Twitter, uma hashtag no Instagram é usada para indexar palavras ou frases. Ao clicar em uma hashtag, você verá outras postagens com a mesma.
Destaques
Um rolo de destaque de seus Stories do Instagram aparece em seu perfil acima da galeria de fotos e permanece até você removê-lo.
Página inicial
Toque no botão inicial para acessar sua tela inicial, que também é sua linha do tempo ou feed. Nela você verá as fotos das pessoas que segue.
IG
IG é uma abreviatura de Instagram.
User
O User é seu identificador, seu nome de usuário. Para mencionar um usuário no Instagram, você precisa usar o identificador dele, que sempre começa com o símbolo @.
Instagram Stories
Stories é um dos recursos mais populares da plataforma. Essas fotos e vídeos desaparecem após 24 horas, mas para torná-los permanentes você pode adicioná-los aos Destaques.
Marcação
Existem algumas maneiras de marcar pessoas no Instagram, incluindo na legenda de uma foto, nos Stories do Instagram e nas fotos. Use o símbolo @ para marcar alguém em uma legenda ou story do Instagram. Você pode marcar alguém em suas fotos antes ou depois de postar a imagem.
Viralizar
Diz-se que um conteúdo “viralizou” quando ele atinge muitas pessoas e fica altamente conhecido. Um conteúdo pode viralizar de maneira negativa ou positiva.
CTA
A sigla CTA significa “Call To Action” e sua tradução é “Chamada para Ação”, geralmente utilizada quando o criador de conteúdo ou a empresa deseja que o público reaja ao conteúdo produzido. Alguns exemplos comuns de CTA são: “Deixe nos comentários sua opinião sobre…” e “Arrasta pra cima para…”.
Carrossel
Um post carrossel é formado pela junção de duas ou mais fotos na mesma publicação no Feed do Instagram.
Flopar
Flopar é uma gíria utilizada para se referir a um conteúdo que não teve o engajamento esperado, geralmente se assemelha a “Fracassar“.
Persona
Persona é o nome dado ao consumidor ideal do produto/serviço do criador de conteúdo. Persona possui o mesmo significado que Avatar e ambos são diferentes de “Público-alvo”. Enquanto o Público-alvo é uma maneira genérica de tratar o consumidor-alvo, a Persona (ou Avatar) o trata de maneira específica, como o cliente ideal, com nome, idade, sexo, condição financeira, gostos, personalidade e valores.
Algoritmo
No Instagram, o Algoritmo é o responsável pela distribuição lógica das postagens, de acordo com o interesse demonstrado pelo usuário. De forma prática, o Instagram sempre buscará pessoas com quem você mais interage e postagens parecidas com aquela que mais reteve sua atenção até o momento, através da análise das publicações que você curtiu, comentou, compartilhou e salvou. Quando um conteúdo viraliza para diferentes públicos, significa que tantas pessoas diferentes engajaram naquele conteúdo que é possível que ele possa ser de interesse geral, então a rede social trata de distribuí-lo para mais pessoas.
Tráfego pago
O tráfego pago ocorre no Instagram quando o usuário se utiliza de anúncios patrocinados para alcançar mais público. Os anúncios do Instagram são feitos através do Facebook Ads.
TBT
O famoso TBT é a abreviação da expressão “throwback thursday“, que traduzida para o português é entendida como “quinta-feira do retrocesso”. A gíria pode ser usada para trazer à tona publicações antigas às quintas-feiras, com sentimento de nostalgia.