13 erros comuns no Instagram que os profissionais de marketing devem evitar

erros no instagram

Aprenda como evitar esses erros no Instagram e certifique-se de que sua marca não esteja cometendo erros imprudentes ou errando o alvo com seu conteúdo.

Erros acontecem. Erros do Instagram, infelizmente, acontecem em público.

Para evitar a humilhação que acompanha uma gafe no Instagram, continue lendo para descobrir os 13 erros mais comuns que as marcas cometem na plataforma social – e, mais importante, como evitá-los.

1. Comprando curtidas e seguidores

Existe um atalho para obter mais likes e seguidores: as compras.

Isso mesmo. Na verdade, você pode comprar amigos para sua conta do Instagram através de aplicativos pagos.

O problema é: quando você compra curtidas e seguidores, você está obtendo quantidade, não qualidade. Claro, seus números podem parecer bons, mas se seu público está cheio de robôs que não dizem nada de valor, de que adianta?

A mesma coisa vale para pagar por comentários de saída automatizados . Se você não tem uma conexão real com seus fãs, de que adianta?

Marcas de mídia social de sucesso são aquelas que se conectam com pessoas reais. Seu dinheiro seria melhor usado para direcionar anúncios para públicos semelhantes ou para recompensar seguidores que realmente estão interessados ​​no que você faz.

2. Usando imagens de baixa qualidade

Instagram é um meio visual. Então, se você vai postar algo, deve ser bonito – ou pelo menos interessante! – de se olhar.

Mesmo se você não tiver acesso a habilidades fotográficas profissionais ou a uma câmera de primeira, tente fotografar com luz natural ou em fundos neutros.

É realmente melhor não postar nenhuma foto do que uma foto ruim. Mas com tantas ferramentas excelentes disponíveis para edição de fotos e design gráfico, não há realmente nenhuma desculpa para postar algo desleixado.

3. Postando muito ou pouco

Descobrir o número certo de postagens no Instagram – ou em qualquer plataforma de mídia social, na verdade – é um assunto delicado.

Poucas postagens e você corre o risco de ficar fora de alcance ou ser esquecido. Muitas postagens e você pode parecer desesperado ou irritante.

Então, qual é a quantidade certa para postar no Instagram? Você pode verificar os dados nos mecanismos de busca, mas lembre-se de que o ponto ideal muda com o tempo, conforme os hábitos do usuário evoluem. Também depende da sua marca pessoal e fãs.

Para uma agência de notícias, postar várias vezes por dia seria apropriado, mas para uma marca de maquiagem, algumas vezes por semana pode fazer mais sentido.

Portanto, observe quando seus seguidores estão online, preste atenção às análises e experimente sua programação de posturas para descobrir qual é o ponto de inflexão de seu conteúdo.

4. Ignorando análises

Falando em análise: outro grande erro que os profissionais de marketing cometem no Instagram é ignorar os dados.

Você deve acompanhar obsessivamente as métricas importantes para que possa identificar tendências e crescimento.

Pense nisso como jogadores de futebol assistindo o vídeo do seu jogo vencedor. Como você vai evitar ser atacado na próxima vez? Como você vai replicar aquele gol?

Se você está tentando aumentar sua taxa de engajamento, mas não está monitorando suas estatísticas, como pode repetir seus sucessos? 

5. Usando muitas hashtags

Hashtags são uma ótima maneira para os usuários do Instagram encontrarem seu conteúdo. Eles também são uma ótima maneira de seu conteúdo parecer spam.

Você pode usar até 30 hashtags, mas o número mais comum de hashtags que você verá no Instagram é entre uma e três por postagem. O AdEspresso sugere que até 11 é aceitável . Você precisará experimentar para ver o que funciona melhor para você.

6. Publicar conteúdo sem propósito

No tribunal público do Instagram, o maior crime do Insta é postar conteúdo chato, com spam ou sem propósito algum.

Se você deseja que os usuários se envolvam com sua marca, é necessário oferecer a eles algo com que se envolver. Não poste apenas por postar. Crie postagens que interessem a eles – algo intrigante, informativo ou divertido.

