MEI PARA SOCIAL MEDIA: É possível se formalizar como gestor de redes sociais?

MEI SOCIAL MEDIA: Como se formalizar como gestor de redes

É possível o Social Media ser MEI (microempreendedor individual)? Veja as opções para se formalizar como gestor de mídias sociais!

O social media é um profissional que gerencia estrategicamente as redes sociais de seus clientes.

Existem diversos nomes para essa nova profissão: Gestor de redes sociais, Agenciador de marketing digital, Gerenciador de mídias sociais, entre outros. Mais importante do que o nome, é descobrir a forma correta de se formalizar como um Social Media.

Social Media pode ser MEI (Microempreendedor Individual)?

Antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa, devemos descobrir se as atividades dela – chamadas de CNAEs – são aceitas pela natureza jurídica na qual a empresa será enquadra.

No caso do MEI, já adianto que a lista de atividades permitidas é limitada e não admite que o Social Media se formalize nessa modalidade. Vejamos o porquê:

No artigo CNAE PARA SOCIAL MEDIA eu explico quais são as atividades que poderão aparecer no cartão do CNPJ e nos registros oficiais de uma empresa formalizada como Social Media.

Existem diversas atividades que podem ser utilizadas, a depender de quais serviços o gestor de mídias sociais irá prestar, mas vamos trabalhar com a mais comum delas: Agência de publicidade.

Até o momento, a CNAE mais adequada à atividade de social media, em um contexto geral, seria a 7311-4/00 – Agências de publicidade. Em outros casos também é possível utilizar a CNAE 7319-0/03 – Marketing direto.

Você pode estar pensando “Mas eu não tenho uma agência de publicidade” e é perfeitamente normal essa estranheza.

Tenha em mente o seguinte: os registros de uma empresa irão considerar a DESCRIÇÃO da atividade, ou seja, o que ela compreende, e não o nome em si.

A CNAE 7311-4/00 compreende as atividades de criação e produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação, o que descreve exatamente a função de um social media.

Infelizmente, o órgão responsável por definir as atividades empresarias do Brasil ainda não formalizou as novas profissões (youtuber, social media, influenciador digital, etc), então a opção por enquanto é utilizar a atividade oficial que melhor se assemelha ao exercício profissional.

O MEI possui uma lista de atividades permitidas – estabelecidas no ANEXO XI da RESOLUÇÃO CGSN Nº 140, de 2018 – e nessa lista não consta as atividades citadas acima, por isso não é possível que o Social Media se formalize como Microempreendedor Individual.

Como se formalizar como social media?

No Brasil, quando uma pessoa quer abrir uma empresa sozinha (ou seja, sem sócios), existem 4 opções: MEI, EI, EIRELI e LTDA.

MEI significa Microempreendedor Individual e não admite sociedade, sendo praticamente uma pessoa física com CNPJ, sujeita a diversos requisitos, como ter seu faturamento limitado a R$81.000,00 ao ano. Já vimos que não é possível ao gestor de mídias sociais se formalizar nessa modalidade, então vamos às outras opções:

O EI é o Empresário Individual. Muitas pessoas confundem EI com MEI, mas na realidade, o Empresário Individual é a natureza jurídica que caracteriza o MEI. Sendo assim, todo MEI será um EI, mas nem todo EI será MEI.

O Empresário Individual também é uma pessoa física com CNPJ, mas não possui as tantas limitações de um MEI. Essa opção é perfeita para quem possui um baixo capital e está começando na profissão.

Isso acontece porque, na maioria dos Estados do Brasil, o Empresário Individual possui taxas de abertura mais baratas do que as demais modalidades.

Veja AQUI o valor reais para abrir uma empresa em cada Estado do Brasil – ATUALIZADO!

Outra opção para quem deseja se formalizar de forma individual é a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada); essa natureza jurídica também não admite sócios e envolve uma burocracia um pouco maior.

O ponto negativo da EIRELI é o fato do empresário precisar investir a quantia equivalente a 100 salários mínimos para se formalizar como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Isso significa que, para abrir uma EIRELI em 2021, você precisaria de um investimento inicial de R$110.000,00 (cento e dez mil reais) na empresa, seja em dinheiro ou em bens.

A maior vantagem da EIRELI em relação ao MEI e ao Empresário Individual, seria a ausência de confusão de patrimônio, ou seja, na EIRELI o patrimônio do empresário não se mistura com o patrimônio da empresa, não sendo atingindo em casos de inadimplência ou processos judiciais, por exemplo.

