Hotmart dá dinheiro? A verdade sobre ganhar dinheiro na Hotmart!

hotmar dá dinheiro mesmo?

A Hotmart realmente dá dinheiro? Quanto é possível ganhar através da Hotmart? A verdade sobre a Hotmart e outras plataformas de produtos digitais.

Sem dúvidas você conhece a Hotmart e já percebeu que muita gente demonstra ganhar dinheiro através da plataforma.

O intuito desse post é desmistificar o marketing digital, te mostrando o que ocorre nos bastidores de quem ganha dinheiro pela internet.

Neste artigo, vamos te mostrar como realmente funciona todos aqueles ganhos milionários e diversas comissões que você encontra nas redes sociais, através da Hotmart e outras plataformas de produtos digitais.

O primeiro ponto que qualquer pessoa que deseja ganhar dinheiro pela internet precisa saber é: O marketing digital é um meio, não um fim.

Em outras palavras, marketing digital é a ferramenta utilizada de forma estratégica para um objetivo específico, geralmente as vendas em escala.

A Hotmart e demais plataformas são os berços dos produtos digitais. Elas fazem a intermediação da venda.

Ou seja, você hospeda um produto digital na Hotmart, ela oferece as opções de pagamento para o cliente (cartão de crédito, boleto, etc), recolhe o pagamento e passa o valor para você, descontando a taxa da plataforma.

Na maioria das plataformas de hospedagem de produtos digitais, a taxa só é cobrada se a compra for finalizada. Ou seja, o vendedor só paga se vender.

O segundo ponto que devemos destacar aqui é a consciência empresarial. Um negócio pela internet também é uma empresa, e deve ser tratada como tal.

Trazendo para o mundo físico, vamos comparar o lançamento de um produto digital, como um curso online, com uma papelaria: É como se o curso online fosse a caneta mais vendida da papelaria, o marketing digital fosse a propaganda que a papelaria gravou para ser mencionada no rádio, a Hotmart fosse o caixa eletrônico, a página de vendas fosse a vitrine da papelaria e os afiliados fossem os vendedores contratados pela papelaria.

O que muda entre empreendedorismo e empreendedorismo digital é a organização sistemática estratégica do meio, mas a característica empresarial permanece presente.

Entendendo, então, que um negócio online também é uma empresa e que o marketing digital é meio (e não fim), podemos partir para o tema deste artigo: A Hotmart realmente dá dinheiro?

A Hotmart dá dinheiro?

Não é como se a Hotmart saísse distribuindo dinheiro para as pessoas. Essa pergunta pode ser traduzida como: É possível ganhar dinheiro hospedando um produto – ou se afiliando a um produto – na Hotmart?

Existem plataformas que, por si só, pagam seu usuário para utilizá-las. O YouTube, por exemplo, paga o criador de conteúdo em dólar para os anunciantes utilizarem o espaço dos vídeos dos youtubers para exibirem suas propagandas.

Isso significa que o Youtube distribui dinheiro por aí? Não, apenas significa que um criador de conteúdo fornece alguns espaços dos seus vídeos para exibição de anúncios das empresas patrocinadoras, em troca de alguns dólares.

Além disso, é necessário preencher alguns requisitos para isso, como ter uma quantidade mínima de visualizações e inscritos no canal.

O marketing digital entra exatamente nesse ponto: atrair mais público para um canal do Youtube, por exemplo.

O que isso tem a ver com a Hotmart?

A Hotmart é uma ferramenta de hospedagem de produtos digitais. Ela não vai pagar seu usuário para simplesmente utilizar a plataforma.

Uma parte das pessoas utiliza as redes sociais (como Youtube, Instagram e TikTok) para criar autoridade e depois vender um produto digital expondo sua expertise.

Outra parte delas utiliza sua autoridade para indicar produtos e serviços, em contrapartida recebem comissões para isso.

Essas indicações podem ocorrer através do mercado de afiliação ou de contratos particulares.

O mercado de afiliados é bem ativo na Hotmart e demais plataformas.

Funciona da seguinte forma: o produtor (quem criou o produto digital) cadastra seu produto na Hotmart para a plataforma intermediar as vendas, e o afiliado pode se cadastrar para receber uma comissão caso venda o produto do produtor.

A Hotmart, por si só, não dá dinheiro. É necessário realizar vendas de produtos digitais, seja como produtor ou como afiliado, para ganhar dinheiro na internet, utilizando a Hotmart apenas como plataforma que intermedeia os pagamentos, hospeda o produto e estabelece a relação entre produtor e afiliado.

Como ganhar dinheiro na Hotmart?

Sabendo que a Hotmart é uma plataforma de intermediação entre produtor e cliente e produtor e afiliados, deve-se ter em mente que para ganhar dinheiro usando essa plataforma será necessário possuir ou se afiliar a um produto digital.

Sabendo disso, vamos te contar a melhor estratégia para ganhar dinheiro com produtos digitais: afiliação e/ou produção.

Não existe uma fórmula mágica para dizer quem ganha mais dinheiro na Hotmart: o produtor ou o afiliado? Mas com a estratégia certa, é possível se destacar no digital das duas formas.

Muitos se perguntam se o mercado digital está saturado. Na realidade, o mercado não está saturado, mas está cada vez mais exigente.