Dê valor a seus seguidores para que eles comentem, curtam e compartilhem … e, idealmente, construam um relacionamento mais profundo com sua marca. Fornecer conteúdo de qualidade também dará às novas pessoas um motivo para começar a segui-lo também.

7. Não tendo nenhum plano estratégico

Você quer direcionar o tráfego para o seu site? Você espera aumentar seus seguidores? Fazer mais vendas na sua Loja do Instagram?

É difícil alcançar o sucesso se você não sabe o que está tentando alcançar.

Escolha uma meta para começar e crie um plano estratégico para chegar lá. Dessa forma, você terá algo para orientar cada decisão e uma forma de medir seu crescimento.

8. Branding inconsistente

Sua conta do Instagram é apenas uma parte de todo um ecossistema de marca.

Você provavelmente tem um site, outras páginas de mídia social e talvez até uma loja física. Todos esses elementos devem ter uma linha consistente que os une para garantir que sua marca seja forte e clara.

Seu logotipo deve estar em todos os perfis. Cada elemento deve compartilhar um estilo visual e tom editorial semelhantes.

Dependendo do seu público para cada plataforma, pode haver variações sutis nos tipos de conteúdo que você compartilha ou em suas interações – talvez você seja só sobre memes no Twitter – mas, no geral, todas as suas plataformas devem parecer conectadas.

9. Visuais inconsistentes

Quando você olha a página de perfil da sua marca no Instagram, essa história faz sentido? O que “a grade” diz como um todo?

O design tem um papel importante na conquista do engajamento, justamente porque o Instagram é uma rede social completamente visual. Para te auxiliar nisso você pode buscar inspiração no Pinterest, por exemplo.

10. Sem verificação ortográfica

Os erros de digitação fazem parte da vida na Internet. Até mesmo escritores profissionais podem errar às vezes.

Mas um pequeno erro de ortografia ou gramática pode fazer com que uma postagem polida pareça descuidada. Portanto, crie uma revisão rápida em seu processo de postagem em redes sociais e observe novamente suas postagens (talvez até usando o planner da Hootsuite).

11. Não usar Instagram Stories

Os profissionais de marketing de mídia social já têm muito com que se preocupar, eu sei.

Mas se você não está aproveitando os stories do Instagram, está perdendo uma oportunidade de alcançar os 500 milhões de usuários que usam essa parte da plataforma Instagram.

12. Não se envolver com os seguidores

Já disse e vou repetir: a mídia social não é uma transmissão, é uma conversa.

Se você não está se envolvendo com seus seguidores, está desperdiçando sua plataforma. Cada vez que um usuário comenta ou faz uma pergunta, é uma oportunidade de construir um relacionamento e criar uma experiência positiva. É hora de conversar.

13. Compartilhando links estranhos

O Instagram não cria hiperlinks para URLs em comentários, então postar um link longo e difícil parece confuso – e como se você não soubesse o que está fazendo. Além disso: ninguém vai digitar isso no navegador.

Marcas com 10.000 seguidores podem incluir links em seus stories do Instagram. Aqueles que não têm esse luxo costumam usar o truque do “link na bio”.

Outra opção para marcas que lançam links com frequência é criar um link genérico. Este é o URL que apresenta todos os seus links referenciados recentemente em um só lugar.

Linktree é uma ótima opção. Você também pode criar uma página específica diretamente em seu site, que abriga todos os seus links de tópicos.

Se você é culpado de alguns (ou todos) os erros do Instagram mencionados acima, não se culpe por isso. O bom da plataforma digital é que nunca é tarde para corrigir o curso. Transforme seus erros no Instagram em aprendizados e leve a presença social de sua marca para novos patamares.

Fonte: Hootsuite

POSTS RELACIONADOS:

Transformação digital nas empresas: 7 passos para migrar sua empresa para o digital

As 21 melhores dicas de marketing do Instagram para 2021

ANÁLISE DE MERCADO: O que é e como fazer corretamente – Passo a passo