Como emitir boletos gratuitamente sem ter CNPJ – Passo a passo

como emitir boletos grátis sem cnpj

Neste post, você vai descobrir a forma mais fácil de receber dos seus clientes e emitir boletos para eles, ainda que você não tenha um CNPJ, sem pagar nada por isso!

O QUE É O TRABALHO INFORMAL?

Trabalhadores informais são pessoas físicas que exercem atividades de pessoas jurídicas, mas não se formalizaram.

Muitas pessoas confundem o trabalhador informal com o autônomo e o MEI – Microempreendedor Individual.

Já te adianto que são tipos de trabalhos diferentes, embora possuam algumas semelhanças.

O trabalhador informal não está amparado por nenhuma legislação, não contribui com a Previdência Social e não possui vínculos trabalhistas.

Geralmente, o informal é a pessoa que comercializa algum produto, como roupas ou alimentos, seja de porta a porta ou, até mesmo, na internet.

VEJA AINDA: LOJA ONLINE PRECISA DE CNPJ?

Se você se identificou como trabalhador ou trabalhadora informal, é bem possível que, em algum momento, necessite de mais alternativas de pagamentos para seus clientes.

FORMAS DE PAGAMENTO PARA CLIENTES

Muitas empresas fornecem máquinas de cartão apenas para quem possui CNPJ, mas ainda que você tenha uma máquina de cartão para pessoa física, é possível que o cliente prefira outras formas de pagamento.

A internet facilitou muito a forma de comprar, de maneira que fazer o pagamento pode levar um clique.

O Picpay, por exemplo, fornece uma alternativa de pagamento simplificada para os seus usuários, tanto vendedor quanto ao comprador.

A alternativa mais popular entre os clientes é o cartão de crédito. No entanto, é possível que seu cliente ainda não possua Picpay e nem mesmo cartão de crédito.

Por esta razão, o pagamento através de boleto é uma alternativa excelente para o informal.

COMO EMITIR BOLETOS PARA SEUS CLIENTES

A primeira indicação sempre será a seguinte: FORMALIZE-SE.

Seria irresponsabilidade eu não te alertar sobre os riscos da informalidade. Por isso, no post “POSSO GANHAR MUITO SEM TER CNPJ?” eu te explico as consequências de ser um informal.

Caso você opte por permanecer assim temporariamente e esteja precisando de dar aos clientes mais alternativas de pagamento, a seguir você verá o passo a passo para emitir boletos de forma gratuita.

1 – Criar uma conta em um banco digital

O fato de você trabalhar informalmente não significa que não deva possuir controle de caixa, afinal, é necessário saber se o seu empreendimento está te gerando lucro.

Por isso, o primeiro passo é criar outra conta, de forma que você não misture suas fontes de renda e tenha total controle dos seus ganhos e gastos.

Isso vai facilitar bastante para você decidir qual tipo de empresa abrir quando decidir se formalizar.

Existem diversos bancos digitais e agora com a tecnologia do Pix os bancos físicos também possuem serviços de pagamentos instantâneos de boletos.

No entanto, vamos prezar aqui a FACILIDADE.

Atualmente, o banco mais simples de usar e que requer menos burocracias na hora de emitir um boleto é o Nubank.

Para criar sua conta digital no Nubank basta baixar o aplicativo e cumprir todo o passo a passo inicial.

Feito isso e sua conta sendo aprovada você poderá usufruir de todos os benefícios: facilidade de uso, transferências gratuitas, pagamentos sem taxas, emissão de boletos, dinheiro rendendo mais que a poupança, etc.

2 – Clicar em “Depositar”

Na tela inicial do app do Nubank você poderá emitir o boleto através da tecla “Depositar“.

A data para pagamento do boleto será até 1 dia útil após a emissão do boleto.

3 – Enviar para o cliente

Depois disso, basta clicar na opção “Enviar boleto via e-mail“, baixar o boleto no seu e-mail e compartilhar com o cliente.

Caso não veja necessidade de ter o boleto em mãos, é só copiar o número do código de barras que aparecerá no app e enviar para seu cliente.

Vale lembrar: os bancos digitais também possuem uma versão para contas de pessoas jurídicas. Sendo assim, a alternativa citada aqui não é a oficial para empresas.

LEIA TAMBÉM:

REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EMPRESAS – DICAS PRÁTICAS!
PLANO DE NEGÓCIOS: O QUE É E PARA QUE SERVE?
QUANTO CUSTA ABRIR UMA EMPRESA?