Como ganhar dinheiro com Pinterest em 2021 – PASSO A PASSO

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O passo a passo prático e completo com tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro com o Pinterest ainda este ano!

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar o Pinterest para o seu negócio, ainda que trabalhe por conta própria!

O Pinterest é uma plataforma de mídia social visual onde os usuários podem criar e compartilhar pins, criar painéis e fazer compras.

Os benefícios de usar o Pinterest para negócios incluem a exposição da marca e uma base de clientes em potencial mais ampla.

Você pode criar uma conta empresarial no Pinterest do zero ou converter sua conta pessoal em uma conta empresarial.

Este artigo é para proprietários de pequenas empresas ou profissionais que desejam aprender como usar o Pinterest em seus negócios.

Como ganhar dinheiro com o Pinterest

Até pouco tempo, muitas pessoas acreditavam que o Pinterest era usado apenas para salvar fotos e vídeos legais, mas o que poucas pessoas sabem é que ele é uma ferramenta de marketing poderosa.

Se você não está usando o Pinterest para comercializar seus produtos ou serviços, está perdendo uma grande oportunidade.

Mais de 87% dos usuários do Pinterest compraram um produto através da divulgação nessa rede social, o que significa que a plataforma possui uma alta taxa de conversão em vendas.

Antes de se inscrever e começar a utilizar o Pinterest, fique atento(a) às 9 principais formas de ganhar dinheiro com o Pinterest:

  1. Divulgando produtos do seu e-commerce
  2. Divulgando produtos da sua loja do Instagram
  3. Atraindo possíveis clientes para o seu site
  4. Atraindo visitantes para o seu blog
  5. Atraindo visitantes para o seu canal do Youtube
  6. Vendendo produtos como afiliado
  7. Vendendo produtos de autoria própria
  8. Vendendo seus serviços de Social Media do Pinterest
  9. Captando o contato de possíveis consumidores

Conhecendo as 9 formas de ganhar dinheiro com o Pinterest, é hora de mostrar como colocar cada uma delas em prática.

Lembrando: você não precisa utilizar todas essas formas, basta focar naquela que faz mais sentido para o seu negócio e trabalhar estrategicamente com ela.

Neste site, por exemplo, utilizamos apenas a forma Nº 4 de ganhar dinheiro com o Pinterest (Atraindo visitantes para o blog) e o resultado em menos de 1 ano utilizando a plataforma foi o total 2.34 Milhões de visualizadores por mês, com boa parte desse público acessando o site todos os dias. Tudo isso sem investir nem mesmo 0,01 centavo em tráfego pago.

Pinterest

Esse resultado veio após entender como usar o Pinterest de maneira estratégica, utilizando as lições que mostraremos nos próximos tópicos.

Mais de 2 milhões de pessoas por mês passam pelo nosso Pinterest. Mas esse número é resultado da estratégia mostrada no Manual do Pinterest, um e-book desenvolvido para quem deseja utilizar o Pinterest como uma ferramenta lucrativa para o seu empreendimento.

Os resultados que tivemos em 6 meses no Pinterest foi graças a esse e-book! Ele contém um conteúdo de valor, com valor muito acessível, além de ser muito mais eficiente que qualquer curso online que já vimos sobre o assunto.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O MANUAL DO PINTEREST

Voltando ao tema principal, a seguir vamos te ensinar de uma forma muito didática como utilizar cada uma das 9 formas mencionadas anteriormente para ganhar dinheiro no Pinterest!

Como lucrar divulgando produtos de um e-commerce no Pinterest

Nesse caso, o Pinterest vai ser um pouco parecido com o Instagram: uma rede social completamente visual.

A pior maneira de tentar usar o Pinterest para atrair clientes para o seu e-commerce é utilizando a rede social como um catálogo monótono e sem criatividade.

O Pinterest exige criatividade. Não se limite a divulgar as peças de maneira genérica: Mostre alguém utilizando o produto, faça vídeos, demonstre formas diferentes de usar a mesma peça e informe os diferenciais e vantagens da sua loja.

E o mais importante: Use o espaço destinado a links para inserir o link da peça mostrada na foto ou no vídeo, e não o link da página principal do site!

Isso significa que a pessoa que clicar no seu Pin (foto ou vídeo postado no Pinterest), será direcionada ao produto específico, aumentando a probabilidade de compra daquele item.

No quesito “tráfego para e-commerce” o Pinterest, sem dúvidas, é melhor do que o Instagram. Enquanto o Instagram faz de tudo para que o usuário não saia da plataforma, o Pinterest é perfeitamente “clicável”, ou seja, com um toque no Pin as pessoas já estão no site de destino.