Pode-se dizer que o preço que o empresário pagava para ter seu patrimônio protegido era bem alto.

A EIRELI não acabou, essa natureza jurídica ainda existe, mas se tornou desinteressante porque, em 2019 surgiu a figura da Sociedade Unipessoal Limitada.

A Unipessoal permite que um empresário tenha seu patrimônio protegido sem a necessidade de investir um valor absurdamente alto para isso.

Existem diversas vantagens na natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada na modalidade Unipessoal:

  • Não existe valor mínimo de capital social para se formalizar, diferente da EIRELI;
  • Sem limite de faturamento;
  • Sem limite de funcionários;
  • O sócio titular pode ser sócio de outras empresas;
  • Patrimônio do sócio diferente do patrimônio da empresa;
  • Entre outras.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. O maior contra, nesse caso, seria o valor da abertura. Independente da quantidade de sócios, o valor da abertura de uma LTDA será o mesmo, e geralmente a taxa é mais cara que a do Empresário Individual.

Cabe ao empresário analisar os prós e contras de cada natureza jurídica e descobrir qual fará mais sentido no seu caso. Os artigos a seguir podem te ajudar nesse processo:

EMPRESA INDIVIDUAL: Formas de ser a sua própria empresa

O que é natureza jurídica? Tudo que você precisa saber antes de abrir uma empresa!

NEGÓCIO ONLINE: Quanto um empreendedor digital paga de imposto?

Empresas digitais precisam de espaço físico para ter CNPJ?

Documentos necessários para abrir uma empresa – ATUALIZADO

CONTRATO SOCIAL: Entenda o que é e como afeta a sua empresa

COMO ESCOLHER O NOME DA EMPRESA – De acordo com a Lei!

QUEM TEM NOME SUJO PODE ABRIR EMPRESA?

O que é pró-labore? Direitos de quem retira o pró-labore e como definir o valor

DICA EXTRA – Como organizar sua empresa ou futura empresa

Se você já iniciou seus trabalhos como Social Media, é essencial ter consciência empresarial. Isso significa que você deve começar a enxergar seu negócio como empresa, ainda que não possua CNPJ.

Esse processo envolve 3 passos principais: formalização, organização financeira e gestão.

Se você chegou nesse artigo, é provável que esteja buscando se formalizar, cumprindo seu primeiro passo para ter consciência empresarial: transformar seu negócio oficialmente em uma empresa.

O segundo passo envolve a organização financeira, que tem como objetivo principal separar de uma vez por todas a pessoa física da pessoa jurídica. Diferenciar as finanças pessoais das finanças profissionais será crucial para o seu empreendimento. Sem organização financeira nenhuma empresa sobrevive, ou sobrevive por pouco tempo.

A gestão, por sua vez, deve ser estratégica. Ela envolve a gestão financeira, organizacional (de pessoal) e gestão de documentos.

Você vai se deparar com inúmeros programas de assinatura mensal/anual para armazenar os documentos da sua empresa. Mas existem aplicativos e sites gratuitos excelentes para guardar a documentação na nuvem, como o próprio Google Drive ou o Trello.

Para a gestão financeira e organizacional, é recomendável que a empresa trabalhe com planilhas automáticas, envolvendo receitas, despesas, lucro, rotatividade de pessoal, cadastro de clientes, etc.

Eu já tentei realizar a gestão da minha empresa através de planilhas gratuitas, aplicativos ou sites com assinatura mensal. Mas o melhor investimento que eu fiz foi em uma planilha especializada que me permite acompanhar cada detalhe da empresa.

A ferramenta que eu sempre indico (e uso na minha empresa) é a Planilha de Gestão Empresarial da Onside Corporation, que me permite fazer a gestão de pessoas/funcionários, clientes e finanças, nela você pode:

  • Cadastrar as entradas e saídas;
  • Definir metas;
  • Acompanhar o estoque;
  • Lançamento diário, mensal e anual;
  • Cadastrar clientes, produtos, vendedores, formas de captação de clientes, etc;
  • Acompanhar relatório de orçado versus realizado, valores em aberto, valores pagos, fluxo de caixa diário, inventário de estoque, volume de vendas, vendas por região, status de negociações de vendas e muito mais;
  • Gráficos gerados automaticamente para você analisar e tirar diversas conclusões de forma simples e rápida;
  • Relatório configurado para Impressão a 1 Clique, caso precise.

Foi a planilha mais completa que eu encontrei nesse sentido. Manter sua empresa organizada desde o início te ajudará a acompanhar a evolução dela e acelerar esse processo!

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