Como já mencionamos, não existe receita rápida para o sucesso. Mas de forma simples e prática, uma estratégia validada para vender produtos (físicos ou digitais) no meio digital é a seguinte:

1. Desenvolver uma expertise

Sua expertise pode ser construída ou apenas reforçada. Se você já é muito bom ou muito boa em algo e deseja se aprimorar, trabalhe nisso. Se você ainda não sabe muito sobre algo que outras pessoas não sabem, trabalhe em se tornar conhecedor(a) profundo de algo.

Aproveitamos para reforçar aqui que desenvolver uma expertise deve ser algo pensado a longo prazo: Com o que você deseja trabalhar no longo prazo? Sobre o que você realmente tem prazer de falar?

O prazer no trabalho é importante, porque a consciência empresarial (tratada no início deste artigo) aplicada ao mercado digital visa o longo prazo.

Evite optar por serviços ou produtos sobre os quais você não tenha conhecimento, como vender um curso sobre “Ganhar dinheiro na internet” sem sequer ter faturado com a internet. Quando dizemos que o mercado não está saturado, e sim mais exigente, estamos nos referindo às promessas fantasiosas do marketing que aos poucos perderam total credibilidade.

2. Fale apenas com o seu público-alvo

Antes de criar um curso, sair fazendo diversas postagens aleatórias em diferentes redes sociais e indicar todo tipo de produto, tenha em mente um público bem específico e deposite nele todo o seu foco.

Quando mencionamos focar apenas no seu público significa que o conteúdo criado por você deve ser feito pensando na sua persona. Essa é uma excelente forma de afunilar seu trabalho e ter um nicho.

Ter um nicho não vai te prejudicar na internet, porque as marcas preferem um espaço publicitário voltado para públicas bastante específicos, seja para exibição de anúncios, seja para contratação de influenciadores.

Ainda que seu nicho seja amplo e você acabe falando mais sobre a sua rotina, o famoso “life style”, tenha um público bem definido e poste de forma intencional e estratégica.

O seu público-alvo estará presente no topo, meio ou fundo de um funil. Cada conteúdo postado, independente da rede social, deve saber exatamente qual parte do funil visa influenciar.

Cada artigo deste site trabalha com SEO – Search Engine Optimization – e cada ferramenta de divulgação destes artigos (Pinterest, Facebook, Instagram, Youtube, etc) possui um direcionamento estratégico para o público-alvo dele.

Através disso é mais provável que o leitor não seja uma pessoa aleatória, e sim alguém que realmente tem interesse no mercado digital e estratégias digitais, assuntos predominantes neste blog.

3. Escolha suas ferramentas de captação de público

Para vender algo, é necessário ter um público mínimo interessado naquele produto. Para atrair esse público, depois de defini-lo muito bem (como explicado no tópico anterior), é o momento de escolher quais plataformas usar para tornar-se conhecido(a) pelo seu público-alvo.

É impossível dizer “a rede social X é ruim e a Y é boa”, porque não é um conceito universal.

Nos Estados Unidos, uma das redes sociais mais usadas é o Snapchat, já no Brasil o aplicativo caiu em desuso.

Não podemos dizer que marketing pelo Snapchat não funciona, já que se o seu público for norte-americano, essa rede social pode ser a opção perfeita para você divulgar seus produtos ou serviços.

Se o seu público for empresa de médio ou grande porte, por exemplo, podemos te alertar sobre o Linkedin, a rede de socialização mais apreciada pelos grandes empresários.

Por outro lado, suponhamos que seu público-alvo envolve pessoas de 40 a 50 anos, o Facebook seria uma excelente opção. De acordo com o próprio Facebook, 65% de adultos entre 50 e 64 anos usam a rede social.

Escolher a rede social certa pode te tornar presente em um contexto no qual o seu público-alvo já está inserido, tornando mais fácil ser conhecido por ele.

4. Não foque somente nas vendas

Sem dúvidas, você já ouviu falar de gatilhos mentais. O gatilho mental no marketing é uma técnica psicológica utilizada para induzir uma pessoas a terem comportamentos previsíveis diante de uma frase, fala, som ou imagem.

Tudo é capaz de despertar algum gatilho mental, nem mesmo os profissionais do marketing estão isentos a isso.

Assim que você escuta a frase “Último dia para se inscrever”, o Gatilho Mental da Urgência é ativado na mente.

No entanto, com a experiência no mercado digital, os gatilhos se tornam mais perceptíveis, e atualmente um grande público já conhece os gatilhos utilizados no marketing digital – o que não quer dizer que eles não funcionam.

Quando o público percebe que a intenção é apenas vender a qualquer custo, um bloqueio é imediatamente criado.

Sendo assim, o melhor conselho é: Use gatilhos apenas quando seu produto for tão forte quanto a expectativa criada pelo gatilho.

Não adianta convencer alguém de uma compra e não trabalhar o pós-venda. A humanização do mercado está virando referência.

Após a construção de autoridade, escolha correta das plataformas e criação de um conteúdo intencional, é a hora da venda. E essa venda não precisa, necessariamente, ser de um produto próprio. É perfeitamente possível utilizar a autoridade para vender como afiliado.

É nessa etapa que a Hotmart entra: Seu produto pode ser cadastrado lá ou você pode afiliar-se a um produto existente.