Como divulgar produtos da loja no Instagram no Pinterest

Nesse caso, você pode fazer um direcionamento para o post específico ou para o perfil no Instagram.

Na divulgação de uma loja virtual do Instagram, é mais provável que o Pinterest seja usado como fonte de tráfego.

As melhores alternativas para quem não tem um site e trabalha com uma loja virtual no Instagram são as seguintes:

  • Salve todos os vídeos postados no Reels/TikTok e reposte no Pinterest – Os vídeos também possuem uma ótima entrega no Pinterest.
  • Não use o formato quadrado do Instagram para postar fotos no Pinterest – São plataformas diferentes e com algoritmos diferentes.
  • Faça publicações criativas – Não se limite a mostrar o produto como uma vitrine, demonstre as utilidades do item e use a criatividade.
  • Faça infográficos com dicas sobre a sua loja virtual – Mostre como comprar, motivos para comprar na sua loja, valor do frete para cada Estado, etc.
  • Use o Pinterest para dar dicas do seu nicho – Aproveite para orientar seus possíveis clientes sobre os cuidados com o produto, a forma correta de lavar uma peça, por exemplo.
  • Poste frases motivacionais – As frases motivacionais fazem sucesso no Pinterest e podem atrair um bom público para a sua loja.

Como ter um tráfego no seu site utilizando o Pinterest – Sem gastar com anúncios!

O Pinterest é uma excelente ferramenta para atrair público de forma orgânica, ou seja, gratuita (sem a necessidade de investir em anúncios pagos).

Para atrair um tráfego qualificado para o seu site através do Pinterest, é fundamental possuir um blog.

Existe uma diferença entre blog e site.

O site geralmente é usado de forma profissional, para garantir que uma empresa esteja presente no digital. Ele pode ser usado para informar os dados básicos de uma empresa, como o telefone e e-mail, ou seja, é uma apresentação digital.

O blog, por sua vez, tem o objetivo de contribuir com as pesquisas no Google, demonstrando as expertises das pessoas sobre determinado assunto. Um blog é formado por artigos e nada impede que um site possua um blog dentro dele.

Um site profissional pode atrair pessoas, mas as chances de mais pessoas visitarem seu site e conhecerem seus serviços, sem dúvidas, é dando a elas um bom conteúdo gratuito, por meio de um blog.

O blog é uma excelente maneira de vender um produto ou um serviço. Quando um profissional escreve artigos, ele transmite conhecimento e autoridade.

Um blog pode possuir duas funções: atrair visitantes ou converter visitantes em clientes.

Geralmente, os sites profissionais utilizam o blog para converter visitantes em clientes e, por isso, indicam seus serviços através dos artigos escritos, de forma coerente, é claro.

A melhor dica para quem deseja atrair público para um site é disponibilizar conteúdo e informações sobre o seu nicho através de um blog e, depois disso, divulgar o site no Pinterest.

Como atrair mais visitantes para o seu blog usando o Pinterest

Sabendo que o blog é uma ferramenta poderosa de vendas, o seu serviço ou produto pode ser ofertado nos artigos, como mencionamos anteriormente.

No entanto, se o seu objetivo é atrair tráfego orgânico para o seu blog, o melhor a se fazer é fazer Pins clicáveis e atrativos e, principalmente, fazer mais de um Pin para cada artigo.

Não adianta um Pin ter 200.000 Impressões e não ter nenhum clique, isso fará com que você fique popular na plataforma, mas tenha um baixo engajamento.

Sendo assim, as melhores dicas para atrair mais visitantes para o blog e ganhar dinheiro com o Pinterest são:

  • Cadastrar seu blog no programa de afiliados do Google Adsense
  • Fazer 3 ou mais Pins para cada artigo do seu blog
  • Usar as mesmas palavras-chave dos artigos nos Pins
  • Fazer uma chamada para ação na imagem do Pin

Se você deseja saber mais dicas práticas para atrair visitantes para o seu blog através do Pinterest, não deixe de conferir o Manual do Pinterest.

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Como conseguir mais visualizações no Youtube usando o Pinterest

Se você já utiliza o Youtube para ganhar dinheiro ou pretende conseguir visualizações suficientes para monetizar seu canal, você precisa conhecer o Pinterest!

Na realidade, para aqueles que pretendem utilizar o Pinterest apenas para divulgar um canal no Youtube, o trabalho vai ser mínimo, já que a plataforma posta automaticamente os vídeos publicados no canal.

Basta você reivindicar seu canal do Youtube nas configurações do Pinterest, habilitar a opção que permite que os vídeos sejam postados automaticamente e pronto: Cada vez que você publicar um novo vídeo no seu canal ele também será publicado no Pinterest!

E o melhor: as visualizações do Pinterest também contam como visualizações do Youtube!

Como vender produtos como afiliado ou como produtor no Pinterest

Existem duas formas de vender um produto como afiliado usando o Pinterest:

  • Através do link do Blog; ou
  • Por meio do link de afiliado.

As imagens postadas no Pinterest são chamadas de Pins. Cada Pin possui o espaço para o usuário colocar um link. Sendo assim, sempre que alguém clicar no Pin ele será redirecionado para o link inserido pelo usuário.

Você pode divulgar os produtos que vende como afiliado por meio de um artigo que estimule o consumidor a comprar o produto ou fazer uma imagem que tenha esse mesmo poder e publicá-la no Pinterest.

No primeiro caso, o caminho até a compra é mais longo, porém mais eficiente: o público clica no Pin porque tem interesse no conteúdo artigo e do blog, no meio da leitura se depara com a oferta de um bom produto e faz a compra.

No segundo caso, o caminho até a compra é mais curto, porém menos eficiente: o Pin por si só deve convencer o público da compra, já que não existe um artigo ou um blog para mostrar os benefícios daquele produto.

A segunda opção pode ser útil quando o usuário que clicar no Pin já estiver procurando pelo produto ofertado.

No entanto, existem nichos que vendem bastante no Pinterest, que são aqueles mais visuais, os designs e profissionais da beleza, por exemplo.

O Pinterest é o local perfeito para divulgar produtos como:

  • Combo de Templates para Stories do Instagram
  • Kit de templates editáveis para feed do Instagram
  • E-book de dicas para Instagram
  • Cursos de automaquiagem
  • Curso de coloração pessoal
  • Entre outros

O ideal é vender no Pinterest produtos escaláveis e de fácil acesso, como infoprodutos (produtos digitais). Trabalhos impossíveis de serem feitos à distância são pouco rentáveis no Pinterest, a divulgação pela rede social renderá popularidade, mas não clientes.

Já com um produto que pode ser consumido à distância (como e-books e cursos online) a divulgação é facilmente convertida em vendas.

A título de exemplo, podemos mencionar que se um cabelereiro deseja ganhar dinheiro no Pinterest, é mais eficiente ele ofertar um e-book com dicas de cuidados com os cabelos do que ofertar um corte de cabelo. Afinal, um infoproduto pode ser consumido por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

Como ser um Social Media no Pinterest

Basta observar as métricas do Pinterest para perceber que a plataforma é bem lucrativa – e pouquíssimo explorada!

É provável que um cliente te contrate assim que você informar para ele os seguintes dados:

  • O Pinterest tem 456 milhões de usuários ativos mensalmente
  • O Pinterest é muito usado por pessoas de 18 a 24 anos, mas houve um crescimento acelerado dos usuários de 25 a 35 anos na plataforma em 2020 e 2021
  • São 38 milhões de contas brasileiras ativas mensalmente no Pinterest
  • Durante a quarentena, o Pinterest teve o maior aumento da história da rede social
  • A meia-vida de um pin no Pinterest é de cerca de 3,5 meses (isso significa que um único pin dura aproximadamente 1.680 vezes mais do que um post no Facebook)

A maioria dos usuários do Pinterest tem interesse em assuntos relacionados à saúde do corpo e da mente, dicas de estudos, moda e decoração, mas muitos usuários utilizam o Pinterest intencionalmente para suas profissões, lidar com os filhos e conseguir dicas de limpeza para casa.

Para o Social Media, o Pinterest pode servir como ferramenta para seus clientes, através de conta própria, ou como fonte de inspiração para clientes que não utilizam o Pinterest.

Como captar leads no Pinterest

Leads são contatos de consumidores em potencial do seu serviço ou produto.

O Pinterest pode ser usado para captar leads através do oferecimento de um recurso gratuito em troca do contato. Ou seja, você fornece um material útil gratuitamente (como um e-book) e capta o e-mail da pessoa interessada para vender produtos futuramente para ela.

Lembrando que é importante que o assunto do material oferecido tenha relação com o produto ofertado posteriormente.

Todas as formas ensinadas aqui podem ser usadas para ganhar dinheiro no Pinterest, mas se você deseja potencializar seus resultados na plataforma, conheça o E-book Manual do Pinterest. O único material que você precisa para dominar o Pinterest!

O Manual do Pinterest vai te ensinar a usar o Pinterest de forma intencional e estratégica, além de mostrar tudo que você precisa saber para ter sucesso na plataforma.